quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Xaná tová, Xalom, laila tovi e outras bizarrices.


Esse título é uma ironia aos crentes judaizantes. É claro que nenhuma dessas palavras hebraicas estão escritas com a transliteração certa. Mas é que eu vi um cristão cumprimentar uma pessoa no twitter assim: "Shaná Tova, Que Jeová te guarde. Shalom". Só rindo mesmo! Lembrei na hora de "Saravá mizifí, oxalá te abençoe!". É quase a mesma coisa, só muda a religião. Crente usando vocabulário de judeu é tão bizarro quanto Alemão falando chinês.

Vivemos debaixo de uma nova aliança que nos tornou livres do peso da lei e do judaísmo. mas estamos sempre desenterrando os "hebraísmos" no nosso meio. As igrejas cristãs hoje celebram ano novo judaico, festa do perdão, festa dos tabernáculos, tocam shofar, só falta andar vestido igual a um judeu ortodoxo.

Somos livre até desse palavreado que soa bonito mas que deixa o perdido mais perdido ainda. Além disso 90% das pessoas que usam esse vocabulário, nem sabem o que estão falando. Perdem a incrível oportunidade de ficar calado. Vivam com o evangelho em 1° lugar e a cultura a tira colo submetida totalmente a Bíblia, só isso basta. O resto gera confusão e vergonha alheia.

E no mais, tudo na mais santa paz! 

3 comentários:

  1. Estou cansado desse folclore evangélico, pastor Marcio. O que será que diz a Bíblia sobre isso? Vamos lá:

    "Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
    Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
    e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
    Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
    Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
    Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
    e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,
    e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
    Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
    Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
    Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.
    Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.
    Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
    "Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "?
    Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
    Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne."
    Colossenses 2:8-23

    Sola Scriptura.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu nunca tinha pensado nisso!
    Interessante...

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.