segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Manifesto contra o teísmo aberto. (Open teism)


Meditando no lecionário, percebi que a leitura constante da semana era o salmo 29. Quem já leu e releu o salmo 29 sabe que ele fala do poder de Deus, da soberania, da potência da palavra de Deus, da Sua voz!



Outro dia assisti a um vídeo de Tom Honey onde ele claramente colocava em cheque a soberania de Deus. Em sua exposição ele levantou dúvidas sobre o poder de Deus para evitar um Tsunami por exemplo. Colocou sobre Deus a responsabilidade de milhares de vidas e objetou que essa tragédia não traria nenhuma mensagem plausível ao homem.


Diante de tamanho absurdo eu venho responder a Tom Honey sua interrogação sobre a mensagem de Deus a sua soberania. A mensagem é que diante de nossos olhos, assistimos em rede mundial de televisão a voz do Senhor gritando aos nossos ouvidos a seguinte frase: "A VIDA É BREVE". Em um momento, locais paradisíacos, férias perfeitas, logo depois, inferno de água, destruição de sonhos, terror total.


E quanto a soberania de Deus, insisto que Tom Honey e seus discípulos e admiradores parem de relativizar tudo e releiam o Salmo 29 que diz entre outras coisas o seguinte: "O SENHOR se assentou sobre o dilúvio; o SENHOR se assenta como Rei, perpetuamente. O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz."


Ele prossegue soberano sobre a Tsunami, prossegue soberano sobre as asneiras de Tom Honey, prossegue soberano ainda que alguns tentem torná-lo inoperante e cego. Ele se assenta como um rei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É por essas e outras que eu digo não ao open teismo. É por essas e outras que eu repito, fora o liberalismo e o realativismo.


E no mais, tudo na mais santa paz!

5 comentários:

  1. Pastor Márcio, estava com saudade dos seus textos.
    O nosso DEUS é o mesmo de Abrão, Isaque e Jacó, diferente do que Tom Honey conhece.
    Abraços, Gilbert Raposo um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Querido Márcio,
    Essas abordagens estadunidenses, são fruto, via de regra, de se trabalhar ainda hoje, com a lógica cartesiana, seja entre os mais "conversadores" (calvinistas inclusive), seja entre os chamados "liberais". Uma lógica caartesaian binária, de oposição-exclusão. Hoje seria muito saudável lançarmos mão de uma lógica mais inclusiva e ampliada, como a lógica ternária. Numa perspectiva cartesiana realmente soberania de Deus e liberdade humana se excluem mutuamente. Ou é sim, ou é não. Na lógica ternária a perspectiva muda radicalemente...
    Nesse ponto, tsnto os "liberais, como os conservadores estão trabalhando sob uma mesma perspectiva, ou seja, o paradigma cartesiano.
    A maioria dos calvinistas que conheço são racionalistas (cartesianos). Mas nem só os calvinistas, pois com os arminianistas é a mesma coisa.
    A teologia cristã séria hodierna, já está revendo esse paradigma reducionista. Para que a verdade do belíssimo salmo 29 faça sentido tanto para os para os chamados "liberais", quanto para os mais conservadores.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pr. Márcio, creio que esse culto a liberdade que essas correntes mais liberais da teologia atual propõem já passaram da idéia do revisionismo doutrinário e beiram a heresia.

    É vergonhoso no Brasil ter 'grandes nomes da teologia', e adeptos da versão brasileira do teísmo aberto - conhecido aqui como teologia relacional -, defendendo que Deus abriu mão de Sua Soberania em favor do relaciomento com seus filhos e pela ação deles como "arquitetos do amanhã" e outros tipos de confrontações com o Deus que encontramos descrito na bíblia.

    Sem dúvida, esse Deus que 'se arrisca' sem conhecer o futuro é oposto aquele apresentado por Jesus Cristo que o enviou para cumprir o que já estava escrito (Lc 24:44).

    O custo disso pode ser muito alto, pois além de ser anti-bíblico trata de um atributo da Glória de Deus, sua presciência e soberania sobre a história.

    Além de tudo, os caras ainda vendem sua teologia de um Deus que não é Deus a cada nova catástrofe. É só observar seus blogs e pregações.

    Seu alerta é completamente válido e pertinente, talvez essas teologias sejam o próximo desafio dentro da Igreja.

    Fica na Paz, abração!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.