quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Como desejar feliz Natal?


Queridos, desejar Feliz Natal parece ser uma tarefa corriqueira, natural e até normal. Afinal de contas, ano após ano, fazemos isso. O problema é que a própria expressão acaba sendo um paradoxo na nossa sociedade. Vou explicar melhor para que você entenda.



Como desejar Feliz Natal com naturalidade, alegria com um grande sorriso no rosto à 600 prostitutas que estão trabalhando de 9h às 22h de segunda a sábado para sobreviver? Como desejar Feliz Natal à 9000 crianças niteroienses que estão passando fome nas ruas e nas comunidades economicamente carentes de nossa cidade? Como desejar Feliz Natal para uma infinidade de famílias que perderam barbaramente seus filhos e pais assassinados pela corja miliciana e pelos traficantes que mandam e desmandam nas favelas?


Eu sinceramente, não tenho respostas para essas perguntas, nem tampouco tenho cara de desejar um "FELIZ NATAL" pra essa gente sofrida que do dia 24 para o dia 25 de dezembro ao invés de celebrar o aniversáriodo menino Jesus vai chorar seus mortos, ou ficar a procura de um prato de comida enquanto muitos de nós estarão ceiando no conforto de seus lares. Também não tenho estrutura emocional para desejar feliz Natal para uma prostituta que provavelmente vai passar essa data trancada num pulgueiro fedorento a espera do amanhecer de um novo dia de sofrimento que algumas tem coragem de chamar de trabalho.


Sinceramente, orar não resolve queridos, Jesus faria muito mais que isso.


E no mais, tudo na mais santa paz!

2 comentários:

  1. simplesmente a realidade.
    principalmente a parte em que fala de prostitutas chamar aquilo de trabalho, mesmo sendo um peso as mesmas.
    triste é ver a mesquinhice e pobreza de nossa sociedade, pobreza essa de sentimentos reais.

    ResponderExcluir
  2. Não foi Jesus quem disse que teríamos sempre a convivência com os "pobres"?

    Talvez se a igreja evangélica refletisse a imagem do seu Deus... mas como você bem disse, ela só reflete um Jesus-ídolo, um jesus-produto.

    Apesar das injustiças, apesar dos oprimidos, apesar dos pobres, celebremos o natal como renovação de um espírito solidário, como o nascimento de uma consciência verdadeiramente cristã que esteja voltado para o outro e não para si mesma.

    Feliz natal a todos,

    apesar de tudo

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.