segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Distante" do trono


Que decadência hein. Você já percebeu que no mercado gospel a máxima popular “tudo que sobe tem que descer” é confirmada com "louvor"? Pois é, depois de explodir nas paradas de sucesso com hits avassaladores, a maioria dos cantores perde a qualidade e declinam. É triste mas é verdade.


Isso é explicável! As gravadoras, detentoras da vida desses caras, exigem que o artista produza pelo menos um CD por ano. Isso sem contar DVD, participação em projetos como “Te quero, você é meu amor”, “Eu te amo extravagantemente”, “Louvor dos descerebrados volume 43” e etc... é muita raça de música que tem que produzir e gravar. Ninguém agüenta. O processo criativo por vezes demanda tempo e cuidado, revisões e mais revisões de letras, harmonias e etc... mas depois que inventaram o sintetizador, o MPC (sampler) e mesas de som inacreditávelmente espetaculares tudo ficou mais rápido, mas não mais fácil.

Escrever uma música é mais do que emplacar uma melodia bonitinha com uma letrinha água com açúcar. É tocar o coração e a alma das pessoas, é transmitir a essência de Deus através dos acordes e letras. Isso é ter responsabilidade com a obra de Deus, zelo pela construção musical do CD.

Isso tudo aliado ao desgaste das turnês que divulgam os trabalhos acabam tirando a qualidade e a pegada da música. Como eu vou produzir algo bom sem poder me concentrar, orar e comungar com Deus? Como eu vou parar tendo milhares de compromissos de shows pra fazer? Zilhões de metas pra bater? Que a arte livre e a mídia independente reine, para que o império escravagista das grandes gravadoras e editoras caia na real.

E no mais... tudo na mais santa paz!

20 comentários:


  1. Eu não poderia deixar de postar num tópico falando sobre música (a gospel em si)
    Eu sou um admirador de música, e quase um músico! rs

    É o seguinte:

    Há musicos que decidem 'viver' de musica,
    E há musicos que decidem fazer com que a musica seja parte da vida dele.

    O musico que quer ganhar a vida 'fazendo musica' acaba caindo na produção contra o tempo, pois precisa sempre ter um GRANDE HIT em mãos, pra ganhar dinheiro.
    Mas também temos o musico que faz com que a musica seja ARTE (o que de fato é), e não se preocupa com datas para entregas de composições, arranjos, melodias; fazendo assim boa música e de qualidade !

    Fiz um texto esses dias atrás no meu blog, mas nem vou postar o link aqui; não acho coerente !


    Mais um belo texto, Marcião; parabéns !

    Abraçooo.


    suezoribeiro ,

    ResponderExcluir
  2. O problema começa quando a música deixa de ser um instrumento e passa a ser um fim em si mesmo. A música pra nós, é instrumento pelo qual expressamos algo pra Deus, "nós usamos a música, pra agradar a Deus, e não usamos a Deus pra agradar a música", e o que acontece hoje é que esses artistas usam de Deus, e sua palavra, pra agradar o mercado, etc.
    De toda sorte, ainda tem gente boa por aí, com compromisso, unção, e santidade na música... só temos mesmo que procurar... rs

    Abração Márcio!

    ResponderExcluir
  3. “Louvor dos descerebrados volume 43” kkkkk, muito bom!!!!!

    Os cantores evangélicos tem me decepcionado com essa falta de qualidade, letras pobres e repetitivas. Lá se foi o tempo do Diante do Trono, com seus cds simples e músicas marcantes, hj é só repetição, repetição, repetição.

    O Diante do Trono é só um exemplo entre muitos outros.

    Mas graças a Deus que ainda temos pessoas como João Alexandre, Heloisa Rosa, Crombie, Palavrantiga e outros!!!!

    Abraço a todos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Por favor Pastor!
    Oramos tanto por querer que a música Gospel brasileira estivesse em primeiro lugar nas paradas de sucesso no Brasil, pense bem!
    Irão acontecer desvaneios, é claro, mas ouvir uma músicagospel tocada em rádio de primeira audiência é muito bom.
    A Igreja quebrou os muros que nos separavam do mundo dos perdidos. Entre na nova etapa hoje mesmo! Sejamos embaixadores da ultima colheita e não críticos de tela e teclado!
    Antes de criticar, vã a clheita...olhe que os campos estão brancos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Roberley!
    Vc falou tudo agora kara. Otimo comentário. Eu estava quase concordando com o Pastor Marcio, mas agora olhei por esse lado que vc está falando e vi que tem toda a razão.

    E além do mais Pastor Marcio, ainda prefiro ouvir uma musica que fala do nosso Deus. Do que uma musica MPB, que ainda não consegui "engolir" aquele post, que o senhor diz que a MPB o edifica.

    ResponderExcluir
  6. roderley,
    Vc tem razão, os campos estão brancos e enquanto os fariseus prosseguem ladrando eu vou ajudando gente que jamais entraria numa igreja por causa deles... minha clheita se quer saber é no meio de prostitutas e travestis, gente excluída que a igreja e os crentes machucaram...

    ResponderExcluir
  7. Tiago Andrade, no que vc discorda de mim nesse post mano? Gostaria mesmo de saber?

    ResponderExcluir
  8. Sabe qual impressão que da Pastor? É que o senhor detona a musica gospel, faz piadinhas dela. E em outros posts o senhor defende a musica secular. É isso que eu não concordo.

    Corrompida ou não, a musica gospel continua sendo com o intuito de falar de Deus, e do seu amor. Já a secular apenas de falar de amores passageiros, e " dor de chifre", etc. rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Tiago
    Se eu não fizer piada, eu vou chorar mano... porque é muito ruim... eu amo música boa! Cito pra vc, Crombie, Velho irlandês, João Alexandre, Jorge Camargo, Nelson Bomilcar e por aí a fora... todos esses qie citei são crentes!!!!!! mas detesto Raíssa e Ravel e cia LTDA.

    ResponderExcluir
  10. Quando se fala de músicas em série como D.Trono etc...fica complicado acusar, pois apesar de terem muitas musicas repetidas, sem vida etc...tem sempre 1 ou 2 musicas boas...isso é normal ...nunca um álbum terá apenas musicas boas...pq isso é gosto musical, maturidade sonora e uma porção de coisas q nao vale a pena debater...Acho ótimo q as pessoas escutem louvores, mas convenhamos...Passar de carro por um bar e ver q tá tocando "Como Zaqueu" é o FIM...

    ResponderExcluir
  11. Agora sobre musica secular...existem boas musicas e péssimas...elas não edificam(todas) e algumas até te destroem(consomem).. se vc parar pra pensar..é melhor ouvir musica boa q nao edifica, ou musica +- q pode te edificar...é desisão pessoal..eu decidi escutar 90% louvor...

    ResponderExcluir
  12. Carlos, por muito tempo eu pensei como vc...
    'caraca, neguinho enchendo a cara e ouvindo faz um milagre em mim...'

    Cheguei a tomar abuso da música quando ouvi em pagode e toda vez que tocava (pagode ou não) eu ficava com aquela cara de 'ah nem'

    Mas com o tempo Deus ministrou em meu coração que o que eu tava pensando/sentindo era pura bobagem...

    Várias vezes, enquanto eu estava desviada e enchendo a cara também, eu parava de beber quando os meus amigos colocavam lázaro pra tocar... eu pensava na possibilidade de um dia voltar pra Deus...

    As musicas do lázaro ministravam meu coração de forma tremenda, ainda que eu estivesse já com a cara cheia. Eu parava de beber e pensava...

    Ainda que seja para apenas UMA vida, espero que a música toque sempre... É a midia cristã invadindo o mundo secular.

    :)

    ResponderExcluir
  13. O seu comentário é bem peculiar... e como a vida parece dar voltas. Esse fds fui ministrado através dessa musica... ironia do destino?!...Não!!! Deus mostrando q Ele usa quem quer...a hora q quiser.. no lugar q bem entender... Confesso q depois dessa experiência até me envergonho do post q escrevi, mas vou deixar ele ai pra servir de lição...abrço negada... ^^'

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber quando foi dada aos evangélicos a exclusividade de fazer músicas ou artes para exaltar a Deus? Se um dia foi, estamos fazendo isso mal a bessa. Quem me garante que uma música evangélica que nasce no seio da ganânia mercadológica, na sede de lucro, porque fala de Deus, esteja agradando a Deus? Ouvi outro dia "O trensinho caipira", do Villa-Lobos, e senti a presença de Deus como a muito tempo não sinto ouvindo canções gospel-feitas-pra-lucrar-a-qualquer-preço. Pastor Márcio, seu blog é um Manifesto contra a incoerência que se tornou o modus vivendus evangélico. Não pare! Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  15. Pode ver: os músicos independentes, ou underground, ou... seja lá como se chamam... que gravam seus próprios trabalhos e não são CONHECIDOS POR NINGUÉM é quem são os MELHORES. Os que não vivem de CD, os que passam mais tempo lendo a Bíblia [e outras coisas] do que copiando os outros cantores guspel, ESSES SIM. To falando de gente como meu pai que batuca na lata de Nescau a realidade espiritual que experimentou naquela manhã. Haha!

    ResponderExcluir
  16. "Detesto fulano, ciclano". Problema seu. Tem quem goste. e se vc está evangelizando prostitutas etc, vc já recebeu o seu galardão diante dos homens, guarde para vc. Eu por exemplo, detesto aquela musica é proibido pensar do Joao Alexandre. Dá a impressão q vcs são tudo revoltado com a vida. Enquanto os outros intitulados por vcs, "gospels" alcançam vidas, vivem em harmonia por ai, vcs só dispersam e ainda `têm coragem de dizer q são cristãos. Ah, desculpe, mas já percebi q com vcs tem q ser escrito assim, porque vcs não medem palavra para escrever e difamar muitos. Se convertam!

    ResponderExcluir
  17. "Detesto fulano, ciclano". Problema seu. Tem quem goste. e se vc está evangelizando prostitutas etc, vc já recebeu o seu galardão diante dos homens, guarde para vc. Eu por exemplo, detesto aquela musica é proibido pensar do Joao Alexandre. Dá a impressão q vcs são tudo revoltado com a vida. Enquanto os outros intitulados por vcs, "gospels" alcançam vidas, vivem em harmonia por ai, vcs só dispersam e ainda `têm coragem de dizer q são cristãos. Ah, desculpe, mas já percebi q com vcs tem q ser escrito assim, porque vcs não medem palavra para escrever e difamar muitos. Se convertam!

    ResponderExcluir
  18. "Detesto fulano, ciclano". Problema seu. Tem quem goste. e se vc está evangelizando prostitutas etc, vc já recebeu o seu galardão diante dos homens, guarde para vc. Eu por exemplo, detesto aquela musica é proibido pensar do Joao Alexandre. Dá a impressão q vcs são tudo revoltado com a vida. Enquanto os outros intitulados por vcs, "gospels" alcançam vidas, vivem em harmonia por ai, vcs só dispersam e ainda `têm coragem de dizer q são cristãos. Ah, desculpe, mas já percebi q com vcs tem q ser escrito assim, porque vcs não medem palavra para escrever e difamar muitos. Se convertam!

    ResponderExcluir
  19. Pastor, nunca esqueço o dia que a igreja orou pela Cassiane, que em um dia de apresentação na igreja, chorou!
    Chorou porque ao querer sair da gravadora para ter um selo próprio, os diretores falaram "Se não cantar para nós, não cantará para mais ninguém". Por isso, não compro cds de músicas cristãs, exceto se for de selos próprios ou independentes. Para mim, os hinos tradicionais são os que mais me aproximam de Deus.

    ResponderExcluir
  20. "Detesto fulano; detesto ciclano" ...
    (Foco bastante preciso, Anônimo)

    Sabe pastor, não tenho conhecimento da tua motivação, da tua obra, do teu poder em Cristo e da tua comunhão para com Ele...
    Mas, conselho de alguém que realmente se importa com você enquanto seu irmão:
    'Guarde suas restrições de gosto e preferência para si. Reveja, reavalie o intuito inicial do seu blog e o destino pra onde vem sendo levado...'

    Quando você explana suas opiniões e coloca elas em debate justificando, especialmente com "odeio /não concordo com A ou B", por causa "disto ou aquilo",
    você está julgando (Mateus 7:1-5)(João 8:7);

    você está causando contenda entre os irmãos ainda iniciados na fé e com pouco discernimento, que vêem no pastor um exemplo ou referência;(Tito 2:9)

    (por conta de posts polêmicos, não só seus, mas também de seguidores e amigos, muitos irmãos têm sido levados a radicalizar nas opiniões e até por vezes se exceder e pregar na cabeça uma idéia distorcida do Evangelho da Bíblia, de Jesus)(Timóteo 4:16)

    você está pecando contra os Céus, porque você não está odiando contra o pecado, mas contra pessoas e atitudes, contra os pecadores que devemos salvar; destas pessoas que muita das vezes nem estão no pecado, apenas, talvez, seguindo passos arrojados em terrenos desconhecidos pelo Evangelho até então(como diz a Palavra em Atos) e que a gente pela trave do nosso olho, enxerga um cisco no do alheio... (seja na música, cultura, etc...)(Tito 3:2)


    Pastor; sempre seguindo pelo caminho de jamais negar a Cristo e seu Evangelho, não devemos contar nossas vantagens aos homens...(Mt 6:1-4) Ao relatá-los para o 'Roderley'(9/11/09), você o faz.


    Sabe pastor, lamento ter que dizer isto em um espaço público, até porquanto posso estar denegrindo sua "imagem" e/ou seu "status"...
    Mas o pastor há de convir que um cristão não deve ligar para as aparências e para que o que pensam dele aqui, mas somente o que pensam dele acima dos céus. Te falo abertamente sobre isto porque realmente vejo no teu interesse o de ensinar, orientar e ajudar sobre o evangelismo pessoal às tuas ovelhas. Isso é admirável. Mas requer cuidado!

    Sabe aquela frase "Faz o que digo, mas não faz o que faço"? Pois eu prefiro "Faz o que digo e faz como eu faço" (I Coríntios 11:1)
    Ensina pelo exemplo.

    No mais, O BLOG, ATÉ ONDE NÃO INCITA CERTAS CONTENDAS, COMO OPINIÕES COMO A DESTA "MATÉRIA", É ÓTIMO, TEM UM CONTEÚDO MUITO INTERESSANTE E BASTANTE RICO E PROVAVELMENTE EU O IREI FREQUENTÁ-LO COM ALGUMA REGULARIDADE.


    Devo te dizer, apesar de reconhecer também as minhas próprias falhas, que só o digo isto para o teu crescimento em Cristo.


    Peço que confira cada referência bíblica que mostrei e que medite profundamente nelas caso lhe faça digno do seu tempo, e caso ache necessário, me dá alguma resposta no meu twitter @diegolopesDL que por sinal você já adicionou.

    Da mesma forma como te tento ajustar dentro da Palavra, porque simpatizo contigo e o amo em Cristo, e, vejo no pastor um excelente homem com um propósito muito grande(mesmo!), te dou o direito de fazer-me o mesmo, também para o meu crescimento na Palavra...

    ...
    ENTÃO FICAMOS COMBINADOS ASSIM: EU ORO POR VOCÊ E VOCÊ ORA POR MIM.
    (Como diz(ia) o irmão Anthony Garotinho no seu programa de rádio Palavra De Paz) =D


    Fica na Graça e Paz do Senhor Jesus!
    Em Cristo, com amor,

    Irmão Diego Lopes

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.