quarta-feira, 19 de maio de 2010

O que Deus pensa sobre música secular?

Para Deus, arte é arte! Parafraseando o grande poeta do grupo baiano Cia do pagode (rsrs...) "tudo que é bonito é pra se mostrar". É claro que digo isso não com licenciosidade, mas no que tange a qualidade. Deus colocou em todos os homens talentos, um lampejo dele para que fique provada o benignidade dele através da Graça comum. Logo através disso, não fica restrito ao cristão o monopólio de compor canções bonitas e com conteúdo por exemplo.

Quem ouve canções como "Redemption song" de Bob Marley, "Samurai" de Djavan, "Monte Castelo" da Legião urbana, "Canção da América" de Milton Nascimento e tantos outros clássicos da chamada música secular se tiver o mínimo de sensibilidade, perceberá que tal construção poética e melódica, só pode vir de Deus, já que bíblia diz claramente que toda boa dádiva, todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes!

Esse conceito secular/gospel é puramente atropomórfico! Para Deus não existe música secular nem gospel, para Deus existe música boa e ruim. Para Deus existe o bom aproveitamento do talento que Ele depositou em nós ou a tragédia que fizemos dele. E isso serve tanto pra cristãos quanto para os não cristãos. Serve para o que denominanos de música gospel/música secular.

E no mais, tudo na mais santa paz!


109 comentários:

  1. discordo!!!

    1 Coríntios 10:31
    "Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus."

    Não consigo ver Deus glorificado em qualquer musica dessas.

    "para Deus existe música boa e ruim" e existe também as musicas que glorificam a Ele e as que não.

    Vamos lá pr. não use isso como desculpa para seu gosto musical.

    "E no mais, tudo na mais santa paz!" abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok quando você assiste um filme seja ele de comédia ou de qualquer outro gênero a quem você está glorificando já se perguntou ?

      Excluir
  2. Daqui a pouco, diremos que toda segmento religioso gera salvação, porque muitos tem o dom da oratória, sendo todo dom perfeito dado por Deus... cuidado... os fundamentos e princípios de tudo aquilo que se cria são importantes também...

    ResponderExcluir
  3. Desculpa???? Sinto a presença de Deus e vejo a graça comum quando ouço boa música, seja ela cristã ou não, isso é só um rótulo. Não preciso arrumar desculpas, assumo o que penso e o que falo, não me escondo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o post!

    E pra chutar o pau da barraca eu digo mais: Ainda estou triste por conta do Dio!

    Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião conceitos como secular e gospel é uma forma de separar coisas inspiradas ou não por Deus. Tudo depende da origem de onde veio a música. O diabo antes de ser expulso do céu era responsável pelo louvor, obviamente pela música. Então não tenha dúvidas que ele sabe o melhor arranjo, a melhor harmonia, uma ótima letra pois é expert nisso. Se você ouve uma música cuja fonte é uma pessoa não consagrada a Deus e se admira com os arranjos ou acordes e fala caramba so pode ter vindo de Deus. Analise bem de que fonte essa água jorrou e cuidado com que tipo de água vocês estão bebendo. Podem até pensar, caramba que radical. Sou radical mesmo para ter mais de Deus em mim e muito mas muito menos de mim. Quero ouvir músicas que jorrem das fontes do trono de Deus e não das fontes de esgoto do mundo. Deus abençoe meus irmãos

    ResponderExcluir
  6. Que comentário limítrofe o primeiro! E o que a bíblia fala sobre viver em espirito e enxergar uma espécie de santidade sobre as coisas e enxergar a graça de Deus em tudo? O mundo, a criação a natureza EXCLAMA a bondade e inteliência criativa de Deus! É falta de humildade e orgulho limitar música e arte ao círculo "gospel"!

    Toda a criação. Todo ser que respira glorifica a Deus e não todo ser que respira e compõe músicas gospel...

    Não sou universalista mas amo a organicidade do Reino!

    Enfim... Parabéns pelo artigo Pr. Márcio! Sua visão sobre mundo e cristianismo me inspira!

    Isaque

    ResponderExcluir
  7. Pr. eu creio que isso seja uma questão de escolha.Eu ouvia música secular e qdo decidi deixar de andar com a água na canela pra me transbordar de Deus eu parei de ouvir pq?Pq quero me encher das coisas de Deus, e me afastar cada vez mais do mundo pq não pertenço a este mundo.
    O meu desejo é louvar e glorificar o nome de Deus em tudo o q eu fizer, isso inclui as canções que saem da minha boca.
    Mas se quem ouve não afeta no compromisso com Deus amém, mas isso foi uma escolha minha agora cada um faz a sua =)
    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente.
    É interessante ver q muitos q dizem só ouvir louvores, acham normal assistir todas as novelas da Globo, ver filmes românticos, de terror, ler livros de prosa ou poesia.

    Costumo dizer q o Senhor nos fez com cérebro para que o utilizássemos seja para ter um pensamento crítico, seja para desenvolver tecnologias, seja para criação literária ou musical. Muitos cristão desfrutam de todas essas coisas. No entanto qd o assunto é música enchem-se de pudores. :O

    Como não achar inteligente uma música que critica a injustiça desse mundo? Como não admirar uma produção musical que exalta a natureza criada por nosso Deus? Ou a mulher ou homem que se ama, tb criação dEle? Quem nunca sofreu por amor e teve a chance de se reconhecer numa letra que expressa sua dor sentida?

    Muita gente acredita q, por uma pessoa não ser cristã, o que ela produz é do inimigo. Então, nós deveríamos sair deste planeta pq muito do q vestimos, comemos, bebemos, assistimos, com o q nos divertimos é produto, criação de pessoas q não são cristãs.

    E aí? Não devemos comer um hamburguer, calçar uma Havaianas, passear num parque de diversões? Afinal não sabemos se foram criados para a glória de Deus. Ou é somente em relação à música que devemos nos restringir?

    Se deseja-se fazer algo, faça-se direito. Vamos viver como os Amish. ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu sou completamente contra ouvir música secular. Sim, existem excelêntes composições de artistas não cristãos, mas experimenta cantá-las na igreja? Que repercussão terá?

    Experimenta cantar na escola dominical Jesus Cristo de Roberto Carlos?

    Se para o momento de louvor, escolhemos as melhores composições que nos faz identificar com Deus, Espírito Santo, que tem uma letra que nos reflita, que nos faz entregar, então por que deveria eu ouvir e seguir cantores nacionais ou internacionais que escreve letras que não é pra mim e cantar coisas que não sou ou que não vivo.

    Sim, Deus deu talento para o homem... mas a escolha entre o Gospel ou Secular é bom para evitar mais ainda o que tem entrado em nossas igrejas. Já basta a moda e as gírias, quando entrar as músicas seculares nos cultos, que diferença haverá entra igreja e uma boate?

    Paz irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí cristão da universal você vai ter me descupar, pois do que adianta você ser cristão

      da universal(é ovelha daquela igreja) e pertencer uma igreja cujo seu bispo

      manda-chuva só pensa em arrecadar. Se eu estivesse no lugar desse tal bispo que é

      seu chefe, o que Deus faria comigo se eu fosse dono de uma emissora e ao invés de

      pregar o evangelho colocasse imundicias. Imagine o que Deus iria fazer comigo se

      eu fosse dono de uma emissora de televisão, ao invés de pregar o evangelho eu iria

      colocar novelas, piadas, imundicias, entre outros tipos de programação.Eu jamais

      faria isso!!!!!!Nunca!!!!!!!!!!! Agora você que se identifica como "Cristão da Universal",

      não é coerente com sua fé.Além disso esse teu chefinho que é bispo da sua igreja é

      um tremendo de um cachaceiro, que bebe e nem levanta do chão.Também não

      podemos esquecer da caminhada do amor e nem dos programas considerados

      evagélicos, como por exemplo a "terapia do amor", "Fala que eu te escuto" que

      colocam músicas seculares, filmes seculares, programas de TV seculares e até

      novelas seculares.Vai dizer que "isso é uma tática de evangelismo". Na

      boa:Hiprócritas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pregam uma coisa mais vive outra.Será que vão

      subir com igreja?

      Excluir
  10. essa discução vai longee... um dia descobriremos se Deus se agrada ou não! Espero que se agrade, pq ouço e gosto! rsrs

    ResponderExcluir
  11. Isaque eu concordo com você que "a criação a natureza EXCLAMA a bondade e inteliência criativa de Deus!" lá em Salmos Davi fazia questão de destacar isso, a grandeza e sabedoria de Deus. Mais lindo ainda seria eu ver todo ser que respira louvando ao Senhor. Mas como nós sabemos nem todos fazem isso. No mundo jás o maligno. E não é falta de humildade e orgulho de Deus separar um povo só para si. Que vive na luz e não se contamina com trevas. Um povo santo de coração e lábios puros cantando louvores a Ele.

    Concordo com a Nah, tudo é uma questão de escolha. Eu, assim como Daniel, não me contaminar com as iguarias do rei. "E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;" Eu escolhi não me contaminar com o rei desse mundo e viver inteiramente para Deus.

    Respeito a escolha de todos aqui, estou apenas manifestando minha opinião. Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  12. Pr Marcio uma pergunta na sua Igreja vc permite q o grupo de louvor toque algumas dessas musicas q o Sr. sitou ai ?
    aguardo sua resposta!!!

    ResponderExcluir
  13. Tem "louvores" que as vezes são tão ruins quanto algumas musicas seculares tanto em sonoridade quanto em conteudo..."nem tudo que reluz é ouro".

    ResponderExcluir
  14. Cara...
    Concordo plenamente
    Deus deu inteligência e talentos a todos os sers humanos, mas é fato que existem musicas que glorificam e as que não gloficam, porém isso não significa "gospel" ou não! Estou escrevendo um artigo sobre a nossa relação com a cultura secular, a primeira parte dele está em meu site, dá uma conferida: http://cabecajovem.com/?p=119

    ResponderExcluir
  15. Concordo com um dos comentaristas que diz que a diferença é ser ou não inspirada pelo Espírito Santo. Também não concordo com o post, acredito que é uma forma sutil disfaçada de culta para ouvirmos o que foi inspirado em mulheres, homens e até mesmo por espíritos maliguinos (não falo de talento falo de conteúdo). Deus é radical sabe? do tipo sim sim ou não não (Mt 5:37), ou é frio ou quente (Ap 3:15), a água é doce ou amarga(Tg 3:11). Não acredito que Deus concorde com isso, sei que tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. eu sou o primeiro anonimo, vou me identificar assim.
    @isaque verissimo, em momento nenhum limitei a musica ao circulo gospel, só disse que não consigo glorificar a Deus ouvindo qualquer uma dessas músicas.

    ResponderExcluir
  17. Mais o que da música em si Deus gosta é do adorador!
    Sei que Ele me ama até quando estou cantando samurai do Djavan,(admiro o trabalho desse moço,musico de primeiríssima qualidade) justamente porque sei que sou adoradora e não tem jeito,esse meu Senhor me ama demais.
    louvá-lo vai muito além das letras das canções amados vai muito além de cantarolar, dançar ou seja lá qual for a expressão de adoração você queira dar a Ele, o resto é bobagem.
    O grande mal é que o crente de hoje só pelo fato de ser crente acha que não precisa se preocupar em buscar conhecimento em todos os aspectos, sinto por que na maioria das igrejas o momento de ensaio de busca por sincronia entre os músico, e levitas são momentos feitos de qualquer jeito, grupos seculares arrasam no palco um show de musicalidade, pessoas dedicadas que estudam, não dormem pra fazer com excelência e o faz para a admiração dos olhos humanos e consegue, pega o depoimento no DVD do Roupa Nova, ouça os depoimentos dos músicos, um admira seu companheiro como musico, um acha que o outro toca mais que ele mesmo, enquanto na igreja é uma guerra um querendo se mostrar melhor que o outro,dai a duvida: “será Deus gosta mesmo disso...”

    ResponderExcluir
  18. Só uma coisa eu gosto das musicas do Djavam e do roupa nova, não sou o anti-cristo.Amo meu Senhor, e o que me faz Adora-lo realmente é o Espirito Santo "Porque Dele por Ele para Ele são todas as coisas" e a té o desejo de adora-Lo vem Dele então... to bem assim mesmo com oopiniões contrárias aos meus gostos musicais pessoais sou livre das conveções de crentes Graças a Deus

    ResponderExcluir
  19. Cristão da universal... existe tempo e lugar pra tudo. É a mesma coisa que eu usar a EBD pra falar do rumo da diplomacia brasileira, o assunto é útil (vide Irã), mas o local não é propício.

    ResponderExcluir
  20. Paulo Ricardo, permito sim... certa vez Nelson Bomilcar, uma lenda viva do VPC, começou sua palestra sobre adoração tocando "azul da cor do mar" do Tim Maia... foi lindíssimo!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. q tal uma ave maria no culto de domingo...iria evangelizar um grupo muito peculiar...já que os crentes estão ficando sem critério mesmo.
    provai de tudo e retém o bem, mas só o bem!

    ResponderExcluir
  22. Tenho um motivo pra postar meu comentario como anonimo. Sou cristao, musico e trabalho com arranjos e produções fonográficas do chamado 'meio gospel'.
    Pr Marcio, se achar melhor, nao publique meu comentário... entenderei. Mas prefiro nao me identificar pois nao ficaria bem pra mim dizer aqui o que penso abertamente. Nao me acho politico, apenas profissional. E sim amigos, o louvor cristao, adoraçao[musica]... pra mim 'mercado gospel' é profissional. O problema é que todos fazem uma ligaçao mistica com a musica. Como se fosse a unica coisa que influenciasse nossa vida espiritual. Pra mim, o grande problema é a mistificação da música. Música é arte. Expressão. Assim como filmes, tv, arte plastica, etc.
    Se formos buscar como base o motivo e alvo da música pra dizermos se glorifica a Deus ou nao... já trabalhei com cantores famosos e queridos do meio gospel, os consedirados espirituais mesmo, e posso dizer que nem tudo o que eles fazem musicalmente é visando a glorificaçao de Deus.
    Compoem visando mercado, as vezes prazos de gravadoras, repertorio do cd... já ouvi bastante: 'Tenho que compor uma musica que seja assim ou assado pra equilibrar o cd...''Tenho que arrumar uma musica que fale disso ou daquilo, caso contrario o povo nao pega' e por aí vai.
    Concordo que nem todas as musicas consideradas seculares glorificam a Deus, ou por qualidade ou por motivaçao... mas tb nem todas as musicas consideradas sagradas o glorificam.
    O que chega pra mim, pode ter sido feito na motivaçao que for. A diferença é como eu recebo e como me relaciono com Deus através disso.
    Deus já falou muito comigo através de uma porçao de musicas consideradas seculares. Em fim... poderia escrever mais, porém preciso voltar ao trabalho. Estou num estudio gravando mais um cd que deve tocar em um monte de igrejas por aí. Até agora, graças a Deus, não vi nada escandalizador no artista. Estou feliz por isso rs
    //Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  23. Nunca havia lido uma matéria nesse blog embora sempre visse as referências mostradas no twitter, mas agora que li pela primeira vez, sinceramente não concordei nem um pouco.
    Creio que numa tentativa de tirar muitos rótulos realmente existentes no meio Cristão, o autor acabou se empolgando...!
    Muitos dizem que uma música que fala de amor, por exemplo, mesmo não sendo escrita por um cristão, não faz mal nenhum. Mas pra pensar isso, tem que estar um tanto equivicado... pois, vamos pensar juntos: se na palavra de Deus diz que Deus é o amor, e o amor conciste em que Ele nos amou primeiro e que não é possível amar sem conhecer a Deus... que amor é esse que se gosta tanto de ouvir nas músicas SECULARES!?
    Sei que existem muitas coisas profundas que Deus tem a dizer a nós, coisas que estamos acostumados a fazer e precisamos mudar, mas não ouvir músicas que não são consagradas a Deus não é uma delas.
    Aquilo que não edifica, distrói.
    =D

    ResponderExcluir
  24. Concordo que as músicas ditas ´´gospel``de hoje para chegarem ao patamar de lixo precisam melhorar muuuuito,porém discordo totalmente da opinião do amado pastor.Não duvido de que o don poético é natural em determinadas pessoas,independentemente da fé que professam,porém quem pode me garantir que aquela poesia e aquela melodia tem o crivo do altíssimo?Além disso,não é segredo para ninguém que muitas dessas composições foram e são feitas quando seus compositores estão sob efeito de drogas e álcool.E para finalizar,alguém me prove na bíblia(por favor,não me chamem de fundamentalista),alguma opinião diferente dos inúmeros convites do Senhor para toda criatura a adorá-lo somente(vide os salmos 95,96,98,100,101,dentre tantas outras passagens).Respeito as opiniões dos amados e não pretendo aqui ser o dono da verdade,mas prefiro ouvir os louvores quando eram louvores de verdade na época de vencedores por cristo,prisma,logos,álamo,joão alexandre e tanta gente que tinha mesmo compromisso com o reino

    ResponderExcluir
  25. Jovem cristão... uma pena ter a cabeça tão jovem e tão fechada. Não ver Deus na música Monte castelo da Legião urbana é cegueira demais... isso pra não falar de uma infinidade de músicas que edificam e que não são do gueto gospel

    ResponderExcluir
  26. Pr Gladson Araujo disse...q tal uma ave maria no culto de domingo...iria evangelizar um grupo muito peculiar...já que os crentes estão ficando sem critério mesmo.
    provai de tudo e retém o bem, mas só o bem!


    Eu Adriana:

    Quais são os critérios pastor?
    não se preostar adorando santo.
    não ouvir a musica secular
    ouvir a musica desses crentes sem carinhho pelo se ministério é adorar?
    acaso a ato de prostrar-se não é um gesto de adoração.
    crente tem se ajoelhado, pelas contas, pelo fracasso ministerial, pelo casamento,pela doença pela cura por isso por aquilo por quilo outro, por tantas coisas, menos pra adorar a Deus.
    sei que lhe falta sabedoria mas conclua sozinho, acaso os crente não tem adorados deuses estranhhos.

    Nojo de crente viu!!

    ResponderExcluir
  27. Pr. Márcio, a Paz do Senhor Jesus Cristo!
    Gostaria de comentar o seu post, com todo o respeito e amor em Cristo Jesus.

    Por partes:

    1)É verdade que Deus dotou os homens com talentos (= habilidade natural). A diferença reside no que fazemos com os talentos que Ele nos deu: ou é para sua glória (de Deus) ou para glória de outrem. E é preciso lembrar que o Senhor não reparte a sua glória com ninguém.

    2)Em relação a "Graça Comum", muito tenho lido sobre isto e ao meu ver, o termo tem sido mal utilizado. A despeito de toda a misericórdia e amor dispensado as suas criaturas, a graça comum da parte de Deus é para a salvação através de Cristo, pois ele morreu por todos. Mas, claro, sabemos que a salvação é para os que n'Ele creem.

    3)Ainda assim, entendo que é verdade não estar restrito ao cristão escrever canções bonitas. Porém, como já escrevi, nem tudo o que é bonito ou bem feito, glorifica à Deus. E mais: sabemos que o inimigo da nossa alma é ardiloso, usando até mesmo aquilo que é belo para nos seduzir e com isto nos tirar do caminho da salvação. Pois, a Bíblia não diz que ele é capaz de se transfigurar em anjo de luz?
    E ainda a Palavra nos diz que a despeito de palavras bonitas e persuasivas o que vale mesmo é o testemunho. E que tipo de testemunho dá estas pessoas que o irmão citou?
    Dizer que aquilo que o mundo secular produz ou faz, por mais bonito ou bem feito que seja, vir da parte de Deus me parece um pouco temerário, pois Tiago usa o versículo citado quando fala aos santos (os lavados e redimidos no Sangue de Jesus), logo o mesmo é excludente. E ainda, o mesmo versículo diz que Deus é o Pai das luzes, o que nos faz lembrar que não há comunhão entre Trevas e Luz. Deus tem compromisso com aqueles que tem compromisso com Ele.

    4)E por fim, diz o último parágrafo que "para Deus existe música boa ou ruim". Eu diria que para Deus existe música que glorifica à Ele e música que não glorifica à Ele. Diz ainda que "para Deus existe o bom aproveitamento do talento que Ele depositou em nós ou a tragédia que fizemos dele". Concordo, mas isto no que diz respeito aos santos, pois, aquilo que é do mundo já está julgado. Somente os santos é que terão que apresentar justificativas para o mal uso dos talentos dados por Deus, como nos mostra a Palavra (cf. Mateus 25.14-30).

    5)E como conclusão, ficam as perguntas: Por mais bonitas e/ou bem feitas que sejam, as canções, atuações, pinturas e toda e qualquer arte secular, glorificam à Deus? Rendem louvores à Ele? Conduzem as pessoas à Cristo? Falam do seu amor e/ou da mensagem da Cruz?
    Isto sim é o que importa!

    Saliento mais uma vez que é com todo o respeito e amor em Cristo que lhe escrevo, visando sempre um debate sadio a respeito da Palavra de Deus e buscando sempre aprender cada dia mais.

    No mais, que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e as consolações do Espírito Santo sejam sobre a tua vida.

    Seu conservo,
    Régis de Oliveira

    ResponderExcluir
  28. Dirão q não posso admiriar, ouvir esta música?

    What A Wonderful World (Que Mundo Maravilhoso)
    Composição: Bob Thiele / George David Weiss / Robert Thiele Jr.
    Na voz de Louis Armstrong
    Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
    Eu as vejo florescer para nós dois
    E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

    Eu vejo os céus azuis e as nuvens tão brancas
    O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da boa noite
    E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

    As cores do arco-íris, tão bonitas nos céus
    Estão também nos rostos das pessoas que se vão
    Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
    Eles realmente dizem: "eu te amo!"

    Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
    Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
    E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

    Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhoso


    Lean on me (Apoie-se Em Mim)

    Às vezes, em nossas vidas
    Todos temos dor
    Todos temos tristeza
    Mas se formos sábios
    Sabemos que há sempre um amanhã

    Apoie-se em mim
    Quando não estiver forte
    e eu serei seu amigo
    Eu ajudarei você a prosseguir
    E não demorará
    Até que eu precise
    de alguém para me apoiar

    Por favor
    Engula seu orgulho
    Se eu tenho dor
    Você precisa tomar emprestado
    Para que ninguém possa curar
    as suas necessidades
    Que você não queira mostrar

    Basta ligar para mim irmão
    Se você precisar de uma mão
    Todos nós precisamos de alguém pra se apoiar
    Eu posso ter um problema que você compreende
    Todos nós precisamos de alguém pra se apoiar

    Apoie-se em mim
    Quando não estiver forte
    eu serei seu amigo
    Eu ajudarei você a prosseguir
    E não demorará
    Até que eu precise de alguém para me apoiar

    Basta ligar para mim irmão
    Se você precisar de uma mão
    Todos nós precisamos de alguém de encostado
    Eu só poderia ter um problema que você compreendesse
    Todos nós precisamos de alguém para se apoiar

    se
    Existe uma carga
    você tem que suportar
    Que você não consegue
    eu estou aí perto na estrada
    eu compartilho a sua carga
    se você apenas me ligasse
    me ligasse
    Se você precisar de um amigo

    São músicas q celebram a criação de Deus e a amizade. Precisa ter meuito argumento para dizer que isso não é bom.

    ResponderExcluir
  29. concordo com o post, embora deva confessar que me sinto triste em ainda enfrentarmos discussões como essa. Para mim, mostra que, como Igreja, ainda engatinhamos no conhecimento de Deus.

    É como se não pudessemos aceitar que alguma coisa de bom possa sair de quem está fora do meio gospel, esquecendo-nos de que todo ser humano foi criado a semelhança de Deus e, apesar do pecado, tem potencial para fazer coisas boas.

    Então eu não posso admirar um professor e a mensagem dele porque ele não é cristão?

    Não posso achar machado de assis fantástico porque ele não é cristão?

    E o que dizer, por exemplo, da posição desses músicos "seculares"durante a ditadura, já que chico, caetano e tantos outros usaram seus talentos para defender os direitos humanos enquanto a igreja se omitia diante de tantas mortes absurdas.

    existem músicas seculares que edificam sim, porque defendem o justo, o belo e isso nunca pode ser inspiração do diabo, porque o diabo não pode roubar aquilo que é criação de Deus.

    ResponderExcluir
  30. e já que citaram o Dio, segue uma música do Black Sabbath:

    Você já pensou sobre sua alma / Será que ela pode ser salva? / Ou talvez você pense que quando estiver morto / Você vai simplesmente ficar no túmulo / Deus é só um pensamento na sua cabeça / Ou ele é uma parte de você? / Cristo é só um nome que você leu em um livro / Quando você estava na escola? / Quando você pensa na morte, você perde o fôlego / Ou fica tranqüilo? / Você gostaria de ver o papa enforcado? / Você acha que ele é bobo? / Bem, eu vi a verdade, sim, eu vi a luz / E mudei o meu caminho / E estarei preparado quando você estiver sozinho e assustado / No fim de nossos dias / Será que você ficaria com medo do que seus amigos poderiam dizer / Se eles soubessem que você crê no Deus Altíssimo? / Eles compreenderiam antes de criticar / Que Jesus é o único caminho para o amor / Sua mente é tão pequena que você tem que desabar / Com a sua turma por onde quer que você corra? / Você ainda zomba quando a morte se aproxima / E diz que eles podem muito bem adorar o sol? / Acho que é verdade que foi gente como você / Que crucificou a Cristo / Acho triste que a sua opinião / Tenha sido a única levada em consideração / Você estará tão certo quando o seu dia chegar / Ao dizer que não crê? / Você teve a chance, mas você a jogou fora / Agora você não pode reavê-la / Talvez você pense antes de dizer que / Deus está morto e enterrado / Abra seus olhos e entenda que Ele é o Único / O Único que pode salvar você de todo este pecado e ódio / Ou você ainda zomba de tudo o que ouve? / Sim, acho que é tarde demais.



    (tradução da música After Forever)

    ResponderExcluir
  31. Realmente são músicas muito lindas e admiráveis assim como as outras coisas oferecidas pelo mundo. Tudo muito aceitável, perteito, delicioso [aparentemente]

    Mas na Bíblia diz claramente de modo simples, sem rodeios "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 1 João 2:15

    Sinceramente, prefiro ser considerado cego para as músicas do mundo e ter meus olhos abertos para a Bíblia do que o contrário.

    ResponderExcluir
  32. Valeu Brunão, pode voltar pra sua bolha agora... Só que volte com seus olhos realmente abertos pro que diz a bíblia (já que é o que vc prefere), pq este versículo que vc citou não esta dizendo o que vc gostaria e muito menos está de acordo com o que as pessoas neste tópico estão dizendo...

    O que este versículo esta dizendo é que, em outras palavras, vc não deve "colocar a carroça na frente dos bois" e que o que as pessoas daqui estão dizendo é que existe manifestação de aspectos de Deus em músicas sem esta conotação específica.

    Pq se for pra citar versículos simplesmente vc deveria ter observado, por exemplo, o de 1º Tessalonicenses 5:21, que diz o seguinte: "Examinai TUDO. Retende o bem.(ou o que é bom)"

    ResponderExcluir
  33. Complementando: o Régis fez uma boa colocação em seu 3º e em parte do 4º ponto, o que deveria ser observado nestas musicas é o que diz respeito às suas intenções quando foram compostas e menos quanto às palavras em si. Já que, não é pelo fato de serem bonitas e falarem de coisas boas e agradáveis, que sirvam como um louvor propriamente dito. E, mesmo dentro deste nicho gospel, existe essa diferenciação...

    ResponderExcluir
  34. Francamente heim pastor... sempre via suas postagens no twitter e acompanho, tudo com bom senso de com discernimento na palavra, pois assim devemos fazer, concordo com todos que concordam que há algo de errado nisso: NÃO SE GRORIFICA A DEUS, satisfaz desejos nossos, e isso é severamente repreendido pelas palavras de Jesus, pela cruz da qual Ele nos oferece todos os dias, e apenas uma coisa podemos fazer com ela: Morrer nosso eu nela, através dela. Que comunhão pode haver entre Cristo e Belial, ou mamon, ou belzebul, ou dinheiro, ou qualquer outra coisa? NADA. Nem mesmo essas pobres musicas gospel de hoje dizem algo sobre ser cristão ou não, mas ao contrário, sobre promoção pessoal. ISSO É ABOMINÁVEL. Vemos que os cantores Cristãos de HJ imitam o mundo, tanto em mega estruturas quanto em suas performances inescropulosas. AO CONTRÁRIO, MUSICAS GOSPEL OU NÃO, NÃO ME LEVAM A DEUS, SEU EU NÃO ME HUMILHAR E BUSCAR TODOS OS DIAS JAMAIS O TEREI. OUVIR MUSICA CRISTÃO É TÃO COMUM QTO OUVIR MUSICA SECULAR, POIS SE AS OUÇO PRA APRECIAR DE NADA ADIANTA, E NEM SEQUER SE EU A OUÇO COM CORAÇÃO ABERTO NADA ADIANTA, POIS O QUE ENTRA EM TERRENO ARENOSO NÃO CRIA RAIZ, E A RAIZ DE FAZER TUDO ISSO TER SENTIDO É TER ALEGRIA EM CRISTO ATRAVÉS DA PALAVRA, ENTENDIMENTO DELA, VENDO-A COMO DEUS QUER Q VEJAMOS, E NÃO COM EU POSSO COMPREENDER, PORQUE COM MEUS PENSAMENTOS POBRES E MISERÁVEIS SOU CAPAZ DE CRER QUE NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM LEVAR PRA MINHA CASA O QUE O MUNDO QUER ME DAR, INCLUSIVES SUAS CANÇÕES. Em Oséias Deus te dá uma grande resposta sobre os fétinos louvores a qual damos a Ele, quem dirá se a Ele num for Direcionado! Não vou nem tocar no assunto de quem são as pessoas mencionadas na matéria!
    Portanto, sou radicalmente contra qualquer tipo de coisa dentro de minha casa (coração) a menos que elas me levem a Deus. São musicas legais, letras boas e buscam paz, sim, mas do modo errado, NÃO POSSO CONCORDAR COM ISSO! NÃO POSSO CONCORDAR QUE UMA PESSOA QUE CHAMASSE DE CRENTE ACEITE O QUE TEM NO MUNDO COM A MAIOR NATURALIDADE,Q PERCA SEU TEMPO NA TV AO INVÉS DE LER A PALAVRA, QUE ASSISTA NOVELAS E TELESERIADOS EM TROCA DE UMA VIDA DE CONSAGRAÇÃO, EU NÃO POSSO CRER Q ESSA PESSOA TENHA CORAGEM DE EXORTAR O NÃO CRISTÃO POR AQUILO Q ELE MESMO FAZ.
    Por fim, Ainda continuo admirando seus posts, mas saiba, Nada do que for dito aqui pode entrar no coração antes de ser confrontado com a Palavra de Deus, e esta, sinto em dizer-te, não pode entrar. Tanto é verdade que a maioria dos comentário aqui é de negativa da matéria.

    Nosso Redentor vive para sempre.
    Amém.

    ResponderExcluir
  35. As boas músicas seculares não me edificam em nada,podem serem belas,não conter imoralidade,mas não traz pra minha alma, aquilo que preciso na minha comunhão com DEUS!

    ResponderExcluir
  36. Parafraseando Ron Kenoly, vc tem que reter as coisas boas, afinal de contas TODOS NÓS CANTAMOS PARABÉNS PRA VOCÊ, e pelo que consta ela é UMA MÚSICA SECULAR.

    Sou músico, faço parte do Ministério de Louvor da Igreja Cristã da Aliança do Fonseca (Pr. Márcio de Souza), e temos a liberdade de ouvir o que é bom e agradável a Deus e reter isso para levarmos ao momento de louvor na igreja.
    Continuo escutando música secular de boa qualidade com letras que falem de coisas boas e agradáveis, como não consigo escutar por cinco minutos nenhuma rádio góspel, por causa dos louvores pobres em mensagem, somente pra venda de cd's e dvd's.

    Vou ser mais claro: na música em geral existe coisas boas e ruins, letras que edificam e letras que derrubam qualquer pessoa, inclusive no meio gospel existem músicas que faz com que vc se sinta o super homem, mas louvar e adorar ao Senhor, agradecer por tudo que ele fez, isso tá difícil de ouvir.

    Não me levem a mal mas eu prefiro a poesia de What a Wonderful World que exalta tudo que o Senhor criou pra nós do que o famoso "vai ser comido de bicho" que não passa mensagem nenhuma.

    Que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  37. muito obrigado nao precisa me responder mais nada depois dessa !!!!

    ResponderExcluir
  38. concordo perfeitamente com o post.

    Mas sem dúvida a música para o culto deve ser Cristocêntrica.

    Quanto ao resto, música de qualidade sempre edifica =)

    ResponderExcluir
  39. Gente, o Silwalter é fake né!? Esse post nao foi sério né?!!

    ResponderExcluir
  40. Bem, agora que cheguei me casa posso comentar... Da mesma forma que o Marcus Brito, eu faço parte do Ministério de Louvor da Igreja Cristã da Aliança do Fonseca.
    Alguns comentários que li me parecem brincadeira. Dizer que não podemos ouvir uma boa música pq ela veio de um não-cristão??? Legal, deixa eu te dar um lá gospel para vc começar um hino, é assim? Ou calma aí, lá vai um Dó secular para a música do Legião... Pelo amor dos meus filhinhos (By Silvio Luis) gente essa história de gospel e secular serve apenas para levar os crentes a dar dinheiro para os artistas gospel... Ir a um show gospel, ser fã gospel...O que convenhamos é ridículo.
    Mas voltando a música, o meio "gospel" anda tão ruim, mas tão sem qualidade, que só ouço música de crente que me pareça música "secular"... Ou seja, só ouço música com qualidade!
    Gente, obviamente que não ouço nada que fere meus ouvidos ou percebo que não condiz com a palavra de Deus... Portanto nada de rebolation, nada de funk da cachorra, forro do lenga-lenga... nada disso...

    Abraços
    João Vitor

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. As vezes penso sobre uma outra coisa:
    As pessoas falam tanto em saber que quem fez uma determinada música foi um crente, que fico pensando em uma coisa... Será que essa pessoa chega no MacDonald's ou afins e pergunta para o atendente: vc é crente? Essa pessoa só deve comprar roupa no crente's shopping... Nas marcas gospel jeans, onde o slogan é "aqui só trabalhamos com crentes!" Inacreditável... Asd pessoa falam tanto sobre música, sobre isso e aquilo... No final todos estão sentados em frente a TV vendo a novela ou um reality show da vida...

    ResponderExcluir
  43. Concordo com o irmão Emiliano M. Eu tbm sou cristã, lavada e remida no sangue de Jesus, batizada nas aguas e no Espírito Santo, falo em linguas, tenho dons, gosto de música e de louvor e amo meu Deus... e tbm estou triste pela morte do Dio principalmente pela música Man on the Silver Mountain que marcou minha adolescencia.

    ResponderExcluir
  44. Na minha opinião crente não deve ouvir musica secular,pois elas ajudam a nos secularizar tb,
    sempre que estou bem espiritualmente não sinto desejo de ouvir musucas,ver filmes ,jogar video-game etc... mas quando dou uma relaxada la vem aquela vontade de ouvir um diozinho,um marillionzinho enter outros.Lembremos que estamos no mundo mas não somos deste mundo,os Cristãos primitivos eram perseguidos por serem
    considerados misantropos(aqueles que odeiam tudo),porque eles se separavam das coisas seculares.E Cilla quanto a Morte do Dio(Deus)
    é uma pena pois morreu sem Cristo,mas voce deve
    enterrar o sentimento de nostalgia(II Cor.5:17)
    por coisas passadas(Os pecados)e viver o seu lindo futuro em Cristo.Vamos ver se o Dio glorifica a Deus em sua musica:

    Homem Na Montanha Prateada (Man on the Silver Mountain)
    Eu sou uma roda, eu sou uma roda
    Eu posso rolar, eu posso sentir
    E você não consegue me fazer parar de girar
    Porque eu sou o sol, eu sou o sol
    Eu posso me mover, eu posso correr
    Mas você nunca vai me parar de queimar
    Venha com o fogo
    Eleve meu espírito mais alto
    Alguém está gritando meu nome
    Venha e me faça sagrado novamente

    Eu sou o homem na montanha prateada
    Eu sou o homem na montanha prateada
    Eu sou o dia, eu sou o dia
    Eu posso lhe mostrar o caminho
    E veja, eu estou bem ao seu lado
    Eu sou a noite, eu sou a noite
    Eu sou a escuridão e a luz
    Com olhos que enxergam dentro de você
    Venha com o fogo
    Eleve meu espírito mais alto
    Alguém está gritando meu nome
    Venha e me faça sagrado novamente

    Eu sou o homem na montanha prateada
    Eu sou o homem na montanha prateada
    Venha com o fogo
    Eleve meu espírito mais alto
    Alguém está gritando meu nome
    Venha e me faça sagrado novamente

    Eu sou o homem na montanha prateada
    Eu sou o homem na montanha prateada
    Apenas olhe para mim e escute
    Eu sou o homem, o homem, lhe dou minha mão
    Venha com o fogo
    Eleve meu espírito mais alto
    Eu sou o homem na montanha
    O homem na montanha prateada
    Eu sou a noite, a luz
    O preto e o branco
    O homem na montanha prateada

    ResponderExcluir
  45. Parar de ouvir música "secular" é algo pessoal. Não é pecado, não desagrada a Deus, é apenas uma questão de consciência. Se te faz lembrar coisas ruins, não ouça, se não te faz nenhum mal, ouça sem culpa.

    ResponderExcluir
  46. Eu ouço musica secular tambem, sempre curti
    um bom som, mas não digo que venha de Deus, mesmo
    se a música é boa e a letra tambem, como as que você citou.

    Como você mesmo disse oque esta na palavra:
    "..já que bíblia diz claramente que toda boa dádiva, todo dom perfeito vem do alto.."

    Exato, dádiva e DOM PERFEITO.
    Os cara tem um dom fantastico para musicalidade, mas não perfeitos, perfeitos seria se viessem total de Deus, mas como tem musicas que sao um lixo mundano, digamos então que os musicos são realmente bons, mas não tem nada de dom perfeito nisso. Dom sim.. perfeito não.

    Então provem de homens essas musicas, não de Deus, isso não tem sentido algum.

    Aprovo ouvir musica secular, não tentando explicar por ter o dedo de Deus no meio da musica, isso seria cuspir na cara dele dizendo que não é santo, mas aprovo por que tem musica que é muito boa de se ouvir e muitas pregam contra o mundo, simples assim.

    Assim como MUITA musica gospel, musica secular provem de homens, não que isso seja de total ruim, só estou dizendo que de Deus isso nao vem.

    Não acho ruim ouvir musica secular, desde que certas musicas com conteudo ruim não interfiram na conduta cristã pessoal, ta tudo certo.

    ResponderExcluir
  47. alguém me explica o que é 'fake'?

    Alias, Cruz e o Evangelho de Cristo é a maior Ofensa para o mundo de Hj! É uma vergonha....
    Jesus Olhou para o povo de disse palavras duras a respeito dele e da vida com Ele, e ao final olhou para os discipulos e disse: Vcs tabém vão querer ir? Em outras Palvras para nós, Seremos capazes de suportar essa vergonha da cruz, a loucura do evangelho?

    Reflitam, se quiserem...

    ResponderExcluir
  48. Vou parar de trabalhar pq meu trabalho é secular...
    Mania das pessoas de querer ter 2 vidas, uma espiritual e outra secular...

    ResponderExcluir
  49. Ahhh gente...esse debate ja deu né!!!tem coisa mais importante pra conversar hj, como por exemplo..pq é um saco ir na igreja????eu n vou mais, um dos motivos é q a musica é muito ruim e sempre se fala a mesma coisa...mas temos poucos bons exemplos...

    ResponderExcluir
  50. Tens me dado muitas bençãos, que eu possa aceitar com a mesma alegria o sofrimento vindo de tuas mãos - D. Bonhoeffer (Mártir)

    ResponderExcluir
  51. Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada. - Elbert Hubbard

    ResponderExcluir
  52. Há muitos artistas: cantores, músicos cristãos que se dedicam exclusivamente à musica cristã, mas há também outros que fazem e gravam músicas para o mundo e se dizem evangélicos. Só para citar alguns exemplos temos o saudoso cantor Jessé. Foi criado num lar cristão, ficou famoso com a música Porto Solidão e gravou alguns discos de músicas evangélicas. Outro mundialmente famoso é o cantor americano B.J. Thomas conhecido pelas músicas Raindrops Keep Falling on My Head e pela balada romântica Rock and Roll Lullaby dentre outras. Teve uma história de vida conturbada antes de sua conversão em meados dos anos 70, gravou vários discos tanto de musicas cristãs e não cristãs. Há também o tecladista do grupo Roupa Nova Cleberson Horsth, cristão evangélico autor de musicas como Seguindo no Trem Azul, Tímida dentre outras. A cantora Amy Grant também gravou uma linda música com o cantor Peter Cetera chamada Next Time I Fall. Seria o caso saber como essas e outras pessoas famosas ou não fizeram para conciliar aquilo que chamamos de espiritual e secular sem se prejudicarem em suas distintas carreiras.

    ResponderExcluir
  53. hauahuauhahua muito boa Wagner!!

    Fake = falso .... gíria de internet!

    ResponderExcluir
  54. Quer dizer então que alguns não escutam músicas "gospel" por que os cantores só pensam em dinheiro? e as não "gospel" eles pensam em que? em quão satisfeito você vai ficar em ouvir sua música???

    da mesma forma que existe música ruim existe música boa no meio "gospel".
    A musica tem o poder de falar com você (vide mensagem subliminar em musica), de expressar algo que você está sentindo. Será porque que você ouve musica romântica quando está apaixonado? por que será que quando você ouve uma marcha nupicial você já sabe que é uma musica de casamento?

    Agora eu pergunto @binario10, onde é que um McDonalds vai ter o poder de fazer o que a musica faz, quando é que uma havaiana vai fazer o que a musica pode fazer? ou você quando está apaixonado em vez de ouvir uma musica romântica come um determinado sanduiche?

    "Estudos mostraram que o impacto da música no sistema nervoso e as mudanças emocionais provocados direta ou indiretamente pelo tálamo, afetam processos tais como a freqüência cardíaca, a respiração, a pressão sangüínea, a digestão, o equilíbrio hormonal, o humor e as atitudes. Isto nos ajuda a entender por que a batida impulsionadora e incessante do rock, exercendo um impacto diretamente sobre o corpo, pode ter uma gama tão extensa de efeitos físicos e emocionais."

    Pr. imagino que você deve gostar tb de "Imagine" de Jhon Lennon...

    ResponderExcluir
  55. Amiguinho, qual o problema com IMAGINE? O fato de ser uma mensagem anti culpa? (não existir céu ou inferno). Acorda cara, vc ta deixando de curtir muita coisa boa em nome de coisas que Deus não defende.

    ResponderExcluir
  56. eh por essas e outras coisas q prefiro ouvir secular e as bandas cristãs de Hardcore/Metal dos States...aqui tah mto banalizado, véio...

    ResponderExcluir
  57. Sobre a pergunta: "O que Deus pensa sobre música secular?" Bem irmãos, vou confessar algo. Eu pensava como o texto do pastor, até que...conheci Jesus. Hoje sou levita na igreja e canto no ministério de louvor. Quando até por brincadeira canto música secular, sinto tristeza em meu espírito, sinto entristecer o Espírito Santo, pois foge de todo propósito... eu nasci para adorar somente a Deus. Digo por mim, mas música pra mim é só para louvar o meu Senhor...e respondendo a pergunta: "O que Deus pensa sobre música secular?" Em mim, Deus não quer...
    Paz!

    ResponderExcluir
  58. Outra coisa...
    Se Davi expulsou um espírito mal de Saul só pelo dedilhar no instrumento musical entende-se que, não foi o conteúdo dá música, nem foi a letra (pois nem tinha) que teve poder, mas pra quem ela foi voltada (DEUS). Davi ADOROU a Deus. Dá mesma maneira, qtas músicas vinda de depressões, de fim de poço, de inspirações diabólica contidas em melodias, ou num dedilhar de dedos?
    Pense nisso! Música não engloba letra e ritmo, mas o que importa é POR QUEM ELA FOI INSPIRADA E PRA QUEM É VOLTADA!

    ResponderExcluir
  59. Eu não aguento ficar calada! rsrsrsrs
    Mas é a última. rsrsrs
    Quando alguém me pergunta se ouvir música secular é pecado eu digo que não. Assim como atravessas a rua de olhos fechados também não é pecado.
    Mas pense bem? Como saber se vem um carro de lá? Como saber na inspiração da música quem tava por trás? Eu digo com sinceridade... eu não sei, mas o Espirito Santo que está em mim sabe. Por isso fico agoniada e entristecida...
    Busquem a presença do Espirito Santo até ouvindo música irmãos, pois se tiver algo diabólico nEle, Ele revelará.
    The end!!!!
    rs

    ResponderExcluir
  60. Há um tempo aceitei Jesus, e por um tempo parei de ouvir músicas gospel, mas depois de um tempo voltei a ouvir músicas seculares. Ouço músicas seculares muito menos do que ouço músicas gospel, mas concordo com o Post do Pr.

    Não vai se a música é gospel ou não, mas o conteúdo, eu posso ser cristão e ouvir músicas seculares, mas também não vou sair ouvindo qualquer tipo de música, como aqueles Funks horríveis, ou músicas que tenham sentenças diabólicas e até mesmo aqueles raps do 50 Cent que ouvia muito antes de aceitar Jesus, raps que dizem mais palavrão do que tudo.

    Me interessei pelo assunto e resolvi fazer esse comentário. Realmente acho que as pessoas discutem mais aqui do que procuram ganhar novas vidas pra Deus, triste!

    O Pr. apenas postou uma perspectiva dele sobre o assunto, o que eu concordo. Pois como disse, prefiro tirar certas músicas seculares e parar de ouvir algumas delas pois muitas me lembram coisas ruins, mas assisto muitos filmes de terror, porque gosto e acho uma grande diversão!

    =D

    ResponderExcluir
  61. Só corrigindo o 1º paragráfo que escrevi, me confundi um pouco nas palavras kkk.

    "À um tempo aceitei Jesus, e por um tempo parei de ouvir músicas seculares, mas depois de um tempo voltei a ouvir músicas seculares. Ouço músicas seculares muito menos do que ouço músicas gospel, mas concordo com o Post do Pr. "

    ResponderExcluir
  62. Interessante é que não se escuta musicas seculares mas asssistem produções "roliudianas",vão a medicos seculares, pegam onibus seculares, comem comidas de cosinheiros seculares, etc.

    ResponderExcluir
  63. Eu acredito sim que Deus criou o homem para glorificá-lo, e por isto espalhou dons , mas com um unico intento; Sua glorificação. Daí o homem na sua rebeldia, nasce com o dom, e sáe cantando pra sua glória pessoal, para ter fãs, para ser endeusado, e por isso, não glorificando a Deus, mas sim ao seu égo, acaba vivenciando o vasio , pois Deus se retira e só resta ao homem, o se drogar, beber, e até se suicidar ! É só olhar na história musical qual o fim dos maióres cantores e que fizéram, muito sucesso aqui na terra !

    ResponderExcluir
  64. irmãos queridos que escutam "musica gospel"
    vamos as estatisticas:

    1-95% das músicas gospel(inclusive alguns hinos da harpa cristã)foram compostos inspirados em musica "secular".

    2-vários artistas"gospel" roubam na cara de pau arranjos de música "secular" que o público gospel não conhece(emerson pinheiro,tecladista da fernanda brum é o recordista)

    3-já que é pra não ouvir música secular porque não "vem de Deus",então pare de usar a internet,o google,o gmail,o windows como sistema operacional do seu pc que permite a vc ler esse tópico e falar tantas tolices,porque todas essa empresas são de SATANISTAS,ILUMINNATIS E TODOS TIPO DE GENTE ENVOLVIDA COM SATANÁS.

    CRISTO FALOU PRA SER MANSO COMO POMBA E ASTUTO COMO SERPENTE,SE ALGUÉM SE DIZ SEGUIDOR DE JESUS E NÃO CONSEGUE DISCERNIR QUANDO A MÚSICA É BENIGNA OU MALIGNA SENDO CRISTÃ OU NÃO,ESTÁ COM SÉRIOS PROBLEMAS ESPIRITUAIS.

    CUIDADO COM JULGAMENTOS...A SALVAÇÃO É DE RESPONSABILIDADE DE CADA UM...
    EQUILÍBRIO IRMÃOS,ISSO É VIVER EM ADORAÇÃO INDEPENDENTE SE RÓTULOS.
    PAZ ETERNA A TODOS!!!!!

    ResponderExcluir
  65. Os argumentos são sempre os mesmos, todos furados e insustentáveis!

    Dizer que ouvir música secular é pecado porque não glorifica diretamente a Deus, é o mesmo que dizer que ir ao cinema é pecado, porque também não glorifica diretamente a Deus.

    Dizer que a obra de pessoas não cristãs não deve ser apreciada, é o mesmo que dizer que as roupas, comidas e internet que usamos têm que ser fornecidas por pessoas cristãs.

    Dizer que o cristão tem que ouvir só música gospel porque é de louvor a Deus, é o mesmo dizer que o cristão não pode ouvir uma palestra relacionada a assuntos seculares, porque não é louvor a Deus.

    Enfim, lanço uma pergunta: A Canção do Exílio, poema escrito em um momento difícil para o autor, pode ser lida pelo cristão? Por que se ela receber uma melodia, passa a ser pecado?

    ResponderExcluir
  66. Olha pastor eu acho isso errado, uma vez ouvi uma histoiria de uma irmã que um dia na igreja perguntou ao seu pastor se podia ouvir musica secular. ele disse que não havia nenhum problema. o que aconteceu? ela foi aos poucos se desviando e foi pro mundo. Para mim música secular é musica mundana, na bilia diz que o fiel não deve ter nada com o infiel. a musica gospel ja existe para isso mesmo para os cristãos ouvirem e nao se contaminarem com com coisas do mundo. a paz

    ResponderExcluir
  67. OI PESSOAL, VAMOS COHECER UM POUCO MAIS ANTES DE ENTRARMOS EM DETALHES? ALGUÉM DISSE QUE TODO DOM PERFEITO VEM DE DEUS,MAS ESQUECEU O RESTANTE DO VERSÍCULO QUE DIZ" EM QUEM NÃO HÁ MUDANÇA E NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO".E A CANÇÃO CITADA,MONTE CASTELO DE RENATO RUSSO, FOI GRAVADA PARA UM HOMEM, ASSIM COMO MUITAS CANÇÕES DE FREDDYE MERCURY, ELTHON JOHN E VÁRIOS OUTROS HOMENS QUE SÃO OU FORAM DECLARADAMENTE HOMOSEXUAIS.A PARTE "ESQUECIDA" DO VERS. 17 DE TIAGO. CAP.1,DIZ QUE DEUS NÃO MUDA,SERÁ QUE DEUS ÍNSPIRARIA ALGUÉM PARA FAZER UMA COMPOSIÇÃO TOTALMENTE CONTRÁRIA À PALAVRA DELE?

    PR. GIL BH.

    ResponderExcluir
  68. Pastor Gil, de onde o Senhor tirou que essa música foi gravada pra um homem... aquilo é um poema de Camões queridão... nesta o semnhor equivocou...

    ResponderExcluir
  69. Gente pra mim é o seguintee .. a musica nao foi feita pra Deus?? intao Deus nao se agradaa delaa ... pq Deus fez as musicas pra serem de adoração a ele e nao a outra coisa .. como por exeploo.. te cara q faz musica pra uma mulher tipo;...
    : MINHA AMADA EU TE AMO'' ou tambem para objetos tipo:: FUSCAO PRETOOOO'' ... ou para o proprio demo tipo: ELE VEM DEVAGAR E AGARRA PELO MEU PÉ E ME LEVA PRA BAIXO PARA AS LARVAS DO INFERNO... agora me digam qual deses tipos de musicas sao pra Deus??? hum??? ham?? .. intao esse negosso q falaram q cantores SECULARES tiveram inspiração do Espitiro Santo, é tudo balela. desde de quando é inspiração de Deus isso :: MEU AMORZINHO QUERO TE CUME TODINHAA...
    desde quando??

    existem varios ritmos evangelicos de adoração a Deus.. vao ouvir ,....
    eu era rockeiro tinha uma banda de rock q tocava soo
    IROM MAIDEN, GUNS N' ROSES, KISS, SLIPKNOT, SCORPIONS e ETC.. esses treco ae
    graças a Deus me converti e ta tudo melhor agora ..
    beim agora vo citar uns exemplos do q as musica seculares falam so pra vcs terem a ideia to quanto nenhum delas é de adoração a Deus.. veja soo:

    Sertenjas: so falam de CORNO, TRAIÇÃO E PAIXÃO (paixão nao é de Deus e sim o AMOR)

    ROCK: a maioria so fala PALAVRÕES. e uns sobre VINGANÇA e outros do DEMONIO..

    EMO:: so fala sobre DESILUSÕES e PORCARIAS SEM SENTIDO q nao tem nada a ver com Deus

    FORRÓ: so fala PORNOGRAFIA.. e alguns CORNO desiludido

    FUNK: so fala PUTARIA...

    E OUTROS.....

    mais tambeem existem todos esses ritmos no mundo gospel ao qual sao todos de adoração a Deus..


    isso ae PAZ A TODOS e ficam espertos... quanto ao assunto

    ResponderExcluir
  70. ah e enquanto a uns q dizem ae q ""veêm filmes seculares, vêem programas seculares. comem comidas de consinheiros seculares, e mais coisas...
    eu vo me defender como cristao

    eu nao assisto filme q falem sobre pornografia e tals essas coisas , e neim dessas espresas consagradas ao demo, tipo a Columbia filmes..

    tv neim vejo muitoo.. so programas livres e sem palavroes essas coisas... (viso muito antes de acistir)

    quando vou comer algo sempre conssagro a Deus antes de comer ...

    e conssagro varias outras coisas tambeem.. ei vijio bastantee ..

    na paz a todos q Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  71. ah!! e mais gente nao descutam comigoo. descutam com Deus pois as regras sao dele.. eu so apenas um filho dele igual a todos vc's ...

    fica ae o abraçoo..

    ResponderExcluir
  72. Vc ta completamente enganado Natanael... Deus não trabalha com regras, mas com graça e amor...

    ResponderExcluir
  73. TÁ TUDO INVERTIDO, A IGREJA DO SENHOR TÁ IMITANDO O MUNDO.TANTA PALAVRA BONITA QUE POSSO DIRIGIR EM LOUVOR Á DEUS, AÍ VOU CANTAR QUE QUERO UMA LOIRA E UMA MORENA E MUITA CERVEJA NA MESA? HÁ UMA CANÇÃO ANTIGA QUE DIZ: CUIDADO OUVIDO COM O QUE OUVE... O SALVADOR DO CÉU ESTÁ OLHANDO PRA VOCÊ CUIDADO OUVIDO COM O QUE OUVE.SEI PERFEITAMENTE QUE A MÚSICA MONTE CASTELO É UM POEMA DE CAMÕES, MAS FOI TRANSFORMADA EM UMA HOMENAGEM Á UM AMANTE DO MESMO SEXO.E NÃO ME VENHAM COM PAPO QUE TUDO É SANTIFICADO PELA ORAÇÃO, POSSO ORAR CONSAGRANDO Á DEUS UMA DROGA ALUCINÓGENA E DEPOIS INGERIR?CAZUZA DEU UMA TRAGADA NUM BASEADO E SOPROU A FUMAÇA PARA CIMA E DISSE: ESSA É PARA VOCÊ DEUS. VAI DEFENDER O CAZUZA TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  74. Não pode sair agua doce e agua amrga de uma mesma fonte, aprecio muitos de seus artigos, mas nesse voce foi infeliz. eu não espero vc , daqui uns dias estar defendendo Raul Seixas, e dizer que nada tem a ver, como essa atrizes porno que se "converteram" e continua na sua "profissão"

    Desperta tu que dormes e Cristo te esclarecerá, não vos conformeis com esse mundo.
    Estou orando para vc.

    ResponderExcluir
  75. Louuuco ,
    como pode falar isso ?!

    É claro que existe diferença !
    Chama então Milton Nascimento pra canta na sua igreja !!!

    Musicas seculares não sao criadas para adoração a Deu , então simplismente esta errado ouvir isso !

    OUÇA SEMPRE OQUE VEM DE DEUS ,E O QUE É FEITO PARA DEUS !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Sou cristã mas deixei o ministério da igreja para trabalhar com música secular, em barzinhos, tocando MPB. Sou formada em música e esse é o meu trabalho. Não uso roupas indecentes, não canto músicas indecentes até mesmo porque isso não faz parte do meu caráter. Mas a igreja proibiu de exercer o ministério e cantar secularmente. Logo, saí da igreja evangélica e voltei para a igreja católica.

    ResponderExcluir
  77. Ana, uma pena vc ter deixado a igreja evangélica, mas se estiver no RJ, venha congregar na cristã da Aliança comigo ou com o pr. Renato vargens e vc será acolhida e cuidada como merece e não como os dogmas mandam.

    ResponderExcluir
  78. Pr. Márcio, graça e PAZ!

    "Caí" aqui em seu blog ao fazer uma pesquisa no Google sobre um determinado assunto...

    Logo de cara, este texto. É exatamente como eu creio!

    Demonizam música secular e colocam a música gospel como sendo a única vinda de Deus...

    Como foi muito bem colocado, existem músicas seculares mais inspiradas por Deus do que muito lixo feito em nome de "Gizuis".

    Assino embaixo e desde já estou seguindo seu blog.

    Tendo um tempinho, mê de a honra de sua visita no meu espaço: superjotablog.blogspot.com

    O nome do blog, "por acaso", é "Pastor João e a Igreja Invisível", baseado na "música profética" feita pelo Raul Seixas, ironizando boa parte do que a atual igreja evangélica brasileira se tornou...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  79. João, que sensacional o nome do blog!!!!!!!!! Obrigado pelo comentário e vou visitar seu espaço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  80. sou fabio acredito que td o que queria dizer foi dito nos comentarios acima entao so vou dizer que sou contra a idéia do pastor...

    ResponderExcluir
  81. Tenho uma banda de rock, ouço músicas que são muito expressivas de bandas que crentes me jogariam no chão e me mandariam me converter, como Slipknot ou Marilyn Manson, porém amo a Deus, mas isso me gera muito conflito, existe um medo muito grande em mim sobre ser punido, procuro sempre ser bom com todos e só respeito essas bandas por que vejo que eles tem idéias e opiniões próprias, mas realmente estou confuso, o medo da punição é inevitável

    ResponderExcluir
  82. Excelente post pastor! Concordo plenamente!
    Não podemos ficar dividindo tudo em secular e sagrado, considerando as coisas terrenas como inerentemente más e as espirituais boas (como Platão o fez). Nossa vida é integral!!! Como diz em Colossenses 1.20 "e que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo TODAS as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" e não só na nossa vida eclesiástica dita espiritual. Como afirma Rookmaaker, Deus criou todas as coisas boas, o problema é apenas o pecado que distorce a criação de Deus.
    Então se adotarmos essa postura anabatista de separação geográfica e relacional do mundo, daqui a pouco vou pedir ao encanador, ao construir minha casa, que faça um encanamento de Jesus.

    ResponderExcluir
  83. Pra Deus não existe essa divisão de secular e gospel isso eh criação do homem.O que existe eh musica boa e musica ruim,a musica eh uma arte,uma forma de expressao.
    Uma musica pra se adorar a Deus não precisa ter Deus,gloria ou chuva na sua letra pra ser de Deus(como mtas pessoas alienadas e gravadoras pensam),e ate mtas musicas seculares como indios do legião urbana fala mto mais de Deus do que essas abundantes chuvas desse gospel brasileiro.

    ResponderExcluir
  84. qual seria a diferença entre "eu amo amar você..." da Cassiane e "more than words" do Extreme? nenhuma. ambas são músicas SECUALRES, assim como "Don Juan", "eu sou linda"(pâmela) "eu e você" (novo som), etc.. A diferença é que tem unção?Desculpe, essa é uma desculpa para escutar música secular sem admitir sua secularidade. Sacra é que não é...


    Arte é Arte. Sacro é Sacro. Laico é laico.

    ResponderExcluir
  85. Não desejo opinar sobre "ser a favor ou contra", isto não muda nada do que aprendemos, seja na bíblia, seja em algum curso teológico ou em nossa formação acadêmica. Mas não posso deixar de alertar sobre a falta de maldade daqueles que postaram comentários citando letras de "Black Sabbath", "Renato Russo" e outros, fazendo uma análise sobre um tema polêmico baseando-se somente em uma música que possui um texto "Light", não levando em consideração todo o contexto desse ou daquele autor, que escreve tantas letras, às vezes bendizendo e às vezes maldizendo, sem falar das mensagens subliminares. O que para estes autores funciona como estratégia, tem alcançado todos estes que postaram posicionando-se como admiradores da "Boa música", e nem se quer percebem que suas letras podem ser insentas de coisas ruins, mas não anula seus príncipios, aquilo que aprenderam e que acreditam e defendem como Filosofia, e acreditem, isto esta tudo inserido em todas as suas letras, até nestas que foram acima postadas. Essa questão é tão séria que professores de "Marketing" nas universidades nos ensinam como agir estrategicamente em uma propaganda, ou em uma letra de um pequeno "Jingle" para ganhar novos clientes. Se aceitam um conselho, para "reter o que é bom", é necessário buscar a sabedoria assim como Salomão aconselha em seus provérbios e depois tentarmos definir o que é bom no mundo em que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  86. Pessoal, acessem meu blog: http://charlesguittar.blogspot.com/
    Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  87. " Olá, graça e paz. Tudo que está ligado ao cristianismo é construtivo. Hoje somos vulneráveis a toda espécie de males, principalmente as musicas sem conteúdo moral e ético; o lixo da sociedade capitalista. Raramente somos confrontados com letras melódicas agradáveis, inclusive no movimento evangélico. Chega-se a conclusão que muitas vezes é melhor ouvir Monte Castelo do que uma música evangélica".

    Shalom, Rafael Lima
    Participem do meu blog:rafaeljosedelim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  88. Creio ser impossível para o homem responder uma pergunta por Deus. É presunção demasiada só tentar.
    Discordo do post por causa disso: o irmão faz a pergunta e a responde "em nome de Deus".

    ResponderExcluir
  89. Sempre que vejo esse gênero de discussão chego a mesma conclusão: Como o ser humano é egoísta!

    A glória, louvor, honra, poder, elogios, aplausos, tudo seja dado à Deus!

    "Deus é egoísta?" Mas é claro que não! Seria ilógico a criação de um ser perfeito ter como propósito glorificar seres imperfeitos! Só Deus pode receber tudo, pois é o único digno!

    Percam menos tempo pensando: "como EU posso gastar mais o meu tempo me divertindo ouvido música?", "o que EU posso fazer?", "o que EU posso ouvir?", "o que EU posso falar?". Ganhe o seu tempo em Deus! Lendo sua palavra, O louvando não só com música, mas com integridade, orando sem cessar (entenda isso como estar "online" pra Ele), amando a todos, porque o filho faz aquilo que o Pai ensina fazer, viva de acordo com o que Deus te ensina fazer, não o mundo, não os pastores, padres, papa, parentes e amigos, mas Deus. Se hoje você não sente prazer na presença dEle, não sente FOME da sua palavra, saiba que a perda da fome é sinal de doença, e prazer em Deus acontece ao "matar a fome" espiritual.

    Chega de discussões! Paulo mesmo falava que "áreas cinzentas" devem ser evitadas nas discussões já que não interferem em nada, pois os que têm a mente aberta (como Paulo tinha) não devem escandalizar os pequenos e fracos na fé. Ser cristão é muito mais que religião, quando você se declara cristão você está declarando que você é um "MINI JESUS", amar a Deus e ao próximo inclui os roqueiros, drogados, pastores, papa, padres, todos!!! Sem preconceito!

    Enfim, três peneiras devem fazer parte de cada palavra sua: VERDADE, NECESSIDADE e GENTILEZA.

    Que fique bem claro que o profeta não é maior que sua mensagem e, portanto, não está isento dela, mas não quer dizer que o profeta não deva dize-la, muito pelo contrário, deve não só dize-la como buscá-la verdadeiramente na sua vida.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  90. nossa quanta besteira, se vcs ouvissem meu pr falando aí sim iam nos cahmara de crentes taliban, quanto a min ainda ñ sei se é certo ou errado continuo na duvida, sendo assim nem canto pq a biblia diz tudo que ~e é de fé é pecado.

    Gostaria muito de ter a opinião de john wesley, charles finnei, willian tyndale, Hudson taylor, Beth moore, david wilkirson, pena que a maioria deles já morreram, ou não estão com senhor livres de tudo isso, Mas a pergunta é se a biblia condena a mistura do impio com o crente,
    a musica tb ñ entra nesse aspecto???

    ResponderExcluir
  91. corrigindo tudo q ñ e de fé é pecado, hehehe

    ResponderExcluir
  92. Pecado não é "tudo que não vem e fé" pecado veio do grego e significa: errar o alvo. Era muito usado no linguajar de arqueiros. E por via das duvidas, a palavra em hebraico correspondente, apresenta o mesmo signifcado.

    E corrigindo novamente, a biblia nao condena a mistura com o ímpio, mas sim aconselha a nao andar no conselho dele, ou seja, nao se tornar como um deles. Jesus mesmo se misturava demais com o povão, mas nao com o intuito de se tornar um deles, mas sim de alcança-los para Cristo. E Paulo mesmo falava que ele usava das vestimentas e culturas e se encaixava nelas pra alcançar a vida das pessoas com as melhores estratégias possíveis. Na minha opinião ele só nao utilizava do estilo musical porque naquela época isso ainda nao existia.

    ResponderExcluir
  93. Ah e só pra concluir o primeiro parágrafo o pecado que significa errar o alvo se refere em errar nao só o alvo mas a mosca que era aquela hol. há preta que tem bem no meio do alvo. Quando alguém errava a mosca as pessoas diziam que pecaram, e no fado daqui pecar quer dizer errar o centrO da vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  94. palavras de:"Anônimo disse...
    discordo!!!

    1 Coríntios 10:31
    "Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus."

    Não consigo ver Deus glorificado em qualquer musica dessas.

    "para Deus existe música boa e ruim" e existe também as musicas que glorificam a Ele e as que não."



    Então um médico só pode operar "evangélicos"?
    um advogado só pode defender "angélicos" e sitar as leis bíblicas?
    e um dono de restaurante? só pode servir comida para "evangélicos"?

    Eu so cantor, e não so cantor gospel, tbm nao me considero secular, mas MUSICO, e mutias pessoas falam isso porque não é a profição delas, realmente essa palavra de Deus faz sentido e é só saber interpretar, vo dar um exemplo e no final dele vo falar sobre glorificar a Deus em todas as coisas.

    Também sou produtor musical, já produzi diversos "cantores gospel" alguns super de Deus já outros... já deram calote, já soube de casos de trair a namoras e entre outros casos,muita das vezes não cantam só para gloria de Deus,mas porque é mais fácil de obter um bom publico.
    eu posso não cantar gospel, mas posso ser fiel me afastando do dos pecados carnais sitados por paulo na bíblia, como posso cantar gospel e estar em pecado, ou não.

    "Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus."

    Voce come comida gospel? feita por evangelicos? voce bebe coca cola gospel? então vamos interpretar essa palavra, A NOSSA VIDA TEM QUE GLORIFICAR O SEHOR JESUS, EU POSSO NÃO CANTAR GOSPEL, MAS DESDE QUE MINHAS MUSICAS NÃO VENHAM DENEGRIR A IMAGEM DE DEUS EU NÃO ESTOU EM PECADO,e como isso seria glorificar a DEUS? simples, quando voce ver alguem crescendo em seus sonhos feliz na vida financeira, sentimental e etc. e ela é de Deus vc vai querer ouvir o que ela tem pra falar, porque voce ve Deus na vida dela, então amigos, glorificar a Deus é fazer seu trabalho conciente de que no final isso tenho como ganhar almas, e mostrar que Deus esta na sua vida, ele tem uma obra pra cada um entao não julgue,eu por exemplo não vendo meus principios porque sei que tenho um limite e se passar dele estou em pecado.Musica é arte, o cantor é o artista e o trabalho pronto é o personagem, são coisas relativas primeiro analisa a ti mesmo pra saber se você ta julgando certo!

    "Deus é quem,em vóz, opera tanto o querer como o realizar, por sua boa vontade"flipenses(2-13)

    desde que seus sonhos não sejam algo da carne certamente Deus é contigo, exemplo: QUERO SER UM CAFETÃO,ae não da ne? Vai na sua fé corra atras dos seus sonhos e glorifique Deus em tudo!

    ResponderExcluir
  95. "O céu pagará qualquer prejuízo que possamos sofrer para ganhá-lo; mas nada pode pagar o prejuízo de perdê-lo." [Richard Baxter]

    Um dos Mais conhecidos puritanos, exenmplo de pastor e suas obras, que não foram feitas por homens, mas pelo próprio Espirito de Deus, o que faz com que seu nome seja conhecido centenas de anos depois de sua morte, é um dos nossos grandes exemplos de liderança e pastorei de almas, que certamente se espelha com a liderança e o pastoreio do Grande Pastor Jesus.

    Gosto muito do que ele Diz, e Gosto do que a Biblia diz sobre tais coisas, e ela diz muita coisa, e devo entender tudo com todos os panos de fundos contidos em cada ensinamento. Não vou citar nenhum versiculo pq creio que todos acharão que meus fundametos serão apenas estes. Portanto, Glorifico a Deus conforme entendo, e sei que custa bem caro segui-lo. Tal preço é até inimaginável, e nós, nos preocupamos em debater futilidade como estas...

    Minha oponião: Não curto nenhuma, apesar de algumas terem uma boa letra e melodia, sou musico e entendo bem isso. Mas antes de ser músico prefiro dar-me por completo a Deus. Se vc curte, problema é seu. É como o milênio, será antes ou depois da tribulação? Tantas Teorias.. gosto do que Paul washer Diz: "Qd chegar o dia vc vai saber". Assim sendo, me preocupo mais em viver o que está na minha mente. Queremos ser todos Brilhantes, mas eu me conheço, e seu que não sou. Vcs tb se conhecem, e se acham que existe algo de bom em vcs para se auto-justificarem, problema é de vcs. Como dizia Tozer: "se as pessoas soubessem quem eu sou de verdade, não daria honras a mim, dariam a alguém mais digno". Quem não conhece o Trabalho de A.W.Tozer? Olha o que disse de si mesmo. Vamos falar de Cristo, de como ir até ele, de como se entregar a ele, de ser salvo, e não do que deus gosta ou deixa de gostar! Quem conheceu o coração de Deus para afirmar isso?
    Sabe essa coisa de Graça Comum, que pra mim é desculpa pra não deixarmos tudo que temos, e que gostamos e que achamos confortável a ao dentro de nós, ela vem sim sobre todos, e está sobre todos, assim como o ar está para todos, mas nem todos a compreendem, nem todos... Ninguém é santo ou deixa de ser pecador por causa apenas da graça. De Graça, a graça já está posta, mas se vc não vir a Cristo, a graça pra vc é inutil, ela te condenará, pois como diz, Paulo: Como podemos negligenciar tamanha salvação?

    Portanto. tenho comigo isto: "O céu pagará qualquer prejuízo que possamos sofrer para ganhá-lo; mas nada pode pagar o prejuízo de perdê-lo." [Richard Baxter]

    O resto pra mim é lixo... Eu era um lixo, estava no lixo, vim do lixo, e não quero lixo... PS: Lixo não e igual música, antes que os defensores me acusem de fundamentalistas.

    Sirva a Deus com o teu coração. Que a Paz de Cristo seja o Juiz no coração de todos vcs.

    Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de BOA FAMA, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

    @walterkano

    ResponderExcluir
  96. 1
    visualizar mais respostasCarregando...
    [excluir resposta]
    adelino ribas A Arte sempre foi arte, em todos os niveis tanto intelectual como social, e musica é musica, seja ela louvor ou musica. É claro que ao homem é dado dons e talentos para todos os tipos de arte, e talvez, infelismente, os maiores talentos tanto da musica como das outras artes são ou estão no chamado mundo secular, que é a sociedade humana q caminha a margem da vontade de DEUS, q foi o que nos concedeu talentos especiais para serem usados p/ sua gloria e edificação humanas. AGORA, UMA PERGUNTA. O que Bob Marley um dos maiores nomes do reggae defensor assiduo e usuario confesso da maconha q viveu e levou tantos jovens a esperimentarem drogas e teve uma vida marginal fazendo apologia, talvez voce não saiba, PROPAGANDA, da legalização da canabis, ( maconha ), volto a perguntar, O que Bob marley pode trazer de edificaçao e de exemplo para um jovem em formação intelectual e espiritual? Pior, para um jovem q quer ser fiel a DEUS e andar como um discipulo de CRISTO, que não se contamina c/ os manjares deste mundo.? 12:06
    Ler resposta inteira
    [excluir resposta]
    adelino ribas Falta os outros como Renato Russo lider do Legião Urbana, ( voce acha q essa legião são de anjos?), um dos maiores ícones dos anos 80, com uma carreira marcada por abusos de drogas e escandalos, homossexual confesso que morreu de uma forma degradante de aids, que nas suas musicas dizia q gostava de meninas e meninos e na musica Faroeste Caboclo que JOão de Santo CRISTO SENTIA todo o ódio que Jesus lhe deu e outras tantas que falta espaço p/ citar. Sem falar do Djavam e do Miltom Nascimento q não fazem objeção de declarar suas opções sexuais. Talvez voce não saiba mas Yesterday, grande sucesso dos Beatles e que ja foi a segunda musica mais popular do mundo veio de uma forma mistica segundo seu proprio autor Paul Macartney, e tantas outras que fizeram sucesso. Falta espaço. Sinto pesar por ver Crentes voltando a buscar (Satisfaction, I Cant get now ) satisfação e inspiração nos deuses da Babilonia e do Egito. Meu irmão Deus TEM MAIS PRA VOCE. BABILONIA NÃO É O TEU LUGAR. 12:35

    ResponderExcluir
  97. " A questao de musicas mundanas ou nao foi e sempre será algo muito polêmico, eu sou servo do senhor há 7 anos, e hoje vejo o quanto Deus tem me abençoado a começar pelo ministério levitico que me deu, e me sinto tao honrado e tao grato com esse dom maravilhoso que me deu que sinceramente nao tenho mais prazer em ouvir musicas seculares, é como uma irmao falou: "“Quando alguém me pergunta se ouvir música secular é pecado eu digo que não. Assim como atravessar a rua de olhos fechados também não é pecado". Dê a Deus o sentido auditivo que ele te deu, ofereça a Ele... tanta gnt nao ouve, nao falam, e vc tem o privilégio de ter uma audiçao e uma voz, pra que emprestar pra coisas que nao glorificam? use essa dadiva que Deus te deu pra glorificar a Ele.

    ResponderExcluir
  98. pow vcs são malucos..
    varios cantores gospel tem suas vidas espirituais destruidas, como vcs querem analisar a música pela pessoa???
    e no minimo falta de critério, fora que varios desses cantores já foram vistos em boates aqui do Rio de Janeiro....
    Para mim tudo esTá na LETRA e no que ela te passa...

    ResponderExcluir
  99. Realmente os dons vem de Deus, ele nos fez sua imagem e semelhança e nos deu criatividade e inteligencia.

    Homens dotados de inteligencia criam armas, fazem guerras, roubam, matam, e enganam.

    Deus nos dá os dons, mas nós decidimos se devemos utilizá-los para glorificá-lo ou não

    Pastor, eu lhe proponho que reavalie seus conceitos à luz da palavra e em oração

    ResponderExcluir
  100. bOA NOITE.....MUSICA GRUPO EXALTASAMBA

    ETERNO AMANHECER

    A LUZ VENCE A ESCURIDAO, UMA FLOR BROTA DO CHÃO ...TD VOLTA A VIVER
    VEJO AMOR E EMOÇÃO, TRANSBORDAR DO CORAÇÃO NESSE LINDO AMANHECER
    AH AH
    DESPERTAR E CAMINHAR, SÓ PRA VER COMO É BONITO O AMANHECER, SENTIR O PERFUME DAS ROSAS, UM BRINDE AO AMOR ... E TUDO QUE É BELO E TEM VIDA SE FAZ SEM PUDOR RESPLANDECER...
    É MUITO BOM DE SE VER...
    E SAIBA QUE É BEM MAIS LINDO VER O ALVORECER E SENTIR TODA ESSA VIDA QUE ESTA VINDO , A MÃO DE UM IRMÃO APERTAR E A PAZ DO SENHOR EXALAR... QUE LINDO É VER TUDO ISSO SEM TER QUE SONHAR... E AO CAIR NA REAL SE ARREPENDER DE ACORDAR
    SER FELIZ É TUDO QUE NA VIDA A GENTE ALMEJA ...QUEM DERA QUE A VIDA FOSSE SEMPRE ASSIM, ETERNO AMANHECER, SEM NUNCA ANOITECER...QUE O DIA NOS CUBRA DE LUZES E A NOITE DE TREVAS SE VÁ
    QUE LINDO É VER TUDO ISSO SEM TER QUE SONHAR E AO CAIR NA REAL SE ARREPENDER DE ACORDAR...

    SERÁ QUE GLORIFICA AO SENHOR , OU POR SER UM GRUPO DE PAGODE SECULAR DEVEMOS FECHAR OS OULHOS E OS OUVIDOS PARA UMA OBRA TAO MARAVILHOSA??
    http://www.youtube.com/watch?v=2IXhr4jCNYc

    ResponderExcluir
  101. Esse debate vai longe somos diferentes tanto fisicamente como em nossa intimidade com o Senhor!
    Analisar tudo que se ouve e vê é o caminho certo!
    Ah! e com relação ao titulo do debate simples de resolver: O QUE MARCIO DE SOUZA ACHA QUE DEUS PENSA SOBRE MÚSICA SECULAR!
    "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14)
    Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  102. O que importa é a direção que você da para a musica...
    Quer dizer que o amor entre homem e mulher e coisa do demo?
    ou então que amar as pessoas provem do diabo?

    mas é claro que não vou sair por ai escutando tecnomelody, funk, forro e tudo o que é porcaria...

    fundamento, boa composição, sentido...

    e não vou cantar uma musica secular na igreja pois lá e lugar de adorar o senhor e não pra eu me divertir..

    sou levita e isso não me atrapalha uma coisa eu sei..

    nos nunca saberemos o modo correto de agradar a Deus, mas em nossa caminhada procuramos sempre por isso...

    Abraços e que a paz do senhor Jesus esteja sempre conosco.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite. Achei interessante o artigo e resolvi ler as letras das musicas acima citadas. Comecemos pela de Bob Marley: Na parte em que ele canta "None but ourselves can free our minds", que mais ou menos quer dizer: "Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossa mente", gostaria que o pastor me explicasse porque eu cresci ouvindo que somente Jesus liberta (até por isso é nosso redentor), mas agora eu devo aceitar que posso fazer isso sozinha (uma filosofia muito parecida com a da Nova Era)? Na música do Legião Urbana - Monte castelo, ele cita a seguinte frase:É servir a quem vence, o vencedor. Que eu saiba o vencedor do grande conflito entre o bem e o mal é Jesus, mais ai na música ta dizendo que eu devo servir que vence o vencedor? Sei lá fiquei meio confusa agora? Quem seria essa pessoa? E para finalizar gostaria de falar a musica de Djavan onde ele cita: Para ser o serviçal de um samurai, sou professora de história e até onde sei um samurai inicialmente era um cobrador de imposto que deveria ser forte, pois deveria intimidar o camponês que não pagasse (ou não conseguisse) pagar seus impostos, posteriormente virou um soldado por sua lealdade e bravura. Bom eu não quero servir a alguém que oprime os mais fracos. Cada um tem seu ponto de vista e este é o meu: "Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus." Só existem dois lados nessa batalha, e se algo não honra ao meu Senhor, então certamente honrará ao inimigo.

    ResponderExcluir
  104. irmao Ramos
    DESCE DAI PASTOR

    PAULO PEDRO SAMUEL DAVI JOAO BATISTA ELISEU DANIEL JESUS QUE E O MESMO HB 13.8 OUVIRIAM ESTES "hinos'' RECOMENDARIA ESTAS 'perolas' ?

    ResponderExcluir
  105. irmao Ramos
    DESCE DAI PASTOR

    PAULO PEDRO SAMUEL DAVI JOAO BATISTA ELISEU DANIEL JESUS QUE E O MESMO HB 13.8 OUVIRIAM ESTES "hinos'' RECOMENDARIA ESTAS 'perolas' ?

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.