terça-feira, 23 de março de 2010

Cracolândia não é a Disneylândia.

Recebi um link de uma amiga @tatanascimento onde ela relata juntamente com @marcogomes @talitaribeiro @wesleivianna @kleberpessoa @trooliveira @ZinhoDSousa o cotidiano da cracolândia e os anseios desse grupo para valorizar a vida dos Dependentes de crack.

Faz tempo trabalho com os excluídos também. Apoio nutricional a famílias abaixo da linha da miséria, trabalho com crianças de comunidades economicamente carentes, e agora junto com o Clamor comecei um trabalho de valorização da vida de profissionais do sexo em Niterói (prostitutas). Minha identificação com esse grupo da Tatá foi completa. O brihlo nos olhos, a ânsia por livrar os seres humanos da tragédia da dependência e acima de tudo a motivação certa que é adorar a Deus através desse resgate.

Devemos nos lembrar que aquelas pessoas que estão lá vagando na madrugada ainda não viraram bichos, lá estão as células dos desesperados, o lugar onde a igreja deve ir pra ver jorrar leite e mel de pedras! Quer ver milagre vai pra cracolândia, ou pra uma zona de prostituição.

Queridos leitores estou certo de que Jesus tem andado por aquelas ruas da cracolândia e tem procurado pessoas pra manifestar o Seu amor naquele lugar. Deus está procurando pessoas pra chorar com Ele por aquelas pessoas. Valorizar a vida delas é muito mais do que fazer um prosélito, colocal roupa nova no viciado, a missão da igreja é colocar um homem novo ainda que seja dentro da roupa surrada. É realizar qualquer ação que desobstrua o caminho para que esse indivíuduo enxergue o amor de Deus. "Se está vivo, merece dignidade" já dizia Ariovaldo Ramos.

Agora antes de finalizar esse post, tenho que deixar um recado para os irmãos que estão indo pra cracolândia e esse recado não sai da boca de um especialista, mas de alguém que é tão maltrapilho quanto o cara mais viciado em crack e devasso que habita aquelas ruas: "APRENDAM ANTES DE INTERVIR" não embarquem na idéia falsa de que a igreja sabe tudo, quem sabe das necessidades do viciado são os viciados.

Uma frase me marcou no vídeo que assisti lá na Tatá, e é ela mesma que diz: "Lá na cracolândia, a gente encontrou Deus!" Maria Rita diz tudo na canção "Sobre todas as coisas": "Deus até fica zangado vendo alguém abandonado pelo amor de Deus." A igreja abandonou essas pessoas

O link do vídeo é esse aqui ó, http://tatanascimento.tumblr.com/ assistam e deixem lá a opinião de vocês! E veja ainda mais aqui http://bit.ly/ayj6GS

E no mais, tudo na mais santa paz!

5 comentários:

  1. Existe um trabalho maravilhoso, lá mesmo, na Cracolândia. Já temos 2 recuperados e está em construção uma Missão Batista, uma igreja contextualizada, para atender os dependentes químicos em suas necessides, em todos os aspectos. Tudo começou ano passado com um projeto chamado Radical Brasil. Lindo trabalho.
    Nesse link eles contam mais um pouquinho: http://www.jmn.org.br/noticias.asp?codNoticia=1467&codCanal=38

    ResponderExcluir
  2. Triste demais ver a situação desses meninos e meninas perdendo suas vidas... Mas, louvado seja Deus, Ele tem levantado pessoas para gritarem por amor aos seus! E agirem também. Muito legal o vídeo. Deus abençoe esses jovens, eles já venceram o maligno!

    ResponderExcluir
  3. Reentemente ouvi uma frase: essas pessoas só dão trabalho, não querem mudar de vida. Triste pensar que a igreja realmente abandonou setores da sociedade e relega as pessoas a uma marginalidade social e espiritual que dói em nosso coração.
    Vídeo muito legal e bem revelador.

    Graça e paz, sempre.
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha não tinha visto que a TATA tinha mandado o video pra vc e q vc tinha postado ele no seu blog eu sou o @trooliveira. Na verdade me chamo Thiago. Eh verdade que existem muitas iniciativas de instituições religiosas na Cracolandia, como teve o Cracolandia Radical, da Igreja Batista, evento que eu estava presente. O problema é que elas não tem continuidade. as unicas instituições que estão na cracolandia com base dentro delas é a Missão CENA e uma outra que é de iniciativa catolica chamada Aliança de misericordia, que tambem tem o apoio de uma Igreja Batista aqui em SP, a 1 Igreja Batista de Pirituba. Essas duas tem estruturas boas e auxilio para tirar estes usuarios de drogas da cracolandia quando eles sentem esta vontade. Na verdade é emocionante ver quando isto acontece, eu já pude ver um. Todas as outras iniciativas que existem são ou somente dando alimentos a eles sem nenhuma estrutura para retira-los da rua quando eles quiserem ou são eventos que são bons mas não tem uma continuidade ou estrutura fixa como foi o Cracolandia Radical. Sim isto é uma critica construtiva e uma convocatoria para quem quiser ajudar. Obrigado pelo post e sua opinião Pr Marcio. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE:
    FICO FORA DE MIM QDO VEJO FUMANDO "PEDRA", TENHO AMIGOS DE TRABLHO DE 50, 60 ANOS QUE FUMAM ESSE LIXO,E FICAM NA GÍRIAS DELES: "MONSTROS" OU "PIANISTAS" EM ALUSÃO AO RETORCER DAS MÃOS E ROSTO PROVOCADO PELA PARANÓIA SEGUIDA DO USOE PELOS "DEFEITOS' COLATERAIS DE MESES SEGUIDOS DE USO REITERADO.ELES GASTAM O SALARIO TODO NO COSNUMO DESTE PRODUTO, É FÁCIL VER, O PESOAL RECEBE O PAGAMENTO NA SEXTA-FEIRA 5º DIA UTL, VOLTAM LÁ PELA TERÇA OU QUARTA A TRABALHAR, FUMAM TUDO.
    COLEGAS QUE JA´EXPERIMENTARAM ME CONFIDENCIARAM QUE A COCAÍNA NA FORMA ASPIRADA NÃO "CHEGA NEM AO PÉS " DA FORMA FUMADA CRACK, E SEGUNDO ELES A SENSAÇÃO É MAIS POTENTE DO QUE QDO INJETADA NA CORRENTE SANGUINEA PELA FORMA ENDOVENOSA.
    PARTICULARMENTE NUNCA CONSUMI,NEM VI, TAMPOUCO FUI A CRACOLANDIA, MAS IMAGINO 50 MIL PESSOAS VICIADAS(MULHERES GRAVIDAS, CRIANÇAS IDOSOS) NUM MESMO LOCAL, DEVE SER UM QUADRO DANTESCO.
    FUI USUARIO DE COCAINA(-ASPIRAVA, CHEIRAVA) DURANTE DEZ ANOS, REGULARMENTE AOS FINS DE SEMANA, MAS NA DEC DE 80 NÃO HAVIA ESSE CRACK.
    ACHO ASSUSTADOR A CAPACIDADE VICIANTE DESTE NARCOTICO, É MUITO RAPIDO. TENHO AMIGOS PASTORES QUE RECAIRAM NO VICIO E DESTRUIRMA TODOS SEUS BENS EM 6 MESES OU MENOS. É ISO MESMO QEU VC ESTÁ LENDO CONHEÇO PASTORES DE RENOME NO VALE DO PARAIBA QUE RECAIRAM E VENDERAM CARRO CASA E FORMA INTERNADOS PELA IGREJA E FAMILIA.

    ADMIRO A CORAGEM E BATO PALMAS PRA VCS QUE TRABALHAM NESTE LOCAL, SINCERAMENTE DE TODO O CORAÇÃO NAÕ SEI SE CONSEGUIRIA PASTOREAR UMA IGREJA NESTE LOCAL, TEM QUE SER ESCOLHIDO MESMO.
    GOSTARIA DE ENCONTRAR PESSOALMENTE UM HOMEM DE DEUS QUE PASTOREIE NSTE LOCAL E LHE CUMPRIMENTAR, E PODER SENTAR E LHE OUVIR POR DIAS. ESSE EU RESPEITAREI!!!
    PR CLAUDIO prclaudio-acconci@bol.com.br

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.