terça-feira, 30 de junho de 2009

john maxwell e os guias de montanhas


Há alguns anos tive o privilégio de falar sobre o mesmo palco como Jim Whittaker, o primeiro americano a escalar Monte Everest. Durante o almoço eu perguntei-lhe o que tinha lhe dado incentivo a mais como um alpinista. A resposta dele me surpreendeu.

"Eu ajudei a mais pessoas para chegar ao topo do monte Everest do que qualquer outra pessoa", ele respondeu. "Saber que as pessoas inicialmente achavam que nunca poderiam chegar lá sem a minha ajuda é a minha maior realização."

Evidentemente que esta é uma forma comum de pensamento para os guias da grande montanha. Anos atrás eu vi uma entrevista com um guia. Pessoas morreram ao tentar escalar Monte Everest, e um guia sobrevivente foi perguntado, "Será que os guias teriam morrido se não estivessem tendo outros com eles para guiar?"

"Não", ele respondeu, "mas o objetivo do guia é levar as pessoas para o topo."

Em seguida, o entrevistador perguntou: "Porque alpinistas arriscam as suas vidas para escalar montanhas?"

O guia respondeu: "É óbvio que voces nunca foram para o topo da montanha".

Lembro-me de pensar para mim mesmo que guias de montanha e líderes têm muito em comum. Existe uma grande diferença entre um chefe e um líder. O patrão diz: "Vai." Um líder diz, "vamos" O objetivo da liderança é a levar os outros para o topo. E quando você pode ter outros que não querem voltar para o início, não há outro sentimento como este no mundo. Para aqueles que nunca tiveram a experiência, você não pode explicar isso. Para aqueles que têm, você não precisa.

John Maxwell

4 comentários:

  1. Falar de liderança no mundo evangelico atual é lidar com um barril de pólvora. Requer sabedoria e discernimento. Ótima mensagem.

    Um abraço,

    Leonardo.

    PS: Adicionei seu link em meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Maxwell tem bagagem pra falar desse tema... não é a toa que o cara é considerado uma das maiores autoridades em liderança!

    ResponderExcluir
  3. que coisa linda meu Deus! estou estudando sobre iderança e lendo uma postila chamada "lideres coraçao de heroi.." ser um lider é salvar as pessoas e saber que vc esta sendo o espelho de alguem.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.