terça-feira, 19 de julho de 2011

Líderes em fuga.

É de impressionar a quantidade de pessoas que estão fugindo do ministério hoje em dia. É claro que há uma explicação óbvia para isso. O cansaço e o desgaste que o dia a dia normalmente trazem e o descaso na hora de construir um líder.

Houve um momento na igreja evangélica onde qualquer pessoa um pouco carismática que chegava na igreja era empossado em algum cargo. Isso gerou uma onde de ordenações precoces e conseqüentemente uma safra de obreiros despreparados.

A bíblia é clara quando diz que não devemos chamar ao ministério neófitos (gente nova) porque lhes falta além de conhecimento, maturidade. Muitos pastores se deixam levar pelas habilidades dos membros da igreja. Por exemplo, se uma pessoa é bem sucedida no seu trabalho secular com sua equipe, automaticamente será bem sucedida com equipes na igreja.

Ledo engano! Igreja não é empresa, e nem funciona como empresa. As relações que são travadas na igreja são fraternas enquanto as da empresa são profissionais. Os métodos das empresas são em busca de resultados os da igreja são em busca do caráter cristão.

Hoje, conheço inúmeros casos de pessoas que nem querem ouvir falar de igreja porque a experiência que tiveram no ministério foi traumatizante. Ou porque a liderança foi além do que um ser humano suporta, ou porque não houve zelo com o processo de discipulado. Que Deus nos ensine a deixar a teologia do desperdício de lado e investir nas pessoas certas em lugares certos.

E no mais, tudo na mais santa paz!
Me add no twitter @pastormarcio  

9 comentários:

  1. Caro PR, seu post, diz tudo sobre como me sinto, pior meu caro, que além do terrorismo emocional, você descobre que quem está tem falando pra n estudar, poe os filhos na melhor escola do RJ, ou que quem está te falando pra resistir as dificuldades de um relacionamento e não separar, troca sua esposa simplória e honesta, pela moça de peito grande e calça lascada na bunda, com fotos exibicionistas nas redes sociais, meu caro, aí pode divórcio, ai pode estudar, ai pode tudo, o que pode mesmo é a ovelhinha: Se foder, desculpe o palavrão, e eles ficarem no "bem bão", Você entra numa Igreja, acreditando no trabalho e descobre que o Pastor está pregando o diabo é pai da mentira: Fato e bíblico, ai descobre que ele é o rei das meias verdades, em sincero eu acho que o fato que um despreparado: 80% dos pastores do Brasil, em principal do RJ, não tem como preparar alguém, quando ouço um amigo dizer , vem pra minha igreja aqui não tem essas heresias, no fundo eu sei, que pode vir coisa pior...

    ResponderExcluir
  2. Só um conselho... não perca a fé. Eu sei bem do que vc ta falando!

    ResponderExcluir
  3. Anonimo, Lembre do Pai Nosso
    ..."O senhor é o meu PASTOR ..." Como já disse nesse Blog não deposite sua confiança no homem, porque somos hipócritas e fadados ao erro...Enquanto achar que Pastor é um ser do outro mundo, você irá se decepcionar...
    Enquanto ele estiver pregando DE ACORDO com a palavra de Deus ,não esquente com a vida dele. Deus usa um pastor com a vida errada , um satanista e até uma mula para transmitir a Sua verdade ...
    Jesus disse em Matheus 16:26

    ''Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

    ...provavelmente e o caso do seu pastor que deve ter arrebanhado muitas ovelhas para Deus e está perdido...

    espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  4. me sinto um "desigrejado"..
    sei q nao é o mais importante hoje na maioria das
    congregações a maturidade espiritual de seus membros, consequentemente me firmo somente em minha convicção de que Deus realmente em sua infinita graça tem cuidado de nos!e peço q tão somente nos guarde de tropeçar..ou qualquer tropeço q seja..dentro da congregação!

    ResponderExcluir
  5. É com muita alegria em minha alma, que agradeço aos posts, meus caros infelizmente já estou sem igreja, mas não sem fé, mas não sem Jesus, continuo em meu casamento difícil, mas não impossível, na fé de que em Deus tudo posso, mas cansada, confesso de ouvir mula pregando! Vi uma matéria e refleti ao fato de que muito se fala da inquisição, dos erros e mais e erros da igreja católica no decorrer da história, mas vamos confessar: O protestantismo ou melhor o neo-evangelho, destruiu muito mais vidas em menos de 3 décadas, a igreja católica, tem ex-membros, mas não ex cristãos, hoje tem gente que sai da Igreja Evangélica pra ser ateu, budista, qualquer coisa que não crê em cristo, saca isso cara? A imagem que temos passado de Cristo é tão podre, que nego quer distância, Eu não pois sei que as lágrimas de Jesus, são rios mediante a essa nojeira, mas confesso não consigo ter mais vontade de congregar, tenho orado, até de madrugada, pedindo forças, mas minha alma saturou, nunca endeusei nenhum pastor, quero que entendam, mas acho que coerência é o minimo pra se pregar. .. E nem isso encontramos... Abçs aos que me confortaram com suas palavras...

    ResponderExcluir
  6. Márcio, você mata a cobra e mostra a Cruz, sempre.

    É isso aí mano: a desonestidade no preparo de líderes é mortal. Produz gente estressada, cansada, imatura e pronta a se ensaboar em algum pecado. Sei do que falo, com humildade de pecador que sou (e pastor também, porém licenciado).

    Oremos. Clamemos. Trabalhemos. Precisamos produzir uma geração de ceifeiros que pelo menos saibam a diferença entre uma manga e uma jaca.

    Graça e paz, sempre.
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Bom demais Marcus! saudade de vc amigo!

    ResponderExcluir
  8. Anônima, não desanime... Jesus é poderoso pra te fazer forte de novo!

    ResponderExcluir
  9. http://ieaderrncanavialmacaiba.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.