sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cristianismo estatístico.

Esse deveria ser o mais novo título de materia de seminário hoje em dia. Os seminários nunca foram tão teóricos e ausentes de prática. A única coisa que se manifesta na prática nos centros de estudo teológico é a capela que os alunos fazem no intervalo das aulas.

Nossos cursos se tornaram totalmente estatísticos e nossos relatórios "evangelásticos" em nossas igrejas resumem bem isso. Hoje existem muitos professores que são considerados "top de linha" no Evangelho que prefrem passar o tempo de suas preleções falando de estatísticas do que expondo a bíblia. Não sou contra trazer dados estatíscicos para as pessoas, acho isso no mínimo instrutivo e uma espécie de alerta, mas basear o ministério nisso é um erro.

A vida exige de nós ministros, mais do que dados, ela exige vida, prática, teoria aplicada! Senão passaremos a ser aqueles tios chatos que se tornaram observadores do cotidiano e apenas contabilizam os mortos e desgraçados que morrem de fome dia a dia em nossa cidade. Teologia nõ serve pra nada sem o "Theo" da "logia", assim como estatística não vale nada sem uma ação reversiva do que vemos nos dados. Ação Já!

E no mais, tudo na mais santa paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.