segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A violência é tão fascinante!

Não tem jeito, a violência seduz. Se houver alguém em praça pública fazendo propagandas legais, panfletagens de algo interessante, evangelizando, vendendo um lance maneiro, quase ninguém para, mas basta ter um cadáver que todo mundo vem ver o que aconteceu e quem é o falecido.


O mais sinistro é que tem gente que vem só pra ver de que jeito o coitado desencarnou. Se foi de tiro, atropelado, esfaqueado, morto a paulada, se era rico, se era pobre, se ta sem cabeça, se ta sem alguma parte do corpo. O mórbido chama a atenção.

Quisera termos o fascínio que temos por violência pela questão do combate as drogas por exemplo. Ou pela erradicação da miséria entre crianças. Mas não, não é assim. Isso não chama atenção, não tanto quanto alguém que saiu de casa e não voltou mais em detrimento de uma agressão ou fatalidade.

Que possamos dar atenção ao que merece e não as coisas pelas quais não podemos fazer mais nada. Foco naquilo que podemos mudar, investir tempo em construir algo de bom ao invés de ser espectador do desespero alheio. Deixem os mortos enterrar os seus mortos e vivam suas vidas.

E no mais... tudo na mais santa paz!

6 comentários:

  1. No meu caso é profissão!! ahaha
    Jornalista tem q ser inxirido mesmo e apurar os mínimos detalhes!! ehehe

    Mas analisando criticamente, vc tem toda razão mesmo.. basta perceber o disprezo com q muitos olham para pessoas q estao sentadas as margens das ruas morrendo de fome.. ninguém se importa!! Não cabe a discussão de estarem certas ou não em estarem alí, se elas tentaram outros caminhos ou não.. a questão é que estamos congelados para a vida e o sofrimento dos outros.. e é tãoreal isso q o outro é muitas vezes um amigo, um irmão ou mesmo um pai ou uma mãe!! Quanto mais um qlqr jogado na rua!! Eh triste mesmo q nosso amor tenha esfriado.. Se eh q um dia foi quente!!

    Gostei!!

    Bjocas querido!!

    ResponderExcluir
  2. Existem dois aspectos curiosos no nosso relacionamento com a violência. O primeiro deles é a banalização dos fatos, que se manifesta atraves da indiferença para com o corpo do motoqueiro estatelado no chão (um exemplo). A repetição cotidiana de tais cenas dilui a nossa compaixão. Passamos a nos sentir culpados pela falta de sensibilidade, mas esta é uma reação natural do emocional. Se assim não fosse entraríamos em colapso. A outra (e pior delas) é o exercicio da violência através do prazer mórbido/sádico contidos nos games (não me cabe censurar, estou fazendo uma apreciação) e alguns esportes radicais (onde a vida parece não valer um centavo). O preocupante nisto tudo, é que a violência, explícita ou não (sutil ou não), vem crescendo como costume, hábito e diversão em nossos dias. Observe

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Chega a ser interessante* ver que as pessoas realmente NÃO TEM MAIS JEITO. Falta pouco pra isso acabar. E vai ser melhor Jesus encontrar pessoas olhando pro céu do que pra cadáveres.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas nem fazem idéia do mal que causam em correr para "assistir" a tragédia dos outros. Falo isso por experiência própria, já que perdi meu marido assassinado num assalto em via pública e teve até um cidadão que teve a coragem de estacionar o caminhão dele no meio da rua, bem no caminho do SAMU, só pra ver o que tinha acontecido e quem era o "defunto". Vergonha alheia!

    ***Estou linkando seu blog no www.manualdasencalhadas.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Glórias a DEUS não participo desse tipo de curiosidades, bem antes de ser evangélico já era assim, participei várias vezes em intervir em casos de violencia no auxilio a vitimas de espancamento, ameaçadas de morte, tomei muita arma de fogo e branca, até hoje pessoas que nem lembro quem são me abordam, relembram e agradecem, e ai o filme volta em minha mente e não me arrependo de nada que fiz por alguém em desvantagem, o legal é que nunca dei um tapa sequer em alguém para isso, só imobilizava os valentões ( quando o sujeito da ação era muito violento ).

    Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Nossa ontem mesmo tava falando sobre isso com minha mãe..estavam todos no ponto de ônibus,teve um acidente na outra pista todo mundo atravessou pra ver, correndo risco de perder o ônibus, mas a vontade de ver era tanta...e o pior é que ninguem pensa em ligar para a emergência nem nada é só pra ver mesmo o sofrimento do outro...è o cumprimento da bíblia né?! "O amor esfriaria"

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.