quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quais as diferenças entre o cristão e o espírita?


Bom vamos lá! Entre o espiritismo (ou kardecismo) e o cristianismo existe um abismo intransponível de divergência doutrinária. São muitas as diferenças, mas vou tentar enumerar aqui as principais.

O cristão segue um messias “Jesus”, os espíritas kardecistas crêem que Jesus é apenas um espírito iluminado;
O cristão tem um livro sagrado que segue como regra de fé e prática a “Bíblia” o espírita umbandista ou candomblecista (baixo espiritismo) não.
O cristão crê que o sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para levá-lo pro céu, para salvá-lo, o espírita crê que a salvação vem através de boas obras e de uma série de “vidas” vividas pagando seu Karma.
O cristão crê no cumprimento da justiça divina onde muitos vão pro céu e outros vão pro inferno, o espiritismo crê que todos se salvarão através da vivência de muitas vidas pagando pecados. (A salvação no Espiritismo está unicamente em seguir os ensinamentos e os exemplos de Cristo na prática do amor ao próximo, como não conseguimos fazer isso numa vida só, Deus, por misericórdia, nos dá nova oportunidade para fazer. A reencarnação é justamente isso. E, por ela todas as pessoas um dia se salvarão.) Retirado do site www.panoramaespirita.com.br
O cristão adora somente a Jesus, os espíritas adoram aos diversos guias e reverenciam as entidades.
O cristão crê que Jesus Cristo é Deus e que sua morte e ressurreição influenciam diretamente na nossa salvação, os espíritas não. (“Para o espiritismo, Jesus Cristo é um mestre espiritualmente muito elevado, porém não é Deus e de nada valeu sua morte e ressurreição, para a nossa redenção. Em síntese, não dependemos dele para alcançar a salvação”.) Retirado do site www.panoramaespirita.com.br
O cristão crê em ressurreição, o espírita crê em reencarnação.

O cristianismo condena a comunicação com os mortos, o espiritismo faz disso sua principal prática.
Bem, poderia ficar aqui a vida inteira escrevendo sobre isso, mas preferi citar as coisas mais berrantes que nos diferem, mas se você tiver uma dúvida mais específica, pode enviar para marciompc@gmail.com e terei prazer em responder.

4 comentários:

  1. O Cristão pode amar - O espírita também
    O Cristão é de carne e ossp - O Espírita também
    O Cristão tem um coração - O Espírita também
    O Cristão comete erros - O Espírita também
    O Cristão tem emoções - O Espírita também
    O Cristão tem tudo que o Espírita tem, nada mais, nada menos...

    ResponderExcluir
  2. Se tivéssemos outro nome para nos designar talvez fosse bem melhor, pois se ser cristão e ter que aceitar os maiores absurdos só porque constam da Bíblia, é melhor não o sermos. Se ser cristão é não acreditar nos avanços da ciência, preferimos não ser. Se ser cristão é ficar preocupados com os que os outros pensam para os atacar, é preferível não o ser. Enfim, para não sermos confundidos com os que se dizem cristão e não seguem a Cristo, até mesmo suplicamos por outro nome para identificar a nós que nos esforçamos para seguir plenamente Seus ensinamentos. E diante de tantos absurdos que fizeram e ainda fazem os que se dizem cristãos, preferimos somente ser chamados de Espíritas.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, falar de outra religião sem conhece-la é no mínimo insano. Pois os espíritas tem como Deus o mesmo Deus de todos e a bíblia que todos usam é a mesma dos espíritas, com uma visão kardecista dos evangelhos, assim como todas as religiões tem suas interpretações.
    Que tal ler um pouco mais, ao invés de ficar pesquisando em sites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene Monteiro isso é mentira, pois o espíritia julga o Deus da bíblia como um ser cruel e vil. Apenas pegaram uma parte da personalidade de Jesus para usar em suas doutrinas. É um cristianismo saci pererê, de uma perna só. Os kardecistas(a maioria) fazem tudo quanto possível para desacreditar a bíblia, se isso proteger a doutrina de Kardec. Distorcem quase todos os ensinamentos, negam os milagres, chamam Gênesis e apoclipse de "contos de fadas" e mitologia, apenas porque esses dois livros de fato não coexistem com o espíritismo.
      Parece que quem não sabe do que está falando é você minha amiga.
      Boa tarde e que Deus te ilumine. Não sou evangélico.

      Excluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.