sábado, 20 de março de 2010

Ministério orientado pelos “dotes”

Sempre achei que havia algo de estranho, que não encaixava em alguns lugares. Algo do tipo, gente errada, no lugar errado ou gente certa em lugar errado. Resolvi pensar um pouco na questão para perceber melhor o que estava acontecendo com os líderes cristãos que tomavam tais decisões. Pensei em primeiro lugar que estavam sendo ingênuos ao colocar gente tão boa em posições tão distantes da vocação da mesma.

Depois, analisando melhor, percebi que o problema aumentava e que também havia muita gente ruim, em lugares “bons”. Quando digo ruim, me refiro a pessoas que não tem o caráter de Cristo, gente que quer fazer do púlpito um palco e se promover através do nome de Jesus. Vi as prioridades dessa turma e vi também o anseio dos pastores em colocá-los em “lugares altos”. Assisti o restante da igreja perplexa com algumas decisões unilaterais que conflitavam claramente com a declaração de fé da instituição estabelecida com clareza e em comum acordo por um grupo de pessoas idôneas. 

Diante dessas e de outras situações, percebi que hoje em dia as igrejas não estão mais com seus ministérios orientados pelos dons, por aquilo que Deus deu de presente a cada um pára que usasse de acordo com a necessidade da igreja. A preocupação deixou de ser com pessoas certas nos lugares certos, mas com pessoas certas ou não em lugares onde bem entenderem ficar. Na maioria das vezes, nem é uma escolha da própria pessoa, mas do líder que ansioso pela permanência daquela pessoa em seu quadro de membros, resolve agradá-la super expondo a mesma em áreas da igreja que definitivamente não são a orientação de Deus para aquela pessoa. Acredito no ministério orientado pelos dons, acredito que Deus usa cada um de acordo com sua instrumentalidade e não de acordo simplesmente com o que gosta de fazer ou com o que tem vontade de fazer.

Depois de uma breve reflexão sobre o assunto, enxerguei que a maioria (90%) desses casos acontecia com pessoas abastadas ou influentes dentro da sociedade o que me leva a pensar que hoje em dia existe uma nova tendência no ar para orientação de vocacionados. Chama-se “Ministério orientado pelos DOTES”, isto é, pelo que a pessoa em questão possua e não pelo que ela é, de acordo com o dom que Deus lhe deu.

Meu apelo é que cada um de nós no lugar onde está proteste contra isso, que não é nenhuma novidade (cada um de nós já deve ter visto um caso desse), mas que tem ganho força a cada dia nas igrejas ditas “evangélicas”. Reflita nisso: “A igreja precisa tanto de alguém abastado quanto de um irmão carente. Não existe diferença de classe social para Deus, Ele não nos chama por causa da nossa conta bancária, mas porque ele sonda os corações e sabe que todos somos pó e carecemos da sua graça”

E no mais, tudo na mais santa Paz! 

6 comentários:

  1. Um texto maravilhoso e que trata de algo que ao meu ver é repugnante, mas que é uma realidade cada vez mais frequente nas igrejas ditas "evangélicas".
    Parabéns Marcio por este texto!!!
    Profetizar é isso... Agradar a muito pouca gente ou a ninguém.
    Que Deus possa usá-lo como profeta.

    Abraço do seu mano
    Jailson Freire

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente alguns ministérios são orientados pelos talentos...de prata, de ouro, de bronze, etc.
    Ótimo texto, tomei a liberdade de colocá-lo em meu blog: praxiscrista.blogspot.com/
    Se houver algum problema eu tiro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Márcio,

    Parabéns pela sensibilidade de enxergar tais mazelas e de retrata-las com tanta habilidade...

    Já ouvi este ditado: "Jabuti em cima de uma arvore, ou foi enchente ou foi mão de gente!"

    O ditado afirma que as únicas formas de um jabuti parar em um lugar "tão alto" são a acidental ou a proposital (pela mão humana).

    Já diz a "sabedoria" popular que, quando você olhar para um alto de uma arvore e ver um jabuti, não procure tira-lo de lá, pois o pobre quelônio, por suas próprias forças não conseguiria subir! Com certeza alguém mais forte do que ele (e provavelmente mais forte que você) o colocou lá...

    Tem gente liderando ministérios, não porque tem a permissão do Pai, mas porque tem o aval de um "padrinho"...

    Deus me livre!

    por Ele

    ResponderExcluir
  4. Já experimentei esta realidade doentia. Já ouvi frases do tipo: você usa seu conhecimeto da Bíblia (que é tão pouco) para se esconder e assim não prosperar.
    Que Deus tenha misericórdia de sua igreja.

    Graça e paz.

    Marcus Vinicius
    @prmarcus (Twitter)

    ResponderExcluir
  5. o senhor ja imaginou faça as contas

    sao campanhas atras de campanhas tem igreja que arranca grana a 30 ,50 60 anos

    sei que nao vem o caso mais a Deus é amor e a universal que estao ai a mais de 30 anos uma campanha atras da outra e os votos sao sempre em dimdim


    já imaginou em fazer contas ? se os semeadores da prosperidade doassem 100 mil reais aos seus programas(olhe que eles tem grana pois outro dia saiu uma noticia que foi roubado 400 mil do cofre particular de um deles)

    esses 100 mil (semente ) seriam recompensados com 100 vezes mais ou seja receberia 10 milhoes
    para multiplicar mais doaria esses 10 milhoes novamente e receberia 1 bilhao levando em conta a multiplicaçao por 100

    doando 1 bilhao receberia 100 bilhoes e doando 100 bilhoes receberia 10 trilhoes

    isso emprestado ao fmi daria um juros muito bom e daria para comprar varias emissoras de tv ou investir os 10 trilhoes mais algumas vezes ate chegar há uma cifra incalculavel e prontinho

    resolvido o problema de doaçoes nunca mais precisaria pedir na tv todas as tv e radios seriam deles

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.