terça-feira, 23 de junho de 2009

Cap 2 - A origem da morte


“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
(Gen 1.17)

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12)



Enquanto o homem não comesse do fruto produzido pela árvore do conhecimento do bem e do mal nada seria imputado a ele. Deus havia previamente avisado a Adão que ele poderia comer de todo fruto que o jardim lhe oferecesse, mas daquele fruto especificamente ele não comeria, porque no dia em que fizesse tal coisa, ele experimentaria certamente a morte.

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gen 2.16-17)

Bom, mais tarde percebemos que a limitação estabelecida por Deus não foi respeitada por Eva e ela comeu do fruto e ainda deu a Adão para que ele também provasse. Algumas pessoas acreditam que Eva foi mesmo enganada pela serpente, mas se você olhar a escritura, perceberá que isso não aconteceu, visto que Eva arrazoou, questionou, argumentou com a serpente que sugeriu a transgressão do que Deus estabeleceu e assim foi convencida de que provar do fruto era o melhor a fazer.

É claro que a serpente não era inexperiente na arte de argumentar, ela possuía níveis de astúcia e malignidade avançados demais para um mero animal recém criado.

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gen 3.1-6)

Então o homem caiu. E com sua queda, uma série de coisas aconteceram.
Veremos aqui a seqüência de Gênesis 3 sobre esses acontecimentos. Primeiro, eles perceberam a nudez de forma maliciosa (verso 7). Segundo, trocaram acusações e tentaram transferir a responsabilidade de provar do fruto (versos 12 e 13). Terceiro, submeteu a mulher a dar a luz com dores incríveis e a colocou debaixo da autoridade do homem (verso 16). Quarto, por conta do pecado, Deus tornou a terra maldita (Verso 17). Quinto, O homem agora passa a ter necessidade de comer, ele não desfrutará mais por prazer do alimento que a terra dá, mas por fome e necessidade de manter-se vivo (Verso 17). Sexto, o homem viverá por toda sua vida responsável por levantar seu sustento (Verso 19). Sétimo, ele experimentará a morte (verso 19).

Concluindo, o pecado cometido no éden trouxe a morte para o homem. Veremos adiante, a razão desse ato e entenderemos algumas questões cruciais sobre a necessidade de morrer.

3 comentários:

  1. A desobediencia nos tráz até hoje consequencias, sejamos fiéis e obedientes ao SENHOR, pois resgatados fomos, então não percamos a oportunidade da vida eterna ao lado de JESUS.
    Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. e verdade... samos culpados ereditariamente... esse e o preço da desobediência para com o Senhor

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.