terça-feira, 31 de maio de 2011

Ricardo Gondim e o casamento homossexual.

Leia a carta do Pr Edney Melo sobre seu desligamento da betesda.

Percebendo o tamanho da repercussão com relação ao meu desligamento da Betesda, decidi romper o silêncio. Não sou neófito ou irresponsável. Sou pastor de uma comunidade punjante, bonita, leve e com características únicas, como qualquer comunidade cristã nordestina, que luta pela própria sobrevivência e pretende levar a sério seu amor a Jesus, o Nazareno e à sua mensagem da Cruz.

Estive, há 24 anos na igreja Betesda. Fui, durante seus momentos mais difíceis, um de seus principais elaboradores, mantenedores emocionais, um ferrenho lutador. Em todos esses anos, sob a tutela de Allison Ambrósio, que me ensinou a ser líder. Amei, trabalhei, orei e me empenhei por essas comunidades com afinco por muitos anos. Formei líderes, cuidei de novos membros e tenho tido meus melhores amigos ligados à Betesda. Tenho autoridade para falar da Betesda em todos os seus segmentos. Conheço a fundo sua estrutura e seus bastidores mais discretos. Eu conheço essa igreja como a palma de minha mão. E, infelizmente, hoje, eu a percebo tão cruel quanto qualquer instituição religiosa. Pensamentos novos em práticas antigas.

Procurarei não ser ofensivo em minhas próximas palavras, diferentemente do que tem acontecido contra mim. Isso me admira muito, visto que a idéia da tolerância, da compreensão e da graça, sempre foram alardeadamente pregada nos ambientes da Betesda. Uma igreja não é constituída, ela é formada, estabelece-se, desenvolve-se e vai assumindo características que a identificam e a solidificam no decorrer dos anos. Assim, a Betesda, minha amada igreja, também tem mudado. Tem adquirido características institucionais e de pensamento, que, a princípio, apenas demonstravam sua pluralidade. Com o passar dos anos, não havia mais pensamentos plurais, mais opostos. Mas percebo, que, o que começou a se desenvolver, foi um grupo de pessoas confusas, teológica e institucionalmente. Agi como podia. Mas as questões levantadas, as palestras ministradas, sempre desconstruíam, mas tinham uma proposta construtiva incipiente.

Com a morte do Pastor Allison, mesmo sem perceber, comecei a perder o afinco e o amor que tinha pela instituição. Mesmo assim, tentei segurar os fios que ligavam sua frágil estrutura, inclusive, mentoreando novas lideranças. No entanto, ano passado, em conversa com um dos principais pastores da Betesda, eu o ouvi falar de uma reflexão que estava sendo feita sobre a questão homossexual, que, deveria ser considerada pela igreja, normal. Inclusive, disse ele estar disposto a aconselhar casais homossexuais em sua comunidade, como se foram héteros, com a restrição de não serem promíscuos. A partir daí, passei a ter uma série de conversas com a liderança cearense da Betesda, com quem questionei esses e outros pressupostos, contidos no consciente coletivo da igreja, como a volta de Jesus, a ressurreição e outras questões que considero irrefutáveis.

Quando essas questões, durante esse ano, começaram a ser expostas no youtube e em revista de circulação nacional, novamente me posicionei. Percebi, então, que estávamos completamente divididos dentro da própria instituição. Falávamos ser uma comunidade de pensamento polifônico, mas, na verdade, tornamo-nos um ajuntamento destoante de instrumentistas. Nossos púlpitos e nossas conversas nos encontros são incongruentes. Parece haver diálogo. Mas, na verdade, o que existe é um grupo que elabora questões elevadas, um outro que finge que concorda, outro que finge que entende e a igreja perdida, sem referenciais. Todos os limites entre estes grupos começaram a se confundir, mudando a imagem pública da Betesda, que não sabe se é ou não evangélica. Quem discorda dos pensamentos elaborados, ou não entendeu ou é fundamentalista. Rótulos e jargões,são detestados mas apenas criaram-se novos, de acordo com novos pressupostos.

Eu decidi sair em silêncio, não por ser dissimulado, maquiavélico, traidor. Eu conheço o meu significado para a Betesda e sabia que traria uma grande repercussão. Tentei preservar os que são ligados a mim do rótulo de conspiradores. Tentei preservar minha comunidade de reuniões intermináveis. Ela cobrava de mim uma posição a tempos. E, obviamente, precisei fazer isso com o mínimo de planejamento. Eu o faria com mais calma. Tive que acelerar o processo, por causa da notícia, que me chegara, de que oito pastores estavam querendo se organizar para algum tipo de decisão. Por isso, quase imediatamente, quis sair. Não queria ser envolvido em nenhum racha. Quanto à minha comunidade já ter um nome, isso não foi planejado exaustivamente. Não queríamos ser conhecidos como dissidentes. Queríamos ir em direção à nossa própria identidade. Em um dia, concordamos com o nome: Comunidade de Cristo Maranata. Peço perdão aos que me amam. Mas tomei essas decisões para sua preservação.

A minha saída é a minha última mensagem para a Betesda. Gostaria que ela tivesse re-avaliado suas posturas, sua repercussão pública com mais respeito a quem pensa diferente. O futuro da Betesda não será a polifonia, será a solidão. Se, não houver uma profunda reformulação de pensamento e jornada. Não gostaria de ser procurado. Minha maior atitude e sinal de coerência é minha partida, com os meus.
Em paz, mas em jornadas diferentes.

EDNEY MELO

Comentário do @pastormarcio

Bem, nem tudo é o que parece ser. Será que o Gondim aceita mesmo o casamento homo? Ou ele estava querendo dizer que se chegar um casal homo na igreja, que seja tratado com respeito? Bem sei que o cara ta envolvido em polêmicas sobre o open teísmo e tal, mas daí a avalizar casamento homossexual é um abismo. Vamos esperar o pronunciamento do Pr. Ricardo e não tirar conclusões preciptadas.

FONTE DA CARTA: Gospelmais


8 comentários:

  1. Bom, sem querer ser agressiva, este pastor que partiu da Betesda estaria sem saber realmente o que lá dentro ocorre? Pelos anos de dedicação, será que ele entendeu tudo errado? Hj em dia, ouvir um lado só da questão desmerece o questionador? Será que Gondim vai dizer o contrário?

    ResponderExcluir
  2. Leiam a CARTA ABERTA do Gondim -

    http://elucubracoescristas.blogspot.com/2011/05/minha-carta-aberta-ricardo-gondim.html

    Acho que ele não está disposto a mudar de opinião!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço o PR Edney e sei que ele é uma pessoa integra. Por isso, antes que venha algum idolatra do Pr. Gondim, acusá-lo de mentiroso digo aos que não o conhecem, que a maior prova de que suas acusações e motivações são verdadeiras é que nenhum de seus antigos colegas de ministério, que comentaram o texto no seu blog, não fizeram nenhum acusação contra ele; ao contrario, respeitosamente lamentaram a partida e reconheceram as diferenças teológicas. Cofiram:http://edney.wordpress.com/2011/05/18/minha-ultima-mensagem-para-a-betesda/

    ResponderExcluir
  4. Vc consegue imaginar um casamente entre homossexuais que não seja promiscuo? Alias, o que significa isso pra vc? Pq a minha Bíblia diz que tais não herdarão o reino de Deus.
    Se vc me explicar como ser homossexual sem ser promiscuo, eu te explico como ser ladrão sem ser bandido... Não merece crédito e nem respeito tais que afirmam isso, pois Deus dias, que por causa de vós meu nome é blasfemado entre os pagãos. Rm 2:24

    ResponderExcluir
  5. Oi, aqui em Santa Cruz do capibaribe-PE, um Pr. tbm se desligou da betesda pelo mesmo motivo, que o pastor gondim apóia a causa homo e vai de encontro com tantos princípios que antes eram defendidos e hj por conta do meio e o medo da driscriminação muitas pessoas cedem, mas sabemos que será assim daqui pra frente e só estamos esperando Jesus nos buscar! SEM MAIS, AMNDA MIRELE

    ResponderExcluir
  6. Se um dia me dissesem que o pastor Ricardo Gondim é um falso profeta e a partir desse comentário ou decisão de apoiar o casamento homosexual ele fosse se revelar, guardaria tudo que aprendi com ele até hoje através da pregação de um genuino evangelio e não ouviria mais nada do que ele pregasse. O que quero dizer é que na Terra ainda somos imperfeitos e erramos, mas se um animal pregar com verdade o evangelho guardarei com valor por que as Palavras são de um Deus e não de homens.
    Devemos deixar de lado as falhas humanas por que temos um Salvador que já fez tudo quanto tinha de ser feito e passarão o céu e a terra mas a Palavra de Deus é ETERNA.Que a GRAÇA de DEUS seja com todos voces...
    Discipulo do Gondim, mesmo sem ele me conhecer.
    Rodrigo Sampaio
    rgsvideos@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sou profundo admirador do Pr Ricardo Gondim, por tudo que dele já ouvi e já li. Receio muito julgamentos precipitados. Prefiro esperar uma resposta clara do Pr Ricardo, antes de sair aumentando o coro daqueles que gritam: "crucifiquem-no! crucifiquem-no"

    ResponderExcluir
  8. isso é um sinal vital da proximidade da vida de Jesus. se discutem muito teologia e quanto a almas? tempos mudados, ai vai um conselho reserve-se disso.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.