terça-feira, 30 de junho de 2009

Cap 6 - A morte como providência



Queixarmos-nos de morrer é queixarmos-nos de sermos homens”
(Jean Rotrou)

“O dia da morte é melhor que o dia do nascimento” (Eclesiastes 7:1)

Mas a morte é um fardo? Será ela o fim? Afirmo que para aquele que conhece a Deus é uma benção! Porque? Pelo simples fato de não haver outra forma de reconciliação plena com Deus se não for por ela. Depois que o homem pecou e saiu do propósito inicial da criação que seria viver plenamente com Deus em total comunhão, o Eterno sabiamente providenciou a morte a volta ao pó da terra do corpo carnal e a libertação do espírito que torna para Deus e volta a gozar de plena comunhão.
Se o homem não morresse, ele estaria fadado a tristeza eterna, ao enfado, a angústia, a uma vida interminável no pecado. Paulo entendeu perfeitamente que a morte não era o fim quando disse:
“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”Fp 1.21

A morte é o início de uma nova etapa onde a carne não manda mais recados, nem aborrece o espírito. Alguns chegam a dizer que a morte é uma porta de entrada e não de saída. Bem, o fato é que vivemos em um mundo deveras esquecido e materialista então qualquer afirmação desse porte, se torna uma afronta a condição humana.

Morrer é a única forma de desfrutarmos de plena comunhão com o Pai. Lembro de um ditado que diz: “Todo mundo que ir para o céu, mas ninguém quer morrer”.

Esse medo da morte nos tira a compreensão, nos impede de enxergar a certeza da vitória sobre esse inimigo vencido. Porque Paulo diz que o morrer é ganho? Pelo simples fato de que morrer em Cristo é garantia de uma chegada a terra prometida.

A jornada aqui nesse mundo é exaustiva e confusa, mas Deus não disse que iria ser fácil, Ele prometeu que se perseverarmos e vencermos, temos acesso a coroa da vida. A sensação de vazio e a dúvida em torno desse ponto da caminhada, vem sem sombra de dúvida da ausência de intimidade com o Deus que garante a vitória.

Em meio as minhas crises de devoção, devo admitir que grande parte do meu temor em relação a morte estava diretamente associado ao fato de minha aliança com Deus estar desgastada. Isso trazia um desconforto que corrompe a fé e abala as convicções, causando depressão.

3 comentários:

  1. A paz Pastor Marcio, essa frase é antiga e muito conhecida: todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. A perda de alguém é algo muito doloroso, eu já perdi muitas pessoas queridas e sei o que estou falando, nós Pastor, não estamos preparados para tal coisa, primeiro, ela a morte não avisa quando vai chegar e as vezes aos nossos olhos chega muito cedo, por isso devemos estar sempre em comunhão com o Senhor nosso Deus, para termos a certeza de que iremos estar com ele. A paz meu Pastor, fique com Deus e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Vc está certíssimo no seu comentário Marcelo!

    Deus te abençoe meu irmão!

    ResponderExcluir
  3. A morte fisica vem na hora certa, porém não estamos preparados para o choque, a mudança, tomemos essa consciencia e caminhemos rumo ao alvo para a grande mesa com o SENHOR JESUS.
    Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.