quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sou católico mas tenho algumas dúvidas...

Pergunta:
Bom dia Pastor, Sou católico mas tenho algumas dúvidas sobre o que a minha igreja tem por doutrina. Imagens de santos e algumas orações, batismo de bebes e crianças entre outras coisas. Queria saber se o senhor tem alguma opinião a respeito dessas práticas.


Resposta:
Querido,

Fico imensamente feliz de saber que você quebrou a barreira da religião e tem lido o meu blog!



Quanto a questão do culto a imagens a Bíblia é bem clara quato a isso em Isaías 42.17; Salmo 78.58; Miquéias 5.13; Mas as mais claras passagens quanto a isso estão em Exodo 20.4; Levítico 26.1; Deuteronomio 5.8.


A Bíblia considera o culto a imagens, idolatria, portanto quando alguém se dobra diante de uma imagem, está desviando o foco de Deus o criador e adorando criatura.


Quanto as orações, é a mesma questão. Dar glória e adorar outro ser que não seja Deus. Quando eu rogo a Maria (que foi uma grande mulher) que me ajude, eu estou clamando a quem não tem poder para realizar o milagre ou conceder a benção. Somente Jesus possui tal característica. Cabe aí o adágio popular que diz: "Se eu posso ir a Deus, pra que ir aos santos?"


Quanto ao batismo de crianças, bem esse é um assunto muito polêmico até no meio dos evangélicos. existe uma linha que diz que para ser batizado o indivíduo tem que discernir a fé qu está abraçando. Porém, existe outra linha chamada "pedobatismo" que parte do pressuposto de que o batismo é uma substituição do ritual da circuncisão que iniciava a participação de um ser humano na comunidade da fé aos 8 dias de nascido. Sendo assim, seria lícito que se batizassem crianças também a partir dos 8 dias de nascido. Mas não se preocupe com isso, isso não define salvação. Preocupe-se apenas com o culto exclusivo a Deus, isso sim é a verdadeira espiritualidade.


Bem, estou pronto pra te responder mais se for preciso, estou a sua inteira disposição! Quando quiser, basta me escrever!


Forte abraço
Pr. Márcio de Souza
E no mais... tudo na mais santa paz!

15 comentários:

  1. sobre a parte da idolatria: há muita gente que tem em casa os “santinhos” e dizem que não se dobram diante deles e que quando vão pedir alguma coisa pedem a Deus, mas não falem mal deles (santinhos) que o bicho pega e o pau come solto , então eu chego a conclusão que o adorar as imagens não se resume no ato físico de se dobrar diante desses objetos e sim é algo que parte do sentimento de dentro do coração.

    ResponderExcluir
  2. Pastor sempre com suas respostas sinceras e inteligentes...Que Deus possa te abençoar sempre, com a graça e sabedoria, para direcionar o povo dele a um evangelho de prudência.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pastor Marcio.
    Peço a gentileza de poder transcrever a mensagem no meu blog, com os devidos créditos.

    No mais estamos juntos nessa batalha!

    Em Cristo,

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Renato... pegue o que quiser... fique livre!

    ResponderExcluir
  5. A paz Pastor Marcio. Que aula hein, me dá orgulho de ser um seguidor do seu blog, espero um dia poder conhece-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS, EDIFICANTE, TIRANDO DÚVIDAS, ENSINANDO BIBLIA, GOSTEI MUITO, NÃO DEIXE DE ESCREVER DESTA FORMA, É MELHOR AUXILIAR DO QUE CRITICAR.
    ABRAÇOS, GILBERT RAPOSO UM APRENDIZ EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  7. Não há pior idolatria já vista em toda a existencia humana do que a praticada pela comunidade " gospel " .

    Os evangélicos são bons em arremessar pedras , e serem os donos da verdade , julgando pra todo lado , e o pior , são juizes do próprio arraial , legisladores a serviço de " deus " .


    Os evangélicos causam vergonha ao Nome Santo e Glorioso de Jesus Cristo .


    Enquanto o mundo assisti de camarote a briga caseira , satanas ri de se contorcer por não precisar mover um dedo para colocar em descrédito o Evangelho .


    Se os cristãos se amassem mais e falassem menos dentre si , com certeza a muito tempo , o mundo já teria sido ganho para Jesus .

    Não estou julgando , apenas dando o meu parecer , até porque sou evangélico , mesmo me recusando em utilizar esta alcunha , prefiro ser chamado de cristão .


    Enquanto os evangélicos se deblateram , os católicos estão em processo de renovação espiritual , estão crescendo , e estão sendo mais cristocentricos , quem quiser conferir , basta assistir as missas da canção nova pela TV .

    A linguagem da pregação católica está mais acessível ao povo , enquanto muitos pastores se arrogam os sabichões , os sumo - teólogos do momento , dando a entender que possuem os códigos e segredos da tal caixa de pandora .


    Gente , acordem , é hora de nos unirmos como povo escolhido e separado de Deus , vamos parar de ficar querendo fazer o papel do E.S. , sejamos apenas os dispenseiros do Evangelho da Salvação , e no mais deixamos para que Deus coloque na balança quem verdadeiramente é fiel à sua Palavra .


    Há milhares de pessoas carentes de ouvir o Evangelho de Jesus , enquanto atiramos pedras uns nos outros , estas pessoas a cada dia são engolidas pelas entranhas do inferno , morrendo sem conhecer a Jesus , e sem terem a oportunidade do arrependimento e consequentemente serem salvas e libertas de seus pecados .


    Avante povo de Deus , esta é a hora , o campo está branquinho , arregaçamos as mangas e vamos fazer o que nos compete , ou seja , pregarmos o Evangelho da Salvação , deixemos o juizo e julgamento para Deus somente .


    A Paz de Deus a Todos !!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber o que o Pr. Márcio pensa a respeito do Adventismo.

    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  9. Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à RAINHA DO CÉU, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira. Jeremias 7:18

    Confira mais argumentos contra a rainha dos céus em: www.edificandovidas.com.br.

    ResponderExcluir
  10. Penso cá com meus botões. Eu que nada sei e que apenas tenho minha fé, sendo católico, mas não concordando com algumas posições da igreja e alguns pontos da doutrina, mas que também me dei a oportunidade de, desarmado de preconceitos, visitar igrejas “evangélicas” (entre aspas porque sou acima de tudo cristão e creio no evangelho que o anuncia) e não encontrar nestas o “meu lugar”.
    Vejo espantado e triste o povo de Deus se digladiando e se dividindo, o que deve fazer a alegria de satanás, enquanto que sabemos que na volta de Jesus seremos um só povo com um só pastor. Enquanto isso continuamos como cegos guiados por cegos que nos colocam uns contra os outros, cada um apontando os erros dos outros exatamente da mesma forma como foi repreendido pelo próprio Jesus que chamou de hipócritas os que tentam tirar a palha do olho do irmão sem que tenha antes tirado a trave do próprio olho.
    Se Jesus disse que todo o reino dividido em grupos que lutam entre si será arruinado, será que já não é tempo de pormos de lado essa luta fratricida que só tem vez pela fogueira das vaidades e a luta pelo poder dos dirigentes das igrejas, mas que não são mais que vaidade e vento que passa? Tomemos consciência de que o que nos une (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) é infinitamente maior que aquilo que nos separa (doutrinas, visões teológicas, etc.) e que, portanto, respeitando as diferenças como fizeram os apóstolos, podemos ser muito mais fortes, santos e felizes.
    Sinto que muitos terminam sendo como aqueles doutores da lei que tanto Jesus combateu, que colocam a exegese acima da fé, isso também me entristece. Se erudição fosse assim tão importante não seria Pedro, aquele pescador ignorante e sem formação, o apostolo que tem o nome mais vezes citado nos evangelhos, aquele que primeiro reconheceu Jesus como o Messias, nem tão pouco teria sido escolhido pelo próprio Jesus como a rocha sobre a qual ergueria sua igreja.
    Para concluir preciso dizer que diante de tudo que separa os cristãos, diante de toda e qualquer dúvida ou certeza que possa nos afastar, fico com os dois mandamentos com os quais Jesus resume TUDO, Amar a Deus sobre TODAS as coisas e ao PRÓXIMO como a si mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Se tem uma coisa que erroneamente se divulga é que os católicos praticam a idolatria. Houve tempos na história da Igreja em que o povo quase não sabia ler. A Igreja então utilizava a pedagogia das pinturas, imagens e estátuas nas Igrejas para catequizar e evangelizar o povo mais simples. Dessa forma o povo visualizava e penetrava nos mistérios da fé reproduzidos nas paredes e nas obras de arte.
    A Igreja Católica Apostólica Romana sempre ensinou, com base Bíblica, que "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás" (Dt 6,13). Não adoramos e nem devemos adorar qualquer coisa ou pessoa além do único e Supremo Deus Trino.
    Se um médico erra não podemos culpar a medicina pelo seu erro. Da mesma forma, que se um advogado erra não é culpa da lei. Assim, se infelizmente muitos católicos, por ignorância, exageram no respeito às imagens a culpa não é da doutrina católica; que lembra que desde o Antigo Testamento o próprio Deus ordenou ou permitiu a instituição das imagens que conduziriam a salvação através do Verbo Encarnado, Jesus Cristo, como por exemplo a serpente de bronze (Nm 21,4-9; Sb 16,5-14; Jo3,14-15), a arca da Aliança e os querubins (Ex 25,10-22; 1Rs 6,23-28).
    Não esqueçamos que, na época, havia o politeísmo, ou seja, a crença em vários deuses. A proibição de Deus se refere ao culto de adoração a alguma imagem que fosse tratada como o próprio Deus.
    "Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, representação de algum animal que vive na terra ou de um pássaro que voa nos céus, ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de um peixe que vive nas águas, debaixo da terra. Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo do céu." (Dt 4,16-20)
    Ora, a mesma escritura que em Deuteronômio capitulo 4 proíbe imagens é a mesma escritura que mostra que Moisés, Salomão e outros cunharam ou talharam imagens. Teria Deus enlouquecido? Poderia a Bíblia contradizer-se?
    Quando o povo no deserto foi picado por serpentes Deus manda Moisés cunhar um cajado de bronze (portanto uma imagem) com uma serpente e todo o que olhasse para este cajado seria curado. Ora, foi o cajado que curou as pessoas? Não, o cajado de serpente representava ao Senhor Jesus Cristo elevado na Cruz. É Ele (Deus) que cura as pessoas e não a imagem da serpente.
    Tanto é que o povo começa adorar a imagem como se ela fosse a responsável pela cura e o Senhor manda Moisés destruí-la
    Vemos então que o errado é a idolatria e não as imagens. Ou seja, o errado é o ato de idolatrar imagens e não fabricá-las!
    É interessante notar que hoje, nas escolas e repartições públicas, se coloca a imagem do Presidente ou do Governador. Ninguém se incomoda. Nossa sociedade costuma honrar seus heróis com estátuas, monumentos e símbolos.
    Da mesma forma a Igreja Católica mantém a memória de seus mártires, confessores e testemunhas da fé por meio das imagens, pois neles Cristo é glorificado.
    O essencial é o respeito mútuo e o amor fraterno. O que identificará como discípulos de Jesus, não é o ter ou não ter imagens, mas o amor fraterno: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.