quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tatuagem pode?


Muito se fala do teor maligno da tatuagem. Na polinésia, no oriente, na Groenlândia, na Cracóvia... e por aí a fora em outros lugares bizarros que a turma gosta de citar como antros da tatuagem. Os sentidos que são publicados nos sites de apologética são os mais sinistros, pacto com o cão, oferenda a deusas, rebeldia contra Deus e etc...


Eu prefiro encarar essa questão usando a bíblia, e a bíblia não proíbe a confecção de tatuagens.

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

Primeiro: lacerações na carne “PELOS MORTOS”. Não era um ornamento, mas uma oferenda aos mortos, uma consagração, uma espécie de ritual.

Segundo: “Nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca”. Pelo contexto da passagem podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Portanto, o que é condenável é o uso da tatoo como consagração a deuses, homenagens a mortos, vinculações com rituais.

Mas é preciso falar que a tatuagem é coisa séria. Apesar de estar na moda, é definitivo e em moda, nada é definitivo. Sendo assim, é melhor pensar 1000 vezes antes de fazer uma tatuagem. Motivos como paixões, bandas de rock, artistas e afins devem ser ignorados, daqui a pouco você se decepciona ou deixa de gostar do artista e a tatuagem vai ficar.

Esse assunto é muito pessoal e legislar em questões pessoais não é comigo. Então eu encerro esse post dizendo que moderação e bom senso precisam ser analisados antes de fazer uma tatuagem. Se sua família não gosta e não quer, não crie um tumulto por conta disso, a tatuagem nunca será mais importante que seus pais. Se você tem um pingo de dúvida, não faça, com o tempo você pode se arrepender profundamente e aí será tarde demais.

Confesso que tenho vontade fazer uma com o nome do meu rebento, mas quando ele vier eu decido isso!

E no mais... tudo na mais santa paz!

38 comentários:


  1. Eu gosto , não condeno quem usa , e farei uma ; não sei quando e nem o que as um dia sim farei !

    E no mais... tudo na mais santa paz![2]

    ResponderExcluir
  2. EU TAMBÉM TENHO VONTADE DE FAZER...MAS SE FIZER MINHA MULHER ME "ARREBENTA"...RSSS

    ResponderExcluir
  3. Eu vou fazer uma quando meu filho ou filha nascer...

    ResponderExcluir
  4. Adoro tattoo.. mas não tenho nenhuma. Tô doida pra fazer uma especial mas ainda não fiz.

    Paz!

    ResponderExcluir
  5. Corpo = Templo do Espirito Santo

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de tattoo mas não critico quem faz, só que algumas tem desenhos tão estranhos...
    Como o Newton escreveu: CORPO = TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

    ResponderExcluir
  7. Pr.! Falou e disse! Como sempre...

    Também tenho muita vontade de fazer uma...
    Mas confesso também que já pensei e repensei várias vezes isso...
    Conheço gente radicalmente contra e radicalmente a favor...
    E sempre que me perguntam digo que não vejo problema nenhum e cito o texto de hebreus 12:1...

    "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta"

    Não é pecado fazer tatuagem...mas pode ser um peso...dependendo do que vc faz e de onde vc faz a tatoo, e também dependendo do testemunho e posição que vc tem...
    Eu por exemplo sou líder de juventude...mesmo sabendo que não tem nada a ver, pela posição de líder posso acabar incentivando outros jovens a querer fazer também. E se o pais desses jovens não aceitarem de jeito nenhum? ou eles se prejudicarem de alguma forma? Sei lá...sempre penso que posso acabar virando um exemplo negativo...ou, dizendo no chavão, poderia ser pedra de tropeço...

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda vou fazer uma, mas só farei quanto tiver certeza absoluta. E também quando minha esposa concordar...rs....

    Mas não entro em paranóia por causa deste tema. A questão de falar que somos templo do Espírito é apenas uma resposta pronta e reducionista. Ninguém repete isto quando atraca uma coxinha oleosa, um cupim cheio de cordura, e quando se entope de refrigente. Se realmente levassem a sério esta palavra não haveria tanto crente vivendo um sedentarismo patético. Por sinal, são bem poucos os que cuidam do corpo praticando atividades físicas regulares. Então não me venham com xurumelas...rs..

    ResponderExcluir
  9. hahahahahahaha Daniel vc é demais... Perfeito cara.. perfeito!

    ResponderExcluir
  10. Pô o Daniel disse tudo só não pode o que é conveniente pra mim ou o que eu não gosto... arrebentou , basta de ser “santarrão”. E daria pra aumentar bem essa lista de agressões ao templo do Espírito Santo que a hipocrisia tenta esconder.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu nunca faria e fui contra quando meus filhos queriam fazer (mas não proibi)só manifestei minha opinião contraria, mas não acho que seja demoniaca ou coisa parecida só acho que seja falta de sabedoria. Quanto a ser ou não templo do Espirito Santo acho ser algo pessoal cada um tem a sua opinião e faz de seu corpo o que quer, se como uma coxinha gordurosa ou qualquer outra coisa que faça mal se tiver sabedoria vai chegar a um ponto que a ficha cai e a pessoa para, agora se arrepender de ter marcado o corpo de forma definitiva e a coisa é tão "boa" que não tem chance de se arrepender( amarca ficará´para sempre, sem contar no gasto desnecessário.Acho que isso não é nada espiritual isso na minha opinião é valorizar coisasque não tem valor.

    ResponderExcluir
  12. Pra pensar:

    I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

    Se meu corpo é templo do Espírito Santo, e Deus foi tão rigoroso na construção do templo, a ponto de não deixar barulho ou ferramentas pesadas no templo, mas devia ser formado por pedras encaixadas, será que ao me tatuar não estou adornando o templo de Deus com ferramentas humanas?

    Será que estou realmente engrandecendo/glorificando o templo de Deus com essa nova decoração, por mais simples e inocente que possa ser?

    Pra pensar... no que melhora ou piora o templo de Deus em fazer uma tatuagem?

    ResponderExcluir
  13. MARCADO PARA SEMPRE COMO GADO, PENSE NISSO.
    O HOMEM É SÓ VAIDADE.
    GILBERT RAPOSO.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Acho que é um conjunto de coisas. A pessoa deve cuidar da saúde sim, com toda a certeza e também se privar de algos externos como a tatuagem que aliás traz malefícios na pele, isto é, à Saúde. É muito fácil falar que há hipócritas dando respostas prontas e reducionistas, se também este dá respostas contraditórias e motivos sem nexo pra defender uma opinião própria, opinião esta que está em desacordo com a Palavra de Deus.
    Falar que é legal pôr tatuagens e criticar os que são contra a tatuagens porque não avaliam a saúde é irrelevante! É o sujo falando do mal lavado! É contraditório!

    ResponderExcluir
  16. Gostei mt desse testo. Penso assim tb. Nunca vi base bíblica para condenação da tatuagem. Eu não faria por vários motivos. Tb aconselho meus filhos a não fazerem, pois influencia em várias outras questões como emprego, etc. Creio que é assunto sério como foi falado. Creio ki a pessoa, ao resolver fazer uma tatuagem deve questionar o porque desse desejo. Como tudo que decidimos na vida cristã, antes temos que orar e consultar a Deus sua vontade. Calcular todas nossas escolhas com critério. Mas o que gostaria que ficasse bem claro é que não consigo ver motivos para que alguém que decide fazer uma seja condenado, ou discriminado no meio cristão. Não devemos jogar peso nos nossos irmãos. MAs cuidado. Se é um jovem em rebeldia a proibição dos pais já se torna pecado de rebeldia.

    ResponderExcluir
  17. Ao comentário acima, esta bem a realidade da nossa geraçao da humanidade ... pois tenho 8 tatoos e a primeira foi com meus 12 anos de idade e nao tinha noçao da gravidade futuras ... pois eu era skatista e hoje sou pai de familia e louvo ao senhor.mas tenho pouco a dizer sobre as tatoos... pare reflita para o futuro e nao faça por modo ,faça com seu coraçao mandar.. pois tudo passa na vida , e muitas pessoas so veem o presente e nao o futuro ... cuide de seu corpo e nao se arrependeras mais tarde... o importante [é ter JESUS CRISTO em nossos coraçoes...BOAS VIBRAÇOES A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  18. ''Eu ainda vou fazer uma, mas só farei quanto tiver certeza absoluta. E também quando minha esposa concordar...rs....

    Mas não entro em paranóia por causa deste tema. A questão de falar que somos templo do Espírito é apenas uma resposta pronta e reducionista. Ninguém repete isto quando atraca uma coxinha oleosa, um cupim cheio de cordura, e quando se entope de refrigente. Se realmente levassem a sério esta palavra não haveria tanto crente vivendo um sedentarismo patético. Por sinal, são bem poucos os que cuidam do corpo praticando atividades físicas regulares. Então não me venham com xurumelas...rs.."

    Eu conheco um povo que entende e pratica sim o cuidado com o corpo humano no seu cotidiano, e tem a Biblia inteira como sua regra de fe e pratica. Os Adventistas do Setimo Dia ,sinceramente nao vejo dificuldade nenhuma de cuidarmos do nosso corpo e mente de acordo com os preceitos que Deus deixou na Biblia. "Sem xurumelas"

    ResponderExcluir
  19. Esta foi a explicação sobre proibição, ou não, de tatuagem melhor.Sem religiosidade, sem medo de que o seu "rebanho" faça isso, a maioria dos pastores são contra a tatuagem e porque tem medo que os jovens de sua igreja façam, e a igreja seja vista com maus olhos.

    ResponderExcluir
  20. Quantas pessoas dizem "tenho vontade de fazer uma tatuagem, ainda vou fazer", mas o testemunho cristão é exatamente não fazer aquilo que quer, e fazer aquilo que nao quer:

    Romanos 7:
    5 Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio.
    16 Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo.
    17 E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.
    18 Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.
    19 Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.
    20 Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.
    21 Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: Quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.
    22 Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus.
    23 Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo.
    24 Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?

    A bíblia não diz claramente sobre tatuagens, mas Seus princípios são claros com respeito a essas atitudes mundanas (a tatuagem é apensas uma delas) que estão invadindo a igreja.

    E no mais, tudo na paz (e sem marcas pelo corpo)!!

    ResponderExcluir
  21. Admiro-me um pastor falando que tatuagens são aceitáveis perante Deus. Por acaso, você já imaginou Deus usando alguma tatuagem? Ou mesmo o próprio Salvador Jesus Cristo? Se ler a Biblia, verás: "Sede vós perfeitos, como é o vosso Pai que estás nos céus". Tenho certeza que ele não tem nenhuma tatuagem e não aconselharia um de seus filhos a fazer algo para destruir seu "templo santo", que é o nosso corpo, como é declarado em I Coríntios 3:16-17.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como será que Deus tem o nosso nome marcado na palma da mão dele?

      Excluir
  22. eu tenhu tattoo!
    e digo so faz se tiver serteza msm pq
    e pra sempre pensi nisso abraços a todos

    ResponderExcluir
  23. Pow... eu acho legal, já pensei em fazer... o problema é q sempre me falta a grana... ai eu junto, quanto stou com a grana, nao qro mais!
    Ai vou seguindo ao Pai sem TATOO mesmo! rSRS


    PAZ!

    ResponderExcluir
  24. Tenho Tetragrama do nome de Deus tatuado no braço.
    Um certo irmao veio me pergunta se meu relacionament com Deus tinha mudado por causa da tattoo.

    O povo perece por falta de conhecimento msmo!

    Mandou bem Pr.

    ResponderExcluir
  25. Não faria uma por causa da minha [futura] profissão e pela dor. Mas acho lindo... E também porque fico imaginando depois quando eu tiver com mais idade, a pele enrugada + tatto.. Acho que ia ser bem esquisito.rs

    ResponderExcluir
  26. A graça e a paz do Senhor Jesus!

    Não entendo como pessoas afirmam "Tenho certeza que Jesus não tem nenhuma tatuagem"

    Isso é uma questão cultural ou religiosa, na hebraica (um só Deus), não se tinha o costume de se tatuar, sendo essa uma característica dos povos pagãos em rituais religiosos.

    Mas acredito que se fosse costume do povo hebreu tatuar, Jesus teria sim sido tatuado como igualmente foi circuncidado.

    O que importa realmente é seu relacionemento com o Pai, stilo e desenhos não influenciam!

    ResponderExcluir
  27. então , tenho duas e quero muito fazer mais uma com o nome dos meus filhos , o problema é q a igreja onde congrego é contra a tatto , mais estou pensando e muito.....

    bompet

    ResponderExcluir
  28. É isso aeee Pastor, super concordo, eu tenho muitas e se tivesse pensado mais um pouco teria apenas uma.O pior é saber que nunca mais vão sair e com o passar dos anos a gente muda muito de idéia, gosto das minhas são lindas, mas não precisava ter virado um "gibi" O melhor mesmo é pensar e pensar denovo, pensar no futuro..a Tinta envelhece com a pele e a obra de arte não fica tão bonita depois de alguns anos.
    O problema de nós cristão é que queremos inventar "pecados" , temos que ter bom senso, não é melhor falar a verdade, a tatoo pode sim tornar-se um pecado dependendo da intenção do coração, aí é com cada um.. devemos usar o bom senso sempre e nunca magoar alguém por causa de um capricho. Amei o seu texto, sempre esclarescedor sem sensacionalismo! Um abraço
    ReSanOlli
    Depois se achar que deve, dê uma olhada no meu texto : http://stonestone.com.br/blog/?p=363

    ResponderExcluir
  29. Re... saudade de vc menina, aparece mais vezes pra tomar um café!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o texto! O povo tá perdendo tempo de amar aos que estão lá fora p/ ficarem "cutucando uns aos outros" dentro da igreja... "super bíblico" isso! Salvação é pessoal, não fiquem "se escandalizando"... Temos q AMAR uns aos outros, e isso não é ter pena e se sentir superior pq "sou santo, não tenho tatuagem... coitado do irmão ali... tá em rebeldia, tá dando brecha..." E desde quando obesidade é cuidar do templo com perfeição? Dá tanto trabalho qto tirar uma tatuagem p/ reverter, e é mto + arriscado p/ saúde! Conheço mto + gente q morreu disso q de tatuagem... E usar brinco, tingir o cabelo? Pior, e por silicone, fazer lipo, fazer escova definitiva... nem sempre fica bonito o resultado (na minha opinião, na maioria das vezes não fica!) e muda o físico permanentemente também! Redução de estômago também, tá arrancando um pedaço do seu corpo! Mas tudo bem, não quero lançar polêmica (já lançando... hehe). Só acho que se participar da igreja, do Corpo de Cristo é p/ por tanto peso na vida das pessoas q estão ali dentro, é uma imensa hipocrisia achar que vão ser usados p/ libertar as vidas q estão lá fora. Deus não condena, mas ama e liberta a todos! E estamos todos no mesmo barco, dependendo da misericórdia Dele dia após dia, pois erramos sempre, nas mais diversas áreas... Mais amor, gente!

    ResponderExcluir
  31. Hahaha!!! É engraçado ler um anonimo postar "Sede vós perfeitos, como é o vosso Pai que estás nos céus", falando sobre o corpo. Quer dizer que se me faltar um dedo não posso ser perfeito????
    Ah deixe de ser hipócrita! Vá ler a bíblia e deixe de interpretá-la de acordo com sua vontade! #prontofalei

    Abs

    ResponderExcluir
  32. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
    Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
    Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
    Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
    E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
    Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
    Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
    E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças?
    Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
    Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
    Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.(I cor 10:23 ao 33)

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela forma ponderada que tratou o assunto! Coisa rara nos dias atuais, onde o radicalismo vai entrando nas igrejas sempre com umas máscara diferente.

    Eu particularmente possuo uma tatuagem feito de forma bem pensada e na época que não conhecia a Cristo. Independente de concordar ou não, de aceitar ou não, e gostar ou não, creio que Jesus primeiro ama. Portanto não vejo como algo de foro íntimo deva prejudicar a relacão com a comunidade, a não ser casos extremos de pervesidade ou mau gosto, como uma tatuagem com motivos satanistas, do Restart ou do Justin Biber. Contra essas sou absolutamente contra!

    Graça e paz da parte do Nosso Senhor pra ti e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pelo comentário Luciano... receba um forte abraço cara! Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns,
    Escreveu muito bem sobre o tema.

    ResponderExcluir
  36. Olha, eu sinto-me mal quando vejo uma criatura criada por Deus, usando uma tatuagem, sabendo que "aquilo" irá com ele para o túmulo.

    "Não fareis lacerações na vossa carne "pelos mortos" nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca, Eu sou o Senhor".

    "Os mortos" que a escritura se referem: são pessoas que estão vivendo afastada do seu Criador, mesmo que pronuciando seu nome sempre (não useis seu Santo nome em vão), mais vive mandamentos de homens, induzidos pelo inimigo de toda retidão. (na escritura ...deixa que os mortos enterrem seus mortos, poderia um morto enterrar outro?, ...certamente que não!, o senhor conhecia a família do morto.

    Sejamos então Perfeito Como o Senhor, este é um mandamento. "...porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei ...tambem Me esquecerei dos teus filhos". Oseas 4:6

    "Sedes santos, porque Eu sou Santo.

    ResponderExcluir
  37. Isso é uma interpretação pessoal sua e não bíblica. Os mortos dos quais a bíblia fala são mortos mesmo, gente que morreu fisicamente. A laceração na carne pelos mortos é condenada, a tatuagem não. Jesus veio apagar transgressões amigo, não tatuagens. E isso não tem nada a ver com santidade. Cuidado com o que fala. Torcer a Bíblia tem um preço alto.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.