segunda-feira, 26 de abril de 2010

Você só é pastor?

Ahahahahaha tem muita gente que me pergunta isso. Parece que ser pastor virou sinônimo de ocupação secundária. Tipo eu sou oficialmente médico, mas nas horas vagas faço um bico pastoreando uma igrejinha. Ou então acham que o ministério pastoral se resume a pregar na igreja domingo à noite.

O ministério pastoral é muito mais do que a pregação. Calvino afirmava que o ministério pastoral é composto de 3 fundamentos que se multiplicam. São eles a pregação expositiva (preparação e exposição), a oração e o aconselhamento Bíblico.

Você já parou pra analisar quanto trabalho está reunido nesses 3 fundamentos? Sem contar que pastor não tem folga, não tem férias, nem feriado, dia santo, ponto facultativo, nada disso, é trabalho 24 horas por dia e 365 dias por ano. É estar disponível para urgências a qualquer momento, é acordar as 3 da manhã com um telefonema te avisando que tem alguém endemoninhado, num lugar que você nunca foi e que precisa de socorro urgente. É entregar a mensagem dura do Evangelho de Jesus ao invés de regatear e negociar a mensagem contundente por um melzinho.

E sabe o que mais? Isso é um prazer imenso e uma honraria única. Não conseguiria viver sem essa responsabilidade que está longe de ser um peso. Porém não há mérito nisso, porque creio que aqueles que Deus chama pra uma obra turbulenta como essa deve ser muito ruinzinho e a única forma de aperfeiçoa-lo é coloca-lo no campo pra ver o sofrimento humano e a carência de Deus nas vidas de pessoas que não tem o mínimo senso de devoção.

Fecho esse curto tratado com uma frase de um pastor local que diz tudo sobre a ocupação pastoral e a importância do trabalho: "Fazer o trabalho de um juiz? Me ensine que eu faço, quero ver o juíz sair de sua cadeira e fazer o trabalho de um pastor." Consciente da polêmica...

E no mais, tudo na mais santa paz!

8 comentários:

  1. Frases cretinas que nos pastores ouvimos:
    Quando estamos vizitando: -pastor, ta passeando é?
    Quando alguem liga as 9 horas da manhã: - pastor tava dormindo?

    Abração pastor
    vou postar lá no constrangidospeloamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ser convertido aos 13 anos, idade esta que decidi pelo batismo, numa igreja pequena e aparentemente sem muita importãncia. Um pouco antes aos seis anos de idade, entre um impulso infantil e outro, parecia estar bem consciente de onde eu estava, sem entender muito de etmologia, homilética e etc e tal, ouvia atentamente os sermões do pastor, sentava-me na escada que levava ao berçário e a mesa de som de mil novecentos e la vai o sol. Eu amava estar ali, cada minuto, cada louvor, cada gincana dos maiores, a olimpiada biblica, e olha que eu mal levava a biblia, nao sabia orar nem entendia o que era trindade. Daquelas aguas para hoje, fui movido por um arder pastoral, nao aquele tipo de grandes ajuntamentos, mas, de informalidade, achegando-se mais perto aos cansados. Como no sermao do monte "Vendo as multidões. Assentou-se" Mateus 5, parafraseando; "colocando-se ao nivel" Mesmo sabendo que só chegariam a ouvir os dicipulos e que num todo o restantante estaria preocupados em minhas doações e milagres da reza forte. Passei pela adolescencia, deprimido e conturbado, por varias vezes questionei, eu juro que tentei largar isso, viver como um rapaz normal, sair pra festas, comer todas as garotas, beber tudo e depois me achar o tal porque consegui chegar em casa e nao lembrar como. Porem, dentro de mim, uma especia de decisao aliançada com a força do alto me fez ficar firme nesse propósito. Sem mérito, sem badalaão ou qualquer tipo de alarde. Puro e simplesmente porque ando descobrindo quem sou "nada agradável" e quem ELE É!


    Obrigado por esse post, um desabafo rapido e singelo diante de "TANTO A FAZER".


    Paz!

    ResponderExcluir
  3. hahahahaahha 9 horas não é hora de pastor dormir... mas esquecem que as vezes o cara dorme as 5h

    ResponderExcluir
  4. Pastor... Aqui no Ceará dentro das comunidades pobres, o Pastor costuma acumular as seguintes funções:

    As típicas...

    * Pregador
    * Conselheiro
    * etc...

    As extraordinárias...

    * SPC:
    - "Pastor! O fulaninho, ovelha tua, tá me devendo e não quer pagar!"
    * Advogado:
    - "Pastor!! Socorro!! Meu marido foi preso!! Me ajude!!"
    * Enfermeiro/Ambulância:
    - "Pastor!! Acode!! O meu marido ta passando mal!! Ele é diabético e hiper-tenso!!"

    E ainda há quem não valorize...

    fica com Ele

    ResponderExcluir
  5. ... meu aluno me perguntou o que eu fazia da vida, e eu disse que só dava aulas de música, ele não acreditou... pra variar meu pai é pastor ... essa "desocupação" deve ser "maldição hereditária" (detalhe, eu trabalho 12h por dia e as pessoas insistem em me perguntar: Você só é professor de música) ... kkkkkkk eu amo tudo isso

    ResponderExcluir
  6. e tirando que meu pai (que é pastor) acumulava função até de ambulância, pois na época na cidade que estávamos não tinha hospital e levava para a cidade mais próxima ... fora as funções de Pedreiro para ajudar os irmãos (mais pobres) a construir suas casas, motorista para levar pessoas (pobres) para outras cidades para resolver algum problema. E antes disso ele andava quilômetros e quilômetros de bicicleta, cavalo ou a pé para fazer um culto no lar de uma pessoa na roça. Aliás tem muito lugar aq em Minas que precisa da palavra de Deus, mas pra isso os pastores tem que comer muita poeira e isso ninguém quer.

    ResponderExcluir
  7. Eh meu mano....ser pastor é coisa boa e bonita. Mas realmente desvalorizada.

    E o que é interessante: em determinados círculos evangélicos, os próprios líderes diminuem a importância do pastor.

    Tipo, se não for empresário de sucesso, não serve pra ser astor. E por aí vai.

    Graça e paz, e é muito bom servir como ajudador de tantas pessoas.

    Marcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Palavras do bom pastor: Se alguém me serve, siga-me; e,onde eu estiver,ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12:26

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.