domingo, 13 de setembro de 2009

Pentagrama, um símbolo cristão?


Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e, desde então, até os tempos medievais, era um símbolo cristão. Antes da Inquisição não havia nenhuma associação maligna ao pentagrama; pelo contrário, era a representação da verdade implícita, do misticismo religioso e do trabalho do Criador.

O imperador Constantino I, depois de ganhar a ajuda da Igreja Cristã na posse militar e religiosa do Império Romano em 312 d.C., usou o pentagrama junto com o símbolo de chi-rho (uma forma simbólica da cruz), como seu selo e amuleto. Tanto na celebração anual da Epifânia, que comemora a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, assim como também a missão da Igreja de levar a verdade aos gentios, tiveram como símbolo o pentagrama, embora em tempos mais recentes este símbolo tenha sido mudado, como reação ao uso neopagão do pentagrama.

O pentagrama (estrela de cinco pontas, dentro de um círculo) é o símbolo da religião Wicca. Assim como a cruz é para o cristianismo e o hexagrama é para os judaísmo, o pentagrama é para os wiccanos. Atualmente, muitos deles usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião, representando a sua fé e também mostra-se útil para que se reconheçam. Mas deve-se deixar claro que isso não é nenhuma obrigação.

Entre os Hebreus, o símbolo foi designado como a Verdade, para os cinco livros do Pentateuco (os cinco livros do Velho Testamento, atribuídos a Moisés). Às vezes é incorretamente chamado de "Selo de Salomão", sendo, entretanto, usado em paralelo com o Hexagrama.

Nenhuma ilustração conhecida associando o pentagrama com o mal aparece até o Século XIX. Hoje o pentagrama foi visto, então, como simbolizando a cabeça de um bode ou o diabo. É usado em cultos da maçonaria e do satanismo.

E no mais.... tudo na mais santa paz!

4 comentários:

  1. A cabeça de bode que aparece no pentagrama invertido não tem nada a ver com o diabo católico... esta cabeça é Baphomet, uma simbologia hermética de sabedoria, da uma lida aqui: http://magusfaber.wordpress.com/2009/09/01/baphomet/

    ResponderExcluir
  2. ou sou cristão se eu usar um pentagrama vou desrespeitar a DEUS?

    ResponderExcluir
  3. o pentagrama inverço é a cabra sabastica envocada por ELIPHAS LEVI e tem outro sentido tanbem significa o governo de sata sobre os mortais ou os que usarem o pentagrama inverso

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.