quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cap 8 - A vida encarnada e a câmara da morte



Quem pode deter a encarnação da vida? O evangelho é recheado de passagens sobre a interveção de Jesus diante da morte. A chegada de Jesus na casa de Jairo enquanto sua filha jazia no seu leito, arrancou risadas de carpideiras tamanha a incredulidade do triunfo da vida sobre a morte, mas Jesus pega a menina pela mão e ela se levanta. Ele reinsere a pequenina no mundo dos vivos.
João, relata em seu evangelho no capítulo 4 verso 46 a 54 um episódio em que um nobre de cafarnaum encontra com Jesus em Caná da Galileia e lhe fala do seu filho que está enfermo irremediavelmente, vai morrer, e Ele Desfere uma Palavra ao homem que crendo no sinal vai para a casa ver o que sucedia ao filho. Naquele dia, houve restabelecimento da saúde e salvação para toda casa!
Lázaro, amigo de Cristo, falece e fica 4 dias em seu sepulcro, atado pelas mãos e pés, portando uma máscara mortuária e devidamente podre como um defunto que se preze. Jesus se aproxima da câmara onde está o amigo e ordena que esse saia.
Havia uma tradição no meio dos judeus que dizia que até 3 dias após a morte do indivíduo, o seu espírito ainda paira próximo ao local onde ele está sepultado. Mas o caso de Lázaro era extremo, 4 dias haviam se passado e até para os mais otimistas, o espírito já havia ido embora para seu lugar de descanso.
Eu imagino a cena, as irmãs na expectativa de que Lázaro saísse vivo, os incrédulos aproveitando para confirmar suspeitas de charlatanismo, os espectadores cumprindo seu papel de platéia, e a escuridão da tumba sendo invadida pela luz intensa daquele que é encarnação da vida. Feito isso, uma múmia sai de dentro do sepulcro e se liberta dos trapos que o prendiam e da máscara da morte assombrando a todos sem exceção, curiosos, espectadores, irmãs, incrédulos e etc...
Em todos esses casos, Jesus estava querendo dizer apenas uma coisa: “Ainda não acabou!” A última palavra não é da morte, nem do inferno, mas do autor da vida! Ele está contrariando e suplantando o aguilhão da morte e dando esperança para aqueles que estavam à beira de deixar esse mundo e a outros como Lázaro que já o haviam deixado a muito.

3 comentários:

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.