sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Como saber se é hora de casar diante de Deus?

Pergunta:
Como saber se é hora de casar diante de Deus?

___________________________________________________________________________________

Resposta:
É uma boa pergunta, visto que o casamento é coisa séria. Algumas pessoas crêem que quanto ao casamento, Deus "separou" uma pessoa pra você e ela virá num cavalo branco, com vestes lindíssimas, empunhando uma bela bíblia de genebra nas mãos e com uma conta bancária recheada. Casamento, é mais do que "casar no papel" como dizem na sociedade.

Bem, eu não creio assim. Nem a Bíblia menciona coisa do tipo. No que tange ao casamento a recomendação é a seguinte: fidelidade, cumplicidade, confiança e entrega. É claro que tem muita coisa implícita aí.

Mas respondendo a sua pergunta, a bíblia não dita uma regra ou uma forma exata de se escolher o esposo. Mas uma coisa é certa, não fique esperando um companheiro cair do céu, ou que o homem perfeito apareça na sua frente louco de amor por você, sinto muito em te frustrar, mas isso não vai acontecer, sabe porque? Não existe ninguém perfeito.

O lance é estar atenta ao comportamento da pessoa, ver se ele é bom filho, ver se é querido pela família, se tem bom testemunho cristão e se existe afinidade entre você e ele, se rola química (não precisa transar pra saber disso tá), pese bem essas coisas e saiba que a amizade é fator prioritário nessa escolha, porque quando o tempo passar e vocês ficarem velhinhos juntos, só vai restar isso, amizade e amor.

Outra coisa, a hora certa de casar é quando você entende que conviver com aquela pessoa durante toda sua vida será prazeroso apesar dos conflitos que acontecerão por conta do desgaste do dia a dia. É quando você sente que será suprida por apenas essa pessoa e poderá suprir também o seu conjuge.

Não se iluda com os rostinhos bonitinhos, esteja atenta ao caráter da pessoa, se for bonitinha é bônus! Mas quando se ama, o adágio popular proclama o seguinte: "Quem ama o feio, bonito lhe parece".

11 comentários:

  1. Perfect..faço minhas as suas palavras...

    ResponderExcluir
  2. Excelente!

    Aliás, ler este post me fez lembrar de coisas que eu ouvia de amigos, lá na igreja...
    Um deles, em especial, sempre me disse que estava esperando que Deus lhe indicasse a pessoa certa, a pessoa que não falhar com ele, e com quem Deus permitisse que ele se casasse...
    Cresci, me instruí pela Palavra, e hoje vejo que nada disso é bíblico!
    Não existe aquela pessoa que é só sua, por ordem divina. Uma coisa é meditar e orar sobre uma pessoa, mas ficar em casa esperando que a pessoa caia do céu é uma ilusão das grandes.
    O que deve haver é exatamente o que o texto diz, devemos observar a pessoa, ver se realmente é aquilo que eu gostaria, se tenho peito para assumir um casamento, etc., e ir em frente! Não adianta ficar esperando que Deus abra os céus e anuncie "Eis a sua companheira!", porque isso não vai acontecer!
    Muito bom mesmo esse texto.

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá, eu tenho uma amiga de infância que namorou por anos um rapaz que não era da igreja, mas sim era uma benção em sua vida, a acolheu em seu lar e fazia o possível por ela, ela se converteu, ele n quis buscar com ela a Deus, ela se afastou da igreja, continuaram juntos, acabei perdendo o contato com ela. Eu por minha vez, continuei na igreja, ai perdi meu pai, a unica referencia cristã que eu tinha na família, acabei por estar no lugar (na igreja errada) e no momento de perda e luto estava sendo cobrada por lider de célula, ai então eu quem chutei o balde e fui ficar no mundão sozinha, eu n tinha vontade nem de curti-lo, só queria me isolar de igreja e de tudo, enfim 2 anos após voltei a congregar mas em outro lugar em que me sentia bem, a ainda me sinto, enfim foi nesse momento em que comecei a namorar meu marido, eu estava voltando para casa de Deus, ele detestava a idéia de frequentar um culto comigo, enfim, fiquei doente, quem cuidou de mim: Ele, minha mãe passando aperto, quem me ajudava: Ele, mesmo não sendo crente, respeitou minha virgindade, enfim, eu não desisti dele, não fui ingrata, e hj ele caminha comigo, Amados isso é amor, ele não era o lindo, o crente e muito menos o rico, mais era e é alguém que me ama, enfim estamos juntos para glória de Deus, não veio em cavalo branco e nem era o crente disputado da igreja, Graças á Deus.
    Já a minha amiga de infância,voltou para igreja, largou o companheiro de 5 anos de relacionamento 2 morando juntos e em 3 meses se casou com um crente, bonito e com um poder aquisitivo maior, enfim até hj ela n entende minha posição eu não julgo, mas tem o coração do rapaz que era meu amigo também e ainda a ama e ficou ferido.
    È isso que andam ensinando nas igrejas, case-se com o rico, com o bonito e não com quem se ama! Desista do seu marido não crente, largue seu marido se um dia ele não te deu um vestido. Eu fico com a bíblia separação só em caso de traição ou agressão e repúdio.
    Agora separar de quem ama e se casar por conveniencia, eu não aceito! Pastor márcio gostaria muito da sua posição em relação ao que relatei!

    ResponderExcluir
  4. Essa até eu quero ver pastor...se posicione...

    ResponderExcluir
  5. Falar é fácil... Não é pastor? ...mas seu texto é bonitinho
    Saudações

    ResponderExcluir
  6. falo do que vivo deco... não de teoria...

    ResponderExcluir
  7. Bufu...creeeeedo..agora engole essa...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc tetando...

    A única questão é que sendo crente, é arriscado namorar um não crente... porém se você assumir o ônus, pode ser que dê certo e pode ser uma desgraça... mas isso não muda muito hoje em dia com os crentes...

    ResponderExcluir
  9. Queria deixar claro que, o que quis dizer não foi: Crentes namorem não crentes, quis dizer o seguinte, crentes deixem de ser fúteis, principalmente as moças, o amor se constrói no dia a dia, namorar não crente é por sua conta em risco, mas não foi nisso que quis me fixar, o que eu quero alertar aos jovens cristãos que o que tens buscado não é o amor puro e verdadeiro, e sim as paixões, aparências e mordomias, e aos casados que devem aprender a se conhecer a cada dia, o amor não nasce de uma olhada para um rapaz ou moça bonitinho e sim de uma amizade, de um bom relacionamento, meu post foi para alertar aos valores que andam firmados em beleza e dinheiro e é claro na facilidade de largar um relacionamento para outro achando que será perfeito, impossível ninguém é perfeito.

    ResponderExcluir
  10. Que pena - perderam o foco de uma questão tão importante.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.