sábado, 28 de novembro de 2009

Livre-arbítrio? Isso existe?


Queridos há uma polêmica em torno do assunto desse post. Alguns dizem que temos livre-arbítrio, outros dizem que não, mas com quem está a verdade?


A questão é que há um mal entendido com o termo, que não quer dizer que você pode fazer o que quiser, mas que você não tem arbítrio. Você não tem capacidade de julgar entre o bem e o mal com justiça. Traduzindo, não temos a capacidade sem o auxílio de Deus de escolher entre o bem e o mal. Se pudéssemos escolher, se tivéssemos arbítrio, com certeza optaríamos pelo mal.

O que existe é a livre ação. Deus não nos torna bonecos de um reinado déspota, as pessoas são “guiadas” no sentido de orientação por um Deus sábio, onisciente e soberano. Isso não quer dizer que poderíamos de alguma forma surpreender o nosso criador. 

Ele não pode ser pego de surpresa porque vê presente, passado e futuro simultaneamente. Repensemos o determinismo, porque ele anula o juízo das obras. Se há determinismo não pode haver julgamento, senão quem vai a juízo é Deus... pense nisso.


E no mais... tudo na mais santa paz!

14 comentários:

  1. As pessoas geralmente confundem livre arbítrio com isenção de consequencia.

    Expresse-se sim, livremente.
    Aguente as consequencias da sua expressão. Faz parte do processo.

    ResponderExcluir
  2. Esse livre arbitro de Deus é confuso demais...Se Ele já sabe oq vai acontecer com cada um de nós...e tbm nos direciona pra coisas dEle..acabou ai a nossa escolha...Onde fica a nossa opção de escolha...não há. Por isso acho q as pessoas já estão predestinadas a serem salvas ou não...pq querendo ou não, Ele já sabe o destino(caminho) q cada um vai seguir..Nisso não cabe nenhum tipo de livre Arbítrio..apenas uma escolha(pergunta) q Ele já sabe a resposta...

    ResponderExcluir
  3. Para completar o assunto:

    Ligon Duncan - O que significa a Soberania de Deus? Eu sou um robô?
    http://www.youtube.com/watch?v=LPMg_yN9pAg (www.iprodigo.com)

    John Piper - Contradição? Soberania de Deus e Responsabilidade do Homem:
    http://www.youtube.com/watch?v=sXlxDLM_ODs

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Luis!
    Ambos os vídeos esclarecem de maneira suficiente a questão.
    Que DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O que as pessoas têm é uma livre agência. Eles são livres para agirem de acordo com a sua natureza, de acordo com as inclinações do momento. Mas isso não os torna livres!

    Liberdade pra mim é ser livre de qualquer forma de obrigações; livre de qualquer forma de autoridade; livre de qualquer lei que me diga o que fazer ou o que não fazer.

    Em um artigo no meu site, eu comento sobre um conflito que existe entre livre-arbítrio e responsabilidade (já que alguns dizem que para sermos responsáveis precisamos ter um livre-arbítrio).

    Há um outro artigo muito bom sobre o tema escrito por Mc Gregor Wright. Os dois artigos podem ser acessados nos links abaixo:

    Link: [O Conflito Entre Livre-Arbítrio e Responsabilidade do Homem]
    Link: [Em que Sentido a Vontade é Livre?]

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que sou livre para fazer o que quero.
    Porém, se o meu agir ferir de qualquer maneira a minha santidade (pecado), eu serei julgado por isso no Juizo Final.
    Não concordo com nada que diga a respeito sobre o "pode, não pode" dos cristãos. Cada um sabe de si, não é, por ex, pq eu não goste de ouvir musica "gospel" que outras pessoas não tem que gostar tbm (Embora não goste da maioria mesmo =D)

    Questões como: obrigatoriedade dos dizimos, bebidas alcoólicas, músicas seculares, maneiras de vestir, lugares que frenquento, "marcar" ou não o corpo, ver ou não ver novela, dentre tantas outras... eu tenho minha opinião formada (MINHA), independente se a igreja ou os "irmãos" digam que pode ou não.

    Eu sou livre para fazer minhas escolhas, até mesmo a de pecar. E como eu disse no outro comentário, Deus não deixará de me amar por causa da minha escolha, porém ele tbm não deixará de me julgar pela mesma.

    A única coisa que pra Deus não há perdão em relação à erro e coisas do género, é o pecado contra o ES, como a biblia é clara em nos dizer. O resto, pra tudo há perdão, mais não abuse, o seu saldo lá em cima poderá ficar negativo por causa disso, e todos sabemos aonde isso leva...

    ResponderExcluir
  8. Vinny,

    Escolher pecar??? Muito estranho!!! A Bíblia nos diz que já nascemos no pecado, e que não há nenhum bem sequer no homem!! Não vejo isso como uma opção de escolha; isso tá mais para uma conseqüência inevitável!!!

    ResponderExcluir
  9. Hehehehehe... Pois é Heitor.
    Mais tipo, eu disse no caso de, eu saber que o que eu for fazer é pecado, eu tenho a escolha (livre-arbitrio) entra fazer e não fazer.
    Se eu não fazer bem, se eu fazer amém. Irei ter a consequencia daquilo.

    Mas eu entendi o seu comentário, é tipo no caso de uma pessoa que não conhece a palavra, ela sem dúvida irá pecar, pq ela tem aquela natureza.
    Mas o meu posicionamento é por aqueles que já conhecem, e que tem que vigiar para que tal seja evitado.

    ResponderExcluir
  10. Ok,Vinny,

    Me desculpe se entendi errado, Você tá certo. Aquele que conhece a palavra sabe o que deve e o que não deve fazer. Esse tem o Espírito para ajudarno combate à carne. E ainda assim, nós pecamos...

    Já o incrédulo... só sabe pecar mesmo!!!!

    Um abarço!

    ResponderExcluir
  11. Há certos assuntos que de tão óbvios, tornam a polêmica em torno deles algo infantil. Aliás, essa é uma tendência cada vez mais forte entre religiosos. Parece que alguns colocam óculos escuros diante da verdade divina. O fato de Deus saber o que será de nós nada tem a ver com sua interferência em nossas atitudes. Voce pode mudar o que Deus sabe de nós, aliás, Ele deve torcer bastante para que isto aconteça. Conversão é o nome do fenômeno..rs.

    Abraços/Léo

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.