sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Os afroconvenientes


Esse post é um protesto. Um protesto contra o racismo e contra a falta de escrúpulo de alguns. Como já escrevi em outro post, o Brasil ainda é um país racista.



Mas veja só que paradoxo. O mesmo cara que atravessa a rua quando vê um negro mal vestido vindo em sua direção é o cara que vai fazer a inscrição pro vestibular alegando ser negro. A mesma menina que prefere ficar de pé no ônibus a sentar ao lado de um negro é aquela que vai apelar para sua cor "parda" pra entrar com mais facilidade na faculdade.


É, às vezes é conveniente ser negro né. Mas quero ver é assumir a negritude independente de gozar de uma vantagem, apenas por orgulho de ser negro. Moreno, pardo, mulato, isso não existe, são todos negros amigão! Certa feita, um pastor amigo relatou um clássico do racismo velado. Ele entrou com sua filha numa farmácia e logo uma senhora se aproximou dela e disse: - Que moreninha linda! Logo ela respondeu: - eu não sou morena, sou negra! e a senhora retrucou: - De forma alguma, vc é morena... então o pastor entrou na jogada e fechou a conta com a seguinte frase: - Minha senhora, ela não ta dizendo que é negra? Então ela é negra e ponto final, não confunda a cabeça da minha filha por favor.


Amigos leitores, o nosso país tem uma dívida para com os afrodescendentes gigantesca e que precisa ser paga, e não é se aproveitando da fragilidade do sistema de cotas por exemplo que essa dívida vai ser paga. 400 anos de escravidão não são 40 segundos de depilação. A comunidade afro precisa receber mesmo o apoio de ações afirmativas como parte desse pagamento.

E no mais, tudo na mais santa paz!

8 comentários:

  1. concordo com tudo... gostei do " - eu não sou morena, sou negra! "...

    ResponderExcluir
  2. Eu vivo dizendo a todos, 'eu não sou moreno, eu sou negro rapá!'

    Eu sou negro, e nunca neguei isso, e acho isso lindo, vc não negar sua negritude...

    A paz do Senhor amado.
    @IEAD / @LastMode

    ResponderExcluir
  3. ♫♪♬ Sou negra livre Negra livre Cheguei aqui a pé. ♫♪♬ Negra Livre Negra Li Composição: Nando Reis


    FATO muito bem colocado =]

    DEUS o abençoe rica e abundantemente.

    A Cruz é o preço do meu perdão,
    Haja Hope

    ResponderExcluir
  4. se racismo realmente desse cadeia no nosso país , elas estariam super lotadas!!!

    ResponderExcluir
  5. oi pastor Márcio! Gostei muito da oportunidade paara falar sobre o tema. quanto ao racismo , é verdade. aqui no Brasil ele já não é nem mais velado , mas aberto em portas e janelas!!! Uma vez, no meu trabalho critiquei uma funcionária que chamou a uma menina de "moreninha"e a moça , em questão, era totalmente negra. Me inndignei e perguntei pq chamava a aquela menina de "MORENINHA" , e ela me disse ´"É PRA NÃO OFENDER!"
    PODE?
    Por outro lado...quando o tema é "quota em universidade" sinto uma profunda revolta. Tenho verdadeiro horror a essa prática, soou totalmente contra. O que se deve mudar é o ENSINO, que deve voltar a ser de qualidade e não esse paleativo tão proparoxítono!
    REFORMA NO ENSINO JÁ! E SEM PALEATIVOS

    ResponderExcluir
  6. isso é verdade Pastor Márcio
    Todo mundo fala que não é racista mas na prática mesmo, até os próprios "morenos" fazem piada de negros, que absurdo!!
    Vamos orar sim!!

    ResponderExcluir
  7. eu acho ridículo essa cota pra negros. eu se fosse negro não entraria nessa tal de cota. "Qual que é? Ta me achando incapaz de competir de igual pra igual?". Pra mim quem aceita entrar nessa cota está afirmando ser inferior e precisar de um empurrãozinho pra conseguir as coisas. Essa coisa de dívida é balela. Enquanto ficarem com essa palhaçada de tudo ser racismo e criando "vantagens" para negros, sempre vai haver mais e mais racismo. Qualquer coisa hoje é racismo... vamos para com isso. Até a própria palavra NEGRO pra mim é um termo racista, pois se eu sou BRANCO, minha esposa oriental é AMARELA, o índio é VERMELHO então o afro-descendente é PRETO! Qual o problema nisso? Tem que chamar de negro porque preto ofende... ahhh faça me o favor vai.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.