quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween o caramba, viva a reforma protestante!

Fico pensando, quanto tempo perdemos combatendo o Halloween. É uma cultura americana, vivida por americanos, imitada por brasileiros e sem a força que as pessoas dão a ela. Os blogs estarão explodindo de post falando do que é halloween, da história do cabeça de abóbora, do diabo e tudo mais.

Mas esquecem de falar o mais importante, dia 31 de outubro é o dia da reforma protestante! Gente com Lutero, Calvino, Zuínglio e toda essa turma, deu o sangue por esse movimento que nos garantiu emancipação da ICAR. Tava tudo errado e os caras deram um basta no halloween espiritual que os padres estavam promovendo na época.

Ao invés de "um doce ou uma travessura", eles diziam: "Dinheiro vivo na minha mão ou uma alma no purgatório". Graças a Deus pela reforma protestante! Diante desse acontecimento tão grandioso, eu faço aquela cabeça de abóbora do Halloween de capacete e saio correndo por aí gritando "viva Lutero"!!!!!!!!

E no mais, tudo na mais santa paz!

11 comentários:

  1. Infelizmente alguns evangélicos não entenderam a Reforma e adaptaram o bordão: "Dinheiro vivo na minha mão ou uma vida de miséria na terra"...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho em um colegio e hj mesmo comentei com um amigo.Os pais falam pras crianças q bruxas sao coisas ruins... pq entao em pleno 30 graus em SP numa festa q nem eh do nosso pais.. um pai vai vesti o filho com uma fantasia de bruxa e sangue e mostro.por uma fantasia de uma coisa ruim?! nao eh estranho?!totalmente hipocrita..Pensei mtu nisso e hj..
    hahaha e te pergunto se tu tem mais uma abobora pra eu tbm coloca na cabeça e com vc sai gritando ..."viva Lutero"..=)

    ResponderExcluir
  3. Pr. Márcio entendo a sua crítica em parte, mas quando colodo dentro do Blog uma postagem sobre o halloween acredito que precisamos antes de tudo informamos as pessoas sobre todos os assuntos.
    Em segundo lugar o halloween não é só da cultura americana ele tem se disseminado no Brasil e precisamos alertar as pessoas sobre o verdadeiro significado de tal evento.
    Eu pelo menos não estava querendo promover uma demonização do "dia do Halloween", mas alertar sobre aculturação desta prática em nosso meio.Aqui cabe a lembrança de que uma prática bem arraigada no nosso meio "culturalmente" são as práticas umbandistas e afins que também começaram assim.
    Quanto ao legado de Calvino entre outros esta totalmente apoiado.
    obs: antes de fazer uma postagem em meu Blog sobre o halloween fiz também uma anterior sobre o Calvino e seu legado.
    No mais fique na paz

    ResponderExcluir
  4. Tem uma abóbora pra mim também??? kkkk

    ResponderExcluir
  5. Ainda prefiro comemorar o Dia da Reforma Protestante convidando os irmãos para esvaziarmos uma abóbora recheada de bobó de camarão e à noite sairmos para cantarmos louvores num culto ao ar livre aqui perto!

    ResponderExcluir
  6. hmmm... uma moranga com muito queijo e camarão... hmmm...

    Como Ivana também é cultura, contribuo: aqui no Peru o dia 31 é também o dia da Música Crioula =)

    ResponderExcluir
  7. Pois é, pr. Márcio. Concordo com a afirmação de que perdemos muito - mas muuuuuuuuito tempo e esforços -em nos cercarmos e nos protegermos contra os malefícios do Halloween ao invés de exaltarmos a conquista promovida pela Reforma Protestante. Pergunte hoje a algum irmão ou irmã em suas igrejas que dia é hoje, e certamente teremos reações das mais absurdas, até exortativas. Pior ainda, talvez será com grande espanto que receberão a boa nova a respeito da data atual.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Tae uma coisa de que gostei Pastor Marcio. Ótimo Post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkk Boa Pastor, gostei da maneira inteligente e bem humorada que abordou o assunto.
    Eu não tenho nada contra o halloween, só acredito que a data correta é 22 de agosto, e não tem nada de demoniaco,
    ou algo que lhe valha. Comidas tipicas, artesanatos, músicas são temas folcloricos e não existe satã neste meio. Trava lingúa tb é folclore.
    Aprendi contigo que o dia 31/10 é MUITO MAIS IMPORTANTE HISTÓRICAMENTE q qq cabeça de abobora.
    Em tempo não sou crente, evangélica etc.
    Apenas aprecio uma pessoa inteligente, com humor (Deus aprecia o humor) bem informada e coerente.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito meu irmão que devemos falar mais a este respeito nos pulpitos, com a graça que falou aqui decerto todos ouvirão, o pior é que nem todos têm essa graça e sabedoria, quando essas festas pagãs eu nunca falo delas nos blogs, mas gostei da forma como falou,que Deus continue a derramar sobre si a Sua Graça.Gostei do que li e achei um blog abençoado, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, tenho um blog peregrino e servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para segui-lo também.
    Que a Paz de Jesus seja sempre consigo.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.