quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cap 4 - O problema da mortalidade - parte 1


“O homem não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte. E quem não tem medo da morte possui tudo” (Leon Tolstoi)

“A morte é o repouso, mas o pensamento da morte é o perturbador de todo o repouso” (Cesare Pavese)

“Os homens temem a morte como as crianças temem ir ao escuro; e assim como esse medo natural das crianças é aumentado por contos, assim é o outro.” (Francis Bacon)


Porque temos tantos problemas com a morte? Porque algumas pessoas pensam fixamente nela?

Os nossos temores em relação a esse momento estão diretamente relacionados ao fato de que quando Deus nos criou, Ele não o fez com intuito de findar nossos dias, mas de vivermos eternamente em comunhão com Ele. Somos Sua coroa da criação.

Deus não fez o homem para morrer! Foi o homem quem escolheu isso, não Deus. Portanto, não podemos culpar a Ele porque um dia todos aqueles que gostamos deixarão esse mundo. Além do mais, estou convencido que a morte não é o fim e isso é essencial para que nosso medo seja substituído por consolo e conforto. O fato de que a jornada é penosa, mas a chegada em casa é garantida pode atenuar o dano emocional natural que sofremos quando alguém parte. A morte é laica, ela não escolhe por religião quem quer levar. Todo dia, espíritas morrem, budistas morrem, católicos morrem e pasmem protestantes também morrem.

Outro fator que acentua o drama da partida é a noção de que a morte está ligada à separação, dor e perda.


CONINUA AMANHÃ...

5 comentários:

  1. Sei que vou morrer, não sei quando, pode ser daqui a 5 min. ou 10/20anos, sempre brinco com meus amigos que estarei aqui até 2045 se Jesus não voltar até lá, porém vivo o hoje com toda minha existencia, fragilidade, mas com bom humor e felicidade, VENI MECUM.
    Abraços, Gilbert Raposo um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. ta certíssimo Gilbert!
    O melhor da vida é viver o hoje!

    ResponderExcluir
  3. Marcio,

    Como sempre faço, quando publico artigos de amigos, fica ai meu convite para vc ir no blog e responder aos leitores de seu artigo. Foram muitos comentarios e ja temos gente de lá que se tornou seu seguidor aqui...
    Parabens.
    Abraços.
    Danilo

    ResponderExcluir
  4. Opa mais 1 enquanto comentava... kkk o Rodrigo é nosso colaborador e leo o co-editor de genizah!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ pastor adorei seu blog primeira visita e adorei ...
    sou da cristã da aliança pendotiba. adorei sua pregação no retiro de carnaval 09 senti a presença de Deus ali.,, bom.... A morte não deve ser temida por nois, pois temos a vida eterna pela frente com o nosso Criador aqui e so uma passagem !

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.