sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PLANTAÇÃO DE IGREJA ou FUNDAÇÃO DE DENOMINAÇÃO?

Li essa frase no blog Bereiano e me chamou muito atenção a diferença entre um tópico e outro. Plantação de igreja tem ligação com suprir a necessidade de iniciar uma igreja relevante em lugar com pouca presença evangélica, fundação de denominação tem ligação com vaidade.

Claro que existem casos e casos. Existem denominações que aconteceram por conta de discrepâncias de pensamento e incoerência dos líderes da antiga denominação. Existem processos inevitáveis onde Deus chama pessoas para concretizar um plano de alcance de pessoas que jamais entrariam numa igreja histórica por exemplo.

Plantação de igreja tem início com a demanda de evangelização, a necessidade de uma igreja local. existem uma série de fatores que divergem. Por exemplo, na plantação o obreiro é preparado, consolidado e enviado com todo apoio da igreja mãe, na fundação de denominação geralmente sobrevém um peso de divisão e não de multiplicação, o obreiro sai chateado, a membresia se machuca.

não acho um erro a fundação de novas denominações. Acho errado o motivo pelo qual elas nascem. Se for por vingança ou auto afirmação, está errado. Se for pra caminhar em paz e edificar o reino sem atropelar ninguém, não há problemas.

Cuidado com suas motivações... às vezes o coração é enganoso e o nosso desejo por sentar em um trono e reinar soberanamente sobe a cabeça e sem perceber estamos querendo assumir o lugar de Deus.

E no mais, tudo na mais santa paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.