segunda-feira, 22 de março de 2010

Vou para missões ou estudo pra concurso público?


A dúvida na cabeça de muitos jovens hoje é exatamente essa: Me dedico integralmente ao ministério ou vou viver minha vida e deixo o ministério em segundo plano? Bem, a resposta que eu alcancei refletindo sobre o assunto pode ser bem complexa ou de uma simplicidade sem igual.

Pode ser complexa porque exige uma escolha drástica. Largar tudo ao sentir o chamado e abraçar o ministério. Nesse caso, há de se ponderar alguns fatores. Sua família está de acordo com isso? Você está pronto para passar por privações financeiras? Está pronto para servir de escárnio ao seu antigo ciclo de amizades? Está pronto a dedicar toda uma vida a cuidar dos outros e receber em troca 80% de animosidade e 20% de gratidão?

Pode ser simples se você resolver simplesmente abrir mão do ministério é mergulhar na rotina acadêmica em busca de um lugar ao sol. Daí, prepare-se para uma vida normal, regada a algumas regalias que o dinheiro e a estabilidade podem dar, mas extremamente improdutiva no que diz respeito ao reino de Deus. Não estou dizendo que conforto é pecado, nem que ter estabilidade é ruim, mas que a realidade do ministério cristão raramente permite isso.

Há também um terceiro caminho, que é o caminho que tenta conciliar ministério e atividade secular. Ele é válido desde que você encare a sua atividade secular como parte do seu ministério. Por exemplo, você não é um bancário-crente, você é um missionário dentro do banco. Isso faz toda diferença. Caso contrário você será como o pato que faz 3 coisas ao mesmo tempo, mas nenhuma delas com excelência. Nada todo torto, anda rebolando e voa desengonçado.

 E no mais, tudo na mais santa paz!

16 comentários:

  1. Estou com essa dúvida cruel!
    Mas, ainda tenho uns meses pra pensar, rs.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Márcio,
    Gosto muito dos seus posts, não consigo ler todos mas procuro ler sempre suas atualizações. Mas este aqui, em especial, para uma apaixonada por missões como eu, foi o que mais me tocou até agora. De uma simplicidade e clareza sem igual. Falou pouco e disse tudo!
    Louvado seja Deus pelo seu talento (raro) de saber expressar.

    Excelente! Parabéns!
    Abs,
    Liana.

    ResponderExcluir
  3. Faço o 3º. Já tentei optar só pelo ministério, mas é mto complicado e enquanto Deus não abre as portas nem adianta ir. Hoje faço faculdade e ajudo na igreja. Não é fácil lidar com os dois mas vamos aprendendo com o tempo. Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  4. Liana, obrigaod pelas palavras carinhosas! Continue lendo o blog e me abençoando com sua presença aqui!

    ResponderExcluir
  5. Pastor Márcio,

    Mais um texto certeiro! Ninja do quinto dan! Técnica dos 15 cortes!

    Brincadeiras a parte, intimamente, sem contar para ninguém... Também vivo este dilema... E o pior, já tenho uma vida secular com uma certa estabilidade, com um certo conforto... E abdicar disto tudo, tendo uma família para sustentar, é difícil!

    abraços!

    Fica com Ele

    ResponderExcluir
  6. essa é minha dúvida, sigo minha vida normal largando o pastorado, ou abandono tudo e faço um pastorado com excelencia.

    ResponderExcluir
  7. porele técnicas "Fukuda" kill bill purinho!
    É eu entendo que o conforto é bem sedutor... mas não sou contra isso se o cara for ativo no Reino!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkk
    kill bill purinho foi ótima!!!

    véio, esse dilema perpassar a vida da grande maioria dos servos comprometidos com o Reino...

    mas voce pode fazer missões a partir do seu lar e seu testemunho no dia-a-dia...

    e não tem nada de pecaminoso e buscar o conforto pessoal e familiar... isoo também é bom testemunho e bom testemunho faz missões pelo exemplo!

    Que O PAI te sustente sempre nesse canal fraterno, Pr. Márcio.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da forma objetiva que vc escreveu, mostrando as consequências de cada escolha... e a mais pura verdade. Pois afinal de contas tem pessoas que são escolhidas pra realmente viverem soh fazendo a obra, e outras para serem "minissionário no banco".

    Deus te abençoe!!!
    e Frutifique o seu ministério a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  10. A paz, Marcio!
    Vim te convidar e convidar seus leitores para lerem o artigo:
    “ESTAMOS PREPARADOS PARA SERMOS ESCUDOS DA TERRA?” – Leia em: www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com

    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. É importante sabermos que Deus respeita nossas escolhas. Mais quando procuramos ouvir a Sua voz e obedecer jamais seremos frustados.

    ResponderExcluir
  12. humm muito bom!!! na verdade todo o blog é ootimo!!Gostei! E agora q. lembrei de seguir pq já vinha lendo seus textos cheios de "lucidações divinas"!!;-)Continue nessa sua força!! E como é mesmo?!!: E no mais, tudo na mais santa paz!Boa!!!;-D
    Abração e Deus te abençoe sempre!!

    ResponderExcluir
  13. a terceira opção é com certeza a mais coerente, pois a vida da gente deve ser sim um espelho refletindo a gloria de Deus em todo tempo, hora e lugar, em tempo e fora de tempo.
    pois nessa opção não ficariamos dependente do "ministerio" financeiramente, correndo o risco de ter que apelar, pois teriamos nosso ganha pão e estariamos levando o amor que Cristo veio a nos ensinar a espalhar ,não de dentro de quatro paredes(leia se templo, igreja) mas simplismente por amor a Palavra de Deus, e de ver as pessoas alcançando a graça de Deus. Como assim? com nossas atitudes no cotidiano, demonstrando a que Cristo deixou sua gloria e habitou entre nós.
    devemos ser imitadores de Cristo, e Ele veio e demonstrou amor e compaixão, para com todos quanto quizeram aceita-Lo como salvador!!!
    não precisamos de titulos , cursos, estudos aprofundados de teologia, ministerios e igrejas pra demonstrar o que Cristo quer que façamos, nossa vida deve ser assim como Paulo disse "sede meus imitadores como sou de Cristo".

    ResponderExcluir
  14. A dúvida da minha vida!

    p.s: o blog está mais bonito :)

    ResponderExcluir
  15. Faz o seguinte, passa no concurso primeiro, se conseguir, faz do seu local de trabalho o seu campo missionário!!!

    ResponderExcluir
  16. Tive essa dúvida bem no meio da caminhada pelo curso de Jornalismo...

    Pensei: "CARACA??!!! E Agora? O que faço? Ser mais umzinho jornalista do sistema?? Ou obedecer meu chamado de "Comunicar Sua Palavra às nações?" Meu Deus!! Preciso de um público-alvo! Preciso de um público no qual eu possa concentrar minhas ações de comunicação aqui nesse curso de Jornalismo!!"...

    Então... Foi assim que Deus me presenteou com os surdos brasileiros. Então, 03 anos depois dessa conversa franca "tete a tete" com o Pai Celestial, eu defendi meu TCC sobre percepção de mensagens de notícias de TV com e sem o recurso da tradução simultânea em Libras por telespectadores surdos; me formei; casei; mudei do Nordeste pro Sul; fiz ETED e hoje sou missionário da JOCUM em tempo integral...

    Atualmente, depois de quase 05 anos do dia em que dei todos esses passos, eu paro, penso e digo: "Meu Deus! Que bom que eu não desisti!".

    Rapaz... Hoje, por ser jornalista profissional diplomado, estou apto a colaborar com a cobertura jornalística séria dos fatos que acontecem no campo misionário e posso ser agente transformador dos valores por trás da comunicação do que fazemos para que, cada vez mais, o valor da Verdade do Reino seja comunicado ao invés de histórias deturpadas pelos "donos da voz" de quem as noticia.

    Por fim, não me arrependo de ter ouvido e continuar ouvindo escárnios de muitos colegas por eu não ter escolhido seguir uma carreira rumo ao sucesso jornalístico até chegar à bancada de grandes telejornais nacionais, como todos achavam que fosse acontecer comigo.

    Hoje, sinceramente, sou realizado por ser missionário, pois, como jornalista, cuido editorialmente das publicações lançadas no Site Nacional da JOCUM Brasil. Além disso, sou tradutor, professor e intérprete de Libras, atuando em meio aos surdos brasileiros e compartilhando com eles sobre Jesus a partir do meu relacionamento com eles; e estou exatamente na fase de conclusão do meu mestrado em estudos da tradução pela UFSC, no qual estou investigando descrições de performances de tradução do português para a Libras.

    Cara!! A melhor coisa é a gente seguir exatamente aquilo que Deus nos orientar!! Não precisamos ficar presos ao conflito: "universidade X missões". Temos hoje a oportunidade de enxergarmos o valor da Universidade no nosso ministério em missões.

    Tenho vivido isso e creio que, ainda que haja os 80% de escárnio e 20% de agradecimento, como acima mencionado, não existe gratificação maior que ver as pessoas seguindo em frente rumo aos lugares para onde Deus as chamou!!!

    Sejam benção, queridos!!

    E, para os autores dos comentários anteriores (Rodolfo Costa; Liana; Anamaria; Márcio de Souza; porele; Pr Gladson Araujo; jvdamasceno; Jefferson Douglas; Mônica Sampaio; Jean Dias; Maria; Moacir Viana; Manah e Luciana Reis), inclusive o Pr. Márcio, eu deixo abaixo uma indicação de leitura dentro dessa mesma temática que talvez traga ainda mais luz para vocês em relação a essa questão que o Pr. Márcio levantou nesse post, ok? Eis o link:

    http://www.jocum.org.br/artigos/universidade-ou-missoes

    Abraço a vocês todos, queridos!!

    Deus os abencoe,

    Em Cristo,

    Saulo Xavier
    missionário, jornalista, tradutor, professor,
    e intérprete de Libras e mestrando em Tradução.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.