domingo, 1 de novembro de 2009

Deus não chama capacitados, capacita os chamados, é verdade isso?

Pergunta:
"Deus não chama capacitados, capacita os chamados".
Diversas vezes ouvi essa frase no meio evangélico, e pra mim é meio dificil de enguli-la, rs.


É bíblico isso? Pois em diversos casos na Biblia, não vejo esse exemplo aplicado. Exemplo disso, pra mim, é o próprio Cristo, que só exerceu sua missão apos a idade adulta, vivendo uma infância normal, e ate mesmo Ester, que teve seu período de preparação de beleza para poder ser escolhida rainha. Não me recordo um caso de: "Vai meu filho, que a bola é tua. Lá te explico!" rsrssr


Então, essa frase tem fundamento bíblico?



____________________________________________________________________________________




Resposta:
E aí! Ta devendo uma visita!


Bem, vamos lá!
Essa frase é um jargão, e não é totalmente confiável. Vou explicar.


Na verdade essa “capacitação” dita no jargão, se refere a incapacidade do ser humano de exercer tão nobre função. Também se refere a receber uma capacitação espiritual, que vai além do conhecimento comum. Se falarmos de simples capacitação formal, acúmulo de informação, esse jargão se torna inútil.


Vejamos o currículo de Paulo. Você verá que ele é um dos homens mais capacitados do planeta pra pregar o cristianismo. Judeu, fariseu, formado aos pés de Gamaliel, dominava a cultura helenista, cidadão romano por nascimento (Tarso era território romano), falava aramaico e grego fluentemente, conhecia culturas diversas por conta de sua formação, destemido, ousado, bom em oratória e escrevendo então nem se fala. No entanto, precisou começar do zero e ser realmente “capacitado” por Deus para ocupar sua função apostólica. Ficou 3 anos sendo discipulado por Barnabé até ir pro campo. É inegável que todo seu conhecimento acumulado ajudou muito a Paulo no exercício do ministério. Esse pode ser considerado o caso do capacitado chamado pra pregar.


Agora vejamos Moisés, arrumou mil duzentas e trinta e sete desculpas pra não cumprir o chamado de Deus, disse que era pesado de boca por ser um guerreiro de formação e não um diplomata, temeu o abandono de Deus, sofria de um complexo de inferioridade depois de ter sido o maior general do Egito. Gideão, que pediu um milhão de provas pra que Deus o capacita-se para a guerra.


Quanto ao lance do “Vai lá meu filho...” não podemos esquecer Abraão que foi mandado sair da terra do seu pai, largar família e ir andando pra uma terra desconhecida. E o caso de José, que foi vendido pelos irmãos e só muitos anos depois foi entender o que Deus tinha pra fazer...


Na verdade, a frase deveria ser “Deus chama capacitados e capacita os chamados”

4 comentários:

  1. Ou é muita coencidência ou esse assunto pode ter sido dispertado pelo post do Capacitado, mas Escolhido hehe

    Muito boa explicação pr Marcio.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação.
    Simples, direta e completa.

    Taí, entendido e assimilado com sucesso.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  3. É... gostei, gostei da explicação!!! Mt bem postada!!!! =P

    ResponderExcluir
  4. I inclination not concur on it. I regard as nice post. Especially the title attracted me to be familiar with the intact story.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.