sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bíblia, um livro como outro qualquer!

Meditando sobre a suficiência das Escrituras atentei para duas falácias sobre o assunto: A primeira, diz que se a Bíblia não for lida ou exposta por um crente consagrado e totalmente limpo espiritualmente, ela não tem força, não tem poder, perde o teor sagrado; Segundo, Se eu não estiver totalmente livre do pecado, eu não posso pregar todo o conselho de Deus, toda a Bíblia, mas apenas focos onde eu me encaixe espiritualmente.

Não preciso nem dizer pra gente esclarecida como vocês que isso é uma bobagem sem tamanho. Dizer que a Bíblia é um livro qualquer quando não está na mão do crente, é afirmar que quem tem poder é o crente e não a Escritura. Isso anularia o testemunho de milhares de cristãos que encontraram Cristo através da simples leitura da Palavra quando ainda não eram justificados. Isso fere o Kerigma, que é o teor da mensagem independente de minha santidade, ela é suficiente! Poderosa, faca de dois gumes, que destrói sofismas e separa juntas e medulas.

O segundo argumento relativo a minha santidade é até para se pensar um pouco mais. Mas com poucos minutos de meditação você logo enxerga que também não tem cabimento achar que só se pode pregar aquilo que se está experimentando no momento. Isso é uma tentativa de ferir o poder da Palavra de Deus. Se fosse dessa forma ninguém poderia pregar sobre os 4 seres viventes, ou sobre a existência de anjos e toda classe de seres espirituais, exceto quem pode vê-los. Não poderíamos pregar sobre o padrão de santidade de Deus que é "Santo, Santo, Santo", já que somos santos "emprestados".

Eu teria um milhão de argumentos para combater isso aqui no blog, mas não é minha idéia, construir um tratado agora sbre o assunto, meu objetivo é apenas desmitificar (tirar o mito) o assunto e fazer com que esse artigo chegue aos corações que não entenderam ainda que a Palavra por sí, se basta, Ela é suficientemente poderosa para transformar vidas e eficaz em convecer pessoas, do pecado, da Justiça e do Juízo através da maravilhosa ação do Espírito Santo. Espero ter provocado você o suficiente para que agora mergulhe num estudo mais denso da suficiência das Escrituras.

E no mais, tudo na mais santa paz!

3 comentários:

  1. Boa palavra pastor!

    a palavra é viva, esse entendimento basta aos que creem na verdade do evangelho!

    paz

    e visite-nos

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia é e sempre será autêntica! Todo o conteúdo é verídico. E uma pessoa pode passar à ler a Bíblia e ela sempre será um dos melhores instrumentos p/ a paz, aprendizado e tudo! Temos muitas respostas na Bíblia, sobre todos os assuntos! :) Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ja tinha sentido isso na pele antes de me converte. Minha aceitação do evangelho foi ano passado. Tenho encontrado por aqui alivio para todas as minha espequitativas, sobre tudo que eu esperava viver sinceramente bem mais verdades.
    Widja Soares

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.