quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O que você acha da teologia do cai cai?



Tudo começou em 1994 na Igreja Comunhão Divina do Aeroporto de Toronto, Canadá. Nessa reunião, as pessoas ao “agarrarem o fogo”, começaram a cair no chão, sem fala, rindo, chorando ou dando gargalhadas. Em pouco tempo, o templo estava lotado, o movimento “Catch the fire” estava decolando!
Randy Clark, pastor da igreja de Toronto, disse que cair não é uma ação do espírito Santo, mas também não sabe de quem é. Estranho não? A questão é que quando questionados os adeptos dessa prática dizem que todas as quedas estão relacionadas ao poder de Deus, isso não é uma contradição?
Paul Gowdy um dos mais antigos líderes de Toronto, depois de treze anos abandonou a igreja e o movimento. Ele classificou a unção do cai-cai, unção do riso e outros movimentos como uma maldição, engano satânico. Segundo Paul, depois que esses modismo invadiram sua igreja, ela se autodestruiu, com fofocas, mentiras, trapaças e outras. O resultado de tudo isso foram heresias e apostasias, por não amar o Senhor o suficiente para guardar os seus mandamentos. Quando Gowdy começou a suspeitar que demônios estavam se manifestando, o líder disse que importava se eles estavam saindo e não chegando. A gota d’água foi quando o pastor Paul percebeu um demônio agindo na sua própria vida, enquanto ele caia e rolava pelo chão no “poder“. Paul se arrependeu, confessou pediu perdão a Deus e à sua igreja, e hoje é um apologista da verdade.
Paul relatou que em todos esses anos só ouviu uma palavra de arrependimento que passou longe do coração das pessoas. Como ele mesmo diz:“Não estávamos ali para nos arrepender, mas para fazer festa ao Senhor”. Ninguém melhor que Paul, para nos advertir. Ele foi um dos precursores e defensores desses modismo em especial a unção do cai-cai. As Assembléias de Deus no Brasil, maior representante do pentecostalismo clássico no país, tem posicionado contra esses movimentos. E sempre tem ensinado seus líderes, através de suas convenções e por meio de seus veículos de comunicação.
Minha posição
A minha posição é contra o cai-cai, visto que nunca vi, nem ouvi falar de alguém que caísse “no poder” e levantasse dalí mudado. O que vejo hoje em dia é fanerose. Numa das cruzadas de Benny Hinn, um homem que afirma ter “caído no Espírito”, desabou sobre uma idosa senhora ajoelhada, quebrando-lhe uma costela, o que resultou no seu falecimento. Tudo indica que a fanerose é apenas um caso de histeria coletiva, a qual domina as pessoas predispostas a cair. Eu mesmo já caí, por indução, confesso.

13 comentários:

  1. esse tema e dificilimo de e comentar !!!!
    a biblia não sita o cai-caiu por isso leva a crer ser mundanismo !!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso é meninice e psicologico, se acreditamos que é caindo que se levanta, se encontra ou se concerta, caimos.
    Temos que ler mais a palavra de Deus pois ela nos ensina e nos liberta de toda doutrina do homem.
    A paz!

    ResponderExcluir
  3. Sei o que é o poder de Deus, e já senti. Mas nada se compara a isso. O único momento que posso comprovar ser de Deus foi quando se apresentou a Moisés e veja o que lhe aconteceu!

    Deus é tão Deus que trabalha na simplicidade sem fazer alvoroço.
    Tremenda "Palha Açada". Ilusionismo e Hipnotismo puro.

    Ainda bem Marcio, que estamos acordados!

    Lucas M Junior

    ResponderExcluir
  4. Cada dia que passa eu sinto vergonha dos Evangélicos fraudulentos.
    Teologia da prosperidade, Teologia do cai cai, Teologia do confessionário (Fale de sua vida ao Pastor , mas fale tudo ,só que ele não fala nada da vida dele pra vc), Teologia da libertação (Libertação da pobreza, do demonio )Teologia de falar en linguas ( Tire duas horas por dia para treinar).
    OHHHHH turminha de baixa espiritualidade.
    Só não falam de Jesus Cristo nem da cruz ( Alias falam sim Jesuis e Cruis).
    Eu quero distancia disso.;

    Stefan Zakowski
    szakowski@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom Artigo Pastor:
    Pra mim não tem dificuldade nenhuma em comentar esse assunto!Esse tipo de showzinho só coloca o homem no centro, e como já se sabe o homem adora "ficar no centro de tudo". Tem gente inventando unções que Deus não deu pra ter um "diferencial" na sua igreja - É o marketing satânico com roupa de anjinho

    ResponderExcluir
  6. Marketing satânico com roupa de anjinho... isso da um texto hein!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor Jesus Cristo para os que são para Paz!Muitos dizem tá na Bíblia não tá na Biblia, a verdade é que pouquíssimos leem e meditam na Palavra.Quando a presença de Deus se manifesta NÃO há homem que permaneça de pé,Deus decide quem cai e quem não cai.Eu nunca caí e nem por isso vou dizer que não é possível que as pessoas caiam.Muito me questionei sobre este assunto e o que ficou de concreto é "Portanto pelos seus frutos os conhecereis"Mt7;20. O que temos de certo mesmo é a Palavra de Deus literalmente o restante é vivência pessoal todos daram conta a Deus. "E de tudo que se tem ouvido o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos porque este é o dever de todo o homem e mulher"Ec 12;13. O meu comentário é para edificação espero ter conseguido pela GRAÇA DE DEUS!VALEU! Twiter @wilsonbrem.

    ResponderExcluir
  8. Eu também jamais questionaria sobre alguém que caia pelo poder. O poder de Deus realmente é grande, e acredito que isso é possível de acontecer! Mas sei que existe a mesmo a teologia do cai cai. Como não cair com uma pessoa fazendo pressão sobre a sua cabeça? Isso é imaturidade!

    ResponderExcluir
  9. mas e a libertaçao de espiritos malignos eh mentira?? e o dons espirituais eh mentira?

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.