quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Te vejo no paraíso! Se você estiver na lista.

Por Márcio de Souza

A arrogância dos crentes com relação ao Paraíso é incrível. A ignorância em certos assuntos também. Isso traz para o nosso meio uma certa apatia em relação ao evangelismo. De um lado, os arminianos que chamam pra si a alcunha de "guerreiros da última hora" e de construtores da lista onde consta o nome dos salvos, e através de mil eventos diferentes tentam entubar Jesus goela abaixo dos que comparecem.

De outro lado estão os pseudocalvinistas que entendem errado a questão da eleição. O resultado disso é a falta de compromisso com a evangelização, já que no entendimento falho dos caras, se está na lista, mais cedo ou mais tarde embarca no bonde do céu.

Não dá pra ser nem tão arrogante de se achar a última coca-cola do deserto, nem tão descansado a ponto de desprezar o ide. O "te vejo no paraíso" dos calvinistas, deve impulsioná-los a ação, para que através dos relacionamentos que ele terá com pessoas nas diversas áreas de sua vida elas enxerguem a glória de Deus através da manifestação do beneplácito de sua vontade (Ef 1.5) que os salvou.

Quanto ao "se você estiver na lista" dos arminianos que fazem você confessar, renunciar e entubar Jesus atendendo a apelos que forçam as pessoas a irem a frente e levantarem o braço (pra Jesus entrar pelo suvaco) de forma constrangedora pra ser incluído na lista, deve dar espaço a evangelização onde não há pressão pela decisão, apenas amor e exposição da Palavra Santa.

Enfim, enquanto não entendermos que Deus não mandou um panfleto do céu, mas Seu Filho e que devemos viver a vida de acordo com o exemplo que este deixou, experimentaremos a frustração de ver pessoas levadas apenas pela emoção a inchar nossas igrejas.

E no mais, tudo na mais santa paz!

9 comentários:

  1. Pr. Márcio, concordo que muitos que aceitam a um apelo na igreja e vão à frente, na verdade não tiveram uma real conversão. Assim como outros podem sim terem tido uma real conversão naquele momento, e outros permanecem na igreja e vão ter uma real conversão só posteriormente. Não concordo em forçar psicologicamente as pessoas á irem á frente, mas não condeno o fazer um apelo convidando as pessoas a se achegarem a frente ou levantarem sua mão aceitando a Cristo. Acho isso válido desde que feito de maneira correta. Eu aceitei a Cristo dessa maneira, e estou firme no evangelho até hoje e jamais me desviei.

    Concordo tbm que a simples entrega de folhetos traga uma sensação de dever cumprido em muitos crentes. Acho que a entrega de folhetos é cálida sim, mas evangelismo é muito mais que isso. É exemplo, é aproveitar as oportunidades para se falar do amor de Deus.

    E no mais, tudo na santa paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Marcio
    Mais uma vez detonando em seus textos!
    Cara... sou calvinista, sou presbiteriano, creio na eleição e tudo mais. Não estou batendo no peito e dizendo isso, concordo com tudo que vc falou, tenho visão equilibrada e em relação a isso. Acho errado aqueles que forçam a barra como tb acho errado aqueles que por crerem na eleição deixam a coisa rolar e não fazem nada. Não sei quem são os eleitos, portanto minha missão é levar a palavra a todos, a conversão não é minha responsabilidade, isso quem faz é Deus.

    ResponderExcluir
  3. O foco do nosso coração, deve estar em Cristo e no seu querer para as nossas vidas, isto é interdenominacional!
    A busca por Deus através da oração, obediência, santificação, leitura de sua palavra e das tantas outras formas que nos tornam mais íntimos da sua presença, é que vão nos trazer o dicernimento necessário para que enxerguemos a sua vontade e o dever que temos como seus filhos! Independente de denominação, temos uma só missão;D -Mateus 28:19,20-.

    ResponderExcluir
  4. Olha, o apelo das igrejas é valido, mas não é o bastante.é necessario discipular, e principalmete dar na vida testemunho. os eleitos meu querido, são aqueles que decidem viver em santidade e passam a ter seu nome no livro da vida( o livro dos eleitos).
    vc é que tem que parar de se achar o unico entendido e olhar para Deus, afinal o temor do Senhor é o principio da sabedoria.
    Que Deus abra seu entedimento.
    com amor, em Cristo, orando pela sua salvação...

    ResponderExcluir
  5. Olá meus irmãos; Graça e Paz.
    Muito bom este espaço, muito edificante, Deus continue abençoando.
    Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
    Gostaríamos de compartilhar o nosso blog.

    "Mensagem edificante para alma"
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Josiel Dias
    Cons.Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. John, orando pela minha salvação? Eu sou salvo meu amigo! Calvinista convicto e crente no sacrificio obra e pessoa do Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Querido PR. Márcio, acho bacana a forma como o senhor aborda alguns temas que muitas das vezes são tabus para alguns crentes, mas devo expôr aqui que achei demasiadamente sarcástico a forma dessa última postagem... concordo com o senhor na ideia transmitida, apenas lhe dou um toque para o senhor não correr o risco de se tornar como alguns que usam esse espaço para atacar ao invés de ensinar...

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse,

    E também acho um porre esse decisionismo arminiano neopenteca que promove mega-campanhas e insuflam uma pseudo-conversao cujos efeitos quase nunca sao permanentes.

    Por outro lado, nao posso me posicionar do lado de quem, dizendo ter a doutrina correta, nao possui a atitude correta em relaçao aos pecadores, que é apontar o caminho que conduz ao Cristo.

    Penso que a ortodoxia fria que nada produz é tao nociva quanto a heresia.

    Infelizmente, há muitos teólogos como Jonas (que era Calvinista! rs... vide Jn 2.9), que possuem a doutrina correta mas alimentam motivaçoes erradas.

    Enfim, bom texto, Márcio. Simples e objetivo!

    Paz e bem!

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  9. MARAVILHOSO! A parte do levantar o braço pra Jesus entrar pelo sovaco foi hilario!!!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.