domingo, 20 de setembro de 2009

Ficar, pode?


Bem, essa foi uma sugestão da minha amiga Alinne do Clamor por Niterói. Escrever sobre isso me faz pensar no quanto é importante estabelecer compromissos. Não gosto de relativizar nada, mas com relação ao assunto "ficar" precisamos pensar nos caminhos que levam a "ficada".



Por exemplo, o que acontece hoje em dia é que jovens e adolescentes estão beijando na boca e transando sem compromisso. Isso é, encontrou na noitada, trocou uma idéia mínima e pronto "ficou". Essa atitude é extremamente prejudicial porque destrói o senso de companheirismo e macula o outro profundamente.



Mas eu queria aqui colocar uma pulga atrás da sua orelha. Se o casal se gosta e está "ficando" mas para não dar alarde a igreja resolve não explicitar essa relação de cara, porém o intuito dos dois é assumir um namoro, isso seria condenável? Não seria apenas uma questão de prudência se existe o compromisso entre as partes de assumir o relacionamento?


Você acredita que para namorar você precisa se expôr mesmo que seja uma investida para que o amor se defina dentro de você através de conhecer o outro melhor, já que o amor é uma escolha? Não estamos falando de tirar sarro do outro enquanto isso acontece.



O que não é admissível é a "ficada" descompromissada para curtir, aproveitar e pronto mandar embora, ainda que de comum acordo. Não é admissível também promover a "ficada" como forma de experimentar o outro. Mas cobrar que duas pessoas que estão se conhecendo e passando por um bom momento de conversa assumam logo um namoro para que todos vejam é invadir a privacidade do outro e antecipar um processo que pode ter um desfecho especial para o casal.


Por fim, ficar por ficar não é legal, mas ficar porque existe um sentimento com intenção de namorar é válido?



E no mais... tudo na mais santa paz!

44 comentários:

  1. Ficou meio oscuro. Poderia ser mais explicativo? Então quer dizer que posso ficar por aí tentando acertar? Hum! estranho, geralmente quem está com o desejo de ficar só quer curtir mesmo, quem quer um relacionamento, respeita e espera a hora certa para dá um beijo...

    ResponderExcluir
  2. Querido Márcio,

    Discordo em parte de vc. Leia o que escrevi a respeito no meu blog,

    http://renatovargens.blogspot.com/2009/06/o-namoro-cristao_8713.html

    abraços,

    Renato Vargens

    ResponderExcluir
  3. Pastor, achei um tanto quanto estranho seu comentário. Em partes, o senhor está incentivando a prostituição, fornicação.

    Na palavra de Deus não existe o termo "namoro". Namoro segundo o mundo é exatamente isso que você citou. "Testar". Creio que Deus não se agrada de "ficadas" (em outros termos: prostituição, fornicação).

    Pastor, com muito amor e carinho, pense melhor. O que o senhor escreve pode influenciar muitos jovens, especialmente aqueles que estão chegando agora do mundo.

    Sou favorável a esperar o tempo de Deus para cada um de nós. Sou totalmente contra CRIANÇAS abaixo de 15, 16 anos namorarem. Para quê? Virar iscar na mão de Satanás?

    Pastor, tire essa pulga de trás da orelha. A BÍBLIA é clara! SIMPLES!

    ResponderExcluir
  4. A bíblia é simples sim... não estou me referindo a crianças de 15 anos... mas tb não quero ser hipócrita... ficar por ficar não é bom e não apoio... Leia o texto com atenção e você vai ver que o que digo é simples...

    ResponderExcluir
  5. Noélia...
    O que proponho é um debate sobre a questã "ficar" não um esclarecimento simplesmente. Essa é uma questão polêmica, portanto devemos debate-la!

    ResponderExcluir
  6. Renato... olha o que vc mesmo diz: "Na verdade, “ficar” com alguma pessoa se caracterizava pela ausência de compromisso," não é o que eu estou falando tb? No que discorda?

    ResponderExcluir
  7. Paz Márcio...

    Os textos que vc está colando no rascunho do Púlpito não estão indo... só aparece o título; o texto não vai... Faz uma semana que não recebo nenhum texto seu, mas como os títulos estão lá, imaginei que vc tivesse tendo alguma dificuldade para postar.

    Minha dica: Abre o html da postagem, dá um ctrl+a, depois dá um ctrl+c (ali mesmo, dentro do html da postagem), aí vc vai lá no Púlpito e dá um ctrl+v...

    Copiando o html dificilmente dá problema... Estou aguardando os textos.

    Abraço,

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  8. Queridão,

    Discordo deste parágrafo:

    "Mas eu queria aqui colocar uma pulga atrás da sua orelha. Se o casal se gosta e está "ficando" mas para não dar alarde a igreja resolve não explicitar essa relação de cara, porém o intuito dos dois é assumir um namoro, isso seria condenável? Não seria apenas uma questão de prudência se existe o compromisso entre as partes de assumir o relacionamento?"

    Não meu ponto de visto este tipo de "ficação" não é prudência, ates pelo contrário costinua se caracterizando como "ficação"

    abraços,

    Renato VArgens

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma dúvida de muitos jovens por aí, eu "fiquei" apenas uma vez, mas porque a menina queria me conhecre melhor para ver se um namoro daria certo. Sem outra alternativa fiquei com ela mas pedia muito a Deus para saber se seria certo esse negócio de ficar. Sempre tive uma opinião negativa sobre isso. Lendo essa matéria agora sei que realmente é errado.

    ResponderExcluir
  11. hmmm

    É, acho que entendi o que vc quiz dizer... a Biblia não é muito clara quanto a esse assunto específico que, convenhamos, é muito vinculado ao nosso tempo.

    Acho que um ponto em comum é que nós devemos "mirar" em Cristo, buscar ser mais parecidos com ele. Obviamnete não vamos aqui fazer um exercício de imaginação pra saber se Jesus "ficaria" ou não...

    Mas a gente pode ter certeza de que ele buscava profundidade em seus relacionamentos. Acho que esse é o ponto...

    E aí, você vai dizer que quem "fica" pode fazer querendo um compromisso, uma profundidade e outros vão dizer que não...

    Eu nunca fiquei porque nunca me senti em paz pra isso, mas também não estou (assim como não acho que os irmãos que comentaram antes estejam) aqui pra julgar as pessoas, apontar o dedo pra elas e dizer: "você está em pecado".

    fica a lembrança de Paulo...

    "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." (Romanos 14:22 e contexto)

    Grande abraço

    Diego

    ResponderExcluir
  12. Mariana (Clamor por Niteroi)21 de setembro de 2009 às 11:44

    Oi Márcio,

    Esse lance de ficar é muito complexo na verdade, agente não pode estabelecer um padrão para todos os relacionamentos, vale da relação de cada um com Deus.. É a mesma coisa tentar definir ou criar um padrão do que é pecado.. pq aquilo q pode ser pecado pra vc, pra mim talvez não é!! Se duas pessoas, um homem e uma mulher de Deus estão na igreja buscando se conhecer melhor, apaixonados um pelo outro, compromissados com o Pai, e vamos q eu diga q um dia role um beijo entre eles, e no dia seguinte outro beijo, enfim, só Deus conhece o coração deles, o proposito de cada um e só cabe Deus julga-los.. E as consequencias virao conforme Deus quer, sejam elas boas ou ruins.. Não me entendam mal, mas vale da sua relção de cada um com com o Pai..Na verdade, No fundo, no Fundo, nós sempre sabemos quando estamos fazendo a coisa errada, quando estamos nos envolvendo apenas para matar nossas carencias e satistazendo os desejos do nosso corpo!!!
    Por isso q é sempre bom bom estar em plena comunhão com o Pai... evita os erros da carne!!
    Bom é isso..
    espero q eu tenha conseguido me expressar!!

    Bjão galera!!!

    ResponderExcluir
  13. É, acho que a Mariana entendeu o sentido do post!

    ResponderExcluir
  14. Mariana,

    Entendo o que diz, no entanto, discordo plenamente. Acredito que ficar nesta perspectiva é tão nocivo quanto na "convencional". Ninguem precisa beijar alguém para saber se vale a pena ou não o namoro. Acredito que o bate-papo e a amizade podem contribuir para um envolvimento maior.

    Abraços,

    Pr. Renato Vargens
    www.renatovargens.com.br

    ResponderExcluir
  15. Mariana (Clamor por Niteroi)21 de setembro de 2009 às 15:13

    Pr. Renato,

    Eu tb acredito q vc não precise beijar ninguem pra saber se vale a pena ou não... So o que eu estou querendo dizer é q a religiosidade das pessoas, o autoritarismo da "igreja" em si, afastam elas cada dia mais da presença do Pai..
    Na verdade a RELIGIÃO, esta afastando cada dia mais os crentes de Deus...

    É muito conformtável dizer o q é certo ou o q é errado ou o q pode e o q não pode para uma pessoa, se ela não tiver um relacionamento com o Pai ela nunca saberá o q verdadeiramente ela pode ou não pode fazer diante da presença de Deus!!!

    Tudo depende do nosso relacionamento verdadeiro e íntimo com Jesus...

    é isso..

    Bjos...

    ResponderExcluir
  16. Pois é Mari... só Deus pra saber...

    ResponderExcluir
  17. Deus e nós mesmos...

    Afinal, ele também fala através da nossa consciência...

    ResponderExcluir
  18. Paz pastor.
    Tem mesmo sido alarmente as "ficanças" pelos corredores das igrejas, principalemte entre os adolescentes.
    Não vejo o porque ficar se a intenção é namorar!
    Ficar, tem sido motivos pra "beijar na boca", aumentar a listinha e se sentir o centro dos "ficantes" na rodinha de amigos.
    Fui lider de adolescentes e sempre batia nas mesmas teclas, pois o que a igreja e familia não ensina, o mundo dá-se o valor de ensinar destorcidamente e mais cedo do que imaginamos.

    Atualmente, ter 13 anos e ser virgem é motivo de zobaria. Ensinar aos pré e adolescentes, que a vida cristã vai além disso, num mundo deturpado onde eles convivem cada vez mais com descrentes tem se tornado dificil.

    Mas eu não me canso de ensinar, falar e repetir. Creio em Quem prego e em Quem faz a obra nos coraçõezinhos que mal abandonam as bonecas e carrinhos e já querem ativa a vida sexual.

    paz e bençãos.
    http://mulheradoradora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. para mim tem que fica uma vez para conhecer bem a "futura" namorada , ai sim se ficar so por ficar ai e pecado!

    ResponderExcluir
  20. *Obs "Ficação" de menores de idade ai sim e completamente errado !!
    PQ eles não tem a mente preparada para tal...

    ResponderExcluir
  21. Eu não entendo o porquê de pessoas que não tem a obrigação utópica de saber tudo, mas que devem ser referências recusam-se às vezes a ter uma posição firme, bem definida sobre os assuntos que abordam. Se a Mariana entendeu o sentido do post eu só posso dizer que não entendo qual é a sua postura como pastor: "pq aquilo q pode ser pecado pra vc, pra mim talvez não é!". É isso o que o senhor está dizendo (tirando o analfabetismo adolescente da menina)? Cada um faz a sua "listinha de pecados", é isso? Se eu "achar" que não é tudo bem? Cruzes...

    ResponderExcluir
  22. Tudo se resume ao fato do mundanismo ter encontrado lugar no seio da Igreja .


    Pergunto aos entendidos ( !! ) : Qual a diferença de hábitos , costumes , cultura , gostos , etc ... da Igreja em relação ao Mundo ???



    Quem tiver coragem que responda !!!!

    ResponderExcluir
  23. Seu blog,é muito bom e muito instrutivo, que Deus continue te ilumonando.
    Parabens

    ResponderExcluir
  24. Seu blog é realmente muito bom e muito instrutivo.
    Que Deus continue te iluminando.
    Acesse também meus blogs e dê também seu parecer.

    http://oliveirana.blogspot.com
    http://enijoliveira.multiply.com

    ResponderExcluir
  25. Li 3 artigos nesse blog e sinto muito ao ver a propagação de um evangelho fácil, de cotumes e doutrinas deturpando o que a Bíblia diz.

    Pergunto: Porque ensinar ao adolescente a valorizar a si próprio e a seu amigo/a??? Porque mostrar a ele/a que eles podem ter uma vida sentimental pura e abençoada por Deus? Não!!! É mais intessante ser mais um canal para que os costumes de fora tomem conta da vida dos adolescentes. E que eles creçam sem saber o que é ter um real relacionamento com Deus!!!!

    Pessoal.....ser cristão é algo muito maravilhoso, mas se for tão fácil como este blog mostra, estou lendo o manual errado.......!!!!

    Ah...e oração e namoro também não tem nada ver, né?????

    ResponderExcluir
  26. Eu discordo, pastor. Odeio (mesmo) ser clichê, mas não acho que a gente precise de um "test drive". Não acredito que o meu Deus, enquanto onipotente, oniciente e onipresente, tenha arquitetado uma coisa tão importante quanto o relacionamento a dois para ser tão aleatória. E não acho que seja necessário também. Por que ficar pra ver se dá certo, se é muito mais certo perguntar pra Deus? E tem mais. O que mais tem dentro da igreja é gente sem vergonha, que acha que o até onde seguir a Deus é opcional. Não falo como crítico. Sou filho de pastor, ativo e atuante na minha igreja. O pastor Renato Vargens (que comentou aí acima) me conhece e conhece meu pai também. E criar mais um passo no relacionamento onde se tem menos comprimisso ainda? Me diz, no que isso ajuda? Estou namorando atualmente e sei o quanto é difícil se assumir um compromisso pq chega uma hora que a gente esbarra nas coisas a se mudar, a fim de que o relacionamento sobreviva. Pra mim, ficar é só mais uma desculpa pra beijar, passar a mão, fazer sexo e mais um monte de coisas (pq ficar não é mais, se já foi, só beijinho não) sem ter que prestar contas...

    ResponderExcluir
  27. Querida Aline, vc deve ser adepta da corte não?

    Não sei o que viu de tanta maldade nos posts citados, mas seja lá o que viu, viu sozinha e a opinião de uma pessoa só não é lá muito confiável contra uma nuvem de testemunhas não é. Mas de qualquer forma se viu maldade, não foi minha intenção, mas tenho que lhe dizer que muitas vezes a maldade está nos olhos de quem vê...

    ResponderExcluir
  28. Ah, e quem nunca ficou que atire a primeira pedra...

    ResponderExcluir
  29. Prezado Pr. Márcio,

    Não cabe classificar em uma caixinha ou outra. Mas colocar como uma opção simples e correta tal comportamento (o ficar) não condiz com a vida de cristão.
    Muito pelo contrário do que afirmou, vi muitos comentários que vão na mesma linha.

    ResponderExcluir
  30. "Ficar" com a intenção de conhecer melhor o outro e depois firmar um compromisso sério, e "ficar por ficar", curtição, é errado do mesmo jeito. Isso no meio Cristão não pode existir em nenhumas das situações. Pois dos dois modos a pessoa "usa" a outra pra avaliar seu gosto. É tão mais saudável conversar, trocar idéias, passar um bom tempo conhecendo a pessoa, saber o que quer do futuro, planos, sem contato de beijos e abraços e muito menos de relacionamento sexual. O que está na cabeça de alguns jovens é: "Quero ver se me abraça bem, se me beija bem, se me acaricia bem" Nem tá aí tanto pra mente do outro e sim do contato físico. Precisamos entender que essas coisas que estão ocorrendo de ficar é uma estratégia maligna para acabar com o relacionamento lícito e saudável. Pra acabar com as famílias. Alguns Cristãos estão desapercebidos e perto da hora da trombeta tocar! Depois não adianta o susto. (e isto serve pra todos nós, sem exceção, pois estamos propensos a falhas a todo o instante)Só a misericórdia de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  31. Eu encontrei esse post numa fase interessante de minha vida...

    Tenho 19 anos e quero contar minha experiência.

    Sempre fui cauteloso nos relacionamentos, era de orar com a pessoa pra ver se era da vontade de Deus antes de namorar... só que Deus não escolhe por nós. Somos nós que tomamos nossas decisões, sendo da vontade de Deus ou não.

    Faz 5 dias, na faculdade que eu começei a conversar com uma garota que queria me namorar, e eu me interessei por ela. Eu não tinha muito amizade com ela,mas não iria aceitar assim de cara.

    Conversamos no primeiro dia, no segundo dia beijamos (já estava decidido em pedir o namoro), no terceiro ficamos (passeamos juntos) e finalmente no quarto dia pedia ela em namoro (nesse dia nem beijei). E fiquei o domingo sem vê-la. Vou vê-la na segunda agora.

    Eu orei ao Senhor antes, pedindo a direção dele.

    É claro que ele nao me "disse" nada, rsrs. Eu senti paz no coração, quanto a decisão. Mas tinha em mente que a Igreja poderia me olhar com olhos tortos.

    Porque a Igreja não está preparada pra tratar dessas questões no mundo pós-moderno.

    A Igreja é discriminatória e condenatória e pouco instrutiva.

    Em 5 dias eu estou namorando. Não sei se vocês vão chamar os primeiros 3 dias de "ficança" ou se vão me condenar. Mas eu quero que Deus nos abençoe e dê tudo certo.

    Obs. Sou Missionário.

    (não me identifico por questões de discriminação e possível condenação de alguns irmãos)

    Paz

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente? Pra mim o beijo na boca, em si é tornar-se uma só carne cm a outra pessoa... não somente a relação sexual...
    Afinal de contas, assim como a relação sexual, um beijo fora do relacionamento é considerado como traição...

    Não concordo com isso de ficar, não concordo com o namoro cristão ter beijos, afinal de contas liga em cima esquenta embaixo, já dizia minha mãe. rsrs

    Essa é a MINHA opinião... Claro que muitos jovens não concordam, afinal de contas é bom e dificilmente conseguem se abster do beijo no namoro...

    Entretanto continuo pensando que o beijo é tornar-se uma só carne.

    ResponderExcluir
  33. Acertou em um ponto quando disse que o beijo fora do relacionamento é errado. Sair beijando qualquer um e quantos quiser é o errado!
    Beijar, se tornar uma só carne? Você sabe realmente o que é se tornar uma só carne?
    Não se pode comparar um beijo com relação sexual! Não dá.
    Relação sexual se dá que vc se torna uma só carne, pois há um vínculo, uma aliança que se forma através do sangue no rompimento do hímen, no que representa, se trata do símbolo da aliança que nós temos com Deus Pai, por meio do sangue derramado de Jesus Cristo.
    Olha só a seriedade!
    E fisicamente também uma só carne também, ou melhor, geneticamente, pois quando há filhos. Pois carrega as informações genéticas dos dois.
    Então, tendo uma visão geral, não se pode dizer que num beijo podem se tornar uma só carne. Não existe isso. Beijo é um sinal de carinho. Agora se liga em cima esquenta embaixo, se trata de limites, aí é outro assunto: Santidade no namoro, especificando.

    ResponderExcluir
  34. Bom eu discordo,se o casal da igreja ta apaixonado e quer assumir um compromisso mas não querem alardar a igreja antes que tudo esteja certo...eles que vão orar,vão ser amigos,existe muitas formas de se conhecer e ver se realmente é amor sem ter que ficar, o mais correto é orar até assumir um namoro, se eles estão em duvida,Deus acaba com todas elas,(sei porque ja passei por isso e sem ficar)se for amor permanace se não acaba logo.

    ResponderExcluir
  35. Concordo com a Dona Roxa ali.
    Sem contar que o "intuito" de assumir um namoro não é algo que traga resultados, se isso foce algo digno seria muito ruim, um exemplo:

    - Eu tenho por todas as pessoas muita compaixão e vontade de pregar o evangelho a elas, mas acabo que na minha vida não apresentei Jesus a nenhuma dessas pessoas, por um acaso meu intuito de fazer o bem para essas pessoas adiantou algo?
    R: Não

    Pra mim, um casal que simplesmente 'fica' não é diferente de um casal que 'fica' mas ta pensando em mudar a situação.

    É como todo pecado, para ser limpado não basta estar arrependido, tem que mudar o estilo de vida.

    "Ficar" não é nada mais que uma atitude covarde. Fazem por medo doq um compromisso venha a trazer. Se não gosta de comrpomisso então fique sozinho(a). Haha

    Imagine se Deus fosse descompromissado com a gente.. O diabo ia fazer a festa mesmo sendo nós convertidos. xD

    Cada uma. xD
    Se Deus da tanto exemplo de formação de aliança, não deveriamos seguir o exemplo que o nosso paizão nos mostra?

    Ficar é pra covardes.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  36. De qualquer forma no namoro há pecado(raríssimo o namoro em que não haja) porque só pelo fato de beijar, de sentir o corpo da outra pessoa, há uma excitação, claro, todo mundo sabe disso. Se não fosse o tato, nada disso seria possível, então errado por errado...se bem que isso é uma desculpa meio...cara-de-pau.

    ResponderExcluir
  37. Outra maravilhosa postagem do Pr Marcio.
    Meu querido, vou virar seu fan!
    Parabéns.

    --

    Que vontade de chingar...
    kaushkaus
    Meu, até um cara do mundo fica por ficar e quando quer sossegar, namora.

    Não me venha com esta estórinha pra boi dormir de ficar pra saber se vai dar certo.

    Quem fica, fica e fica sozinho!
    Quem fica, fica e vai ficar quando Jesus vier buscar uma noiva COMPROMISSADA COM ELE.

    Hahaha...

    Olha, a prostituição em si mesma na verdade é um ato de trocar relações prazerosas por algo.

    O ficar, entra nesse "conceito", pois você fica por quê?
    Como disseram alguns, para aumentar a minha lista, autoestima, etc.
    Você faz uma troca...

    A primeira carta a Tessalônica diz assim ó:
    Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
    1 Tess 4: 3-7

    Preste bem atenção:
    abstenhais da prostituição.
    Se ficar (que é prazeroso) pode ser comparado com prostituição, tchau ficação.
    vosso corpo em santificação
    Precisa dizer alguma coisa???
    não com o desejo de LASCÍVIA
    Hum... Aiaiai, uiuiui...
    Por que mesmo você quer ficar com aquela "gatinha"? Será que ela é muito "tasty" aos olhos?
    defraudar significa enganar
    Estás enganando a si mesmo e a outra pessoa.

    Outra coisa que pode levar o "ficar" discutido a comparação com a prostituição é que se não dá certo a sua "tentativa" de namoro ficando com uma pessoa, você vai "tentar" (observe a palavra) outra pessoa. >>> A prostituição não se faz com várias pessoas em momentos diferentes?
    Ah tá!
    =)

    Acima poucas coisas... É claro que os amados aqui já esclareceram grande parte.

    Deus a ninguém tenta. Ele escolhe.
    Quanto mais nós, deveríamos fazer o mesmo.

    Graça e paz irmãos e que Deus nos abençoe a todos cada vez mais.
    Abraço...

    ResponderExcluir
  38. Ih, pastor!
    Mas será que não tás errado?
    Sempre pensei que fosse erradão ficar por causa do versículo de Paulo que diz que "não é bom que o homem toque em mulher, mas que por causa da prostituição cada um deveria ter seu cônjuge." Ou seja, nada de beijão nem que amassão antes de pôr o anel na mão.

    ResponderExcluir
  39. Estranho... cheguei aqui atraves do http://migre.me/fuck

    ResponderExcluir
  40. JA TENTEI DAS DUAS FORMAS, ME DEI BEM E ME DEI MAL.

    CONTUDO - NUNCA FOI MINHA INTENÇÃO MACHUCAR NINGUÉM E MUITO MENOS SER MACHUCADO, NO ENTANTO TAMBEM OCORREU.

    MAIS DA METADE DAS PESSOAS AQUI ESBOÇAM UMA OPINIÃO REPRESORA EXPLICITANDO QUE NA VERDADE PENSAM DE OUTRA FORMA, MAS SE SENTEM CONDENADAS A PELO MENOS "LER MELHOR" O TEXTO.

    SOBRE A CORTE, ACREDITO QUE SEJA MAIS "UM BEZERRO DE OURO", TIVE AMIGOS QUE FORAM ALICIADOS A AGIR DESTA FORMA E QUANDO ENCONTRARAM A LIBERDADE COMERAM MUITA GENTE E HOJE DESCREDITO MUITO EM SUAS REALIZAÇÕES.

    CHEGA, EU ESTOU CANSADO DE "EU ACHO ASSIM" OU "EM NÃO CONCORDO" VIVI POUCO E O POUCO QUE VIVI VI MUITA GENTE TORNAR IMPURO O PURO E SANTO O QUE ERA PECADO.

    SE ALGUÉM ACHA QUE ESTOU JULGANDO, VAI APRENDER A DIFERENCIAR CONSTATAÇÃO DE SENTENÇA.


    SORTE A MINHA NÃO ESTAR NA "PELE" DE DEUS AGORA.

    ResponderExcluir
  41. Ficar 'gospel' é igual a cortejar, conhecer, tornar-se amigos e ver se existe algo em comum, por que se não for assim ficamos como o mundo, guiados por tensão, ou "tesão"!

    ResponderExcluir
  42. Achei o texto muito interessante!!!Afinal de contas eu axo ki oki vale é oki esta no coração de cada um!Deus conhece o interior de cada um!!!Cada um vai pagar o preço pelos seus atos!Eu concordo com o ficar no sentido de se resguardar da opnião do povo, pq pior do que a lingua dos impios é a lingua de muitos crentes!!!Não julgo ninguem, cada um deve fazer oki axa melhor p si!!!Ja fikei diversas vezes pelo mundo c gente ki eu nem sabia o nome!!!tenho a certeza ki isso naum aconteceria hj!Cada um faz oki axa melhor p si e assuma as consequencias!

    ResponderExcluir
  43. Boto é fé no mácio. Ele só expos o que ele acha. E eu acho que todos deveriamos assumir que essa dúvida existe. Vai que por exemplo eu esteja orando juntamente com meu amigo pra Deus confirmar se é da vontade dEle e tal e em uma situação acontece que a gente se beija e aí? Pequei? Vou pro inferno? Ah! Por favor! Não vou sair ficando e ficando com ele e com mil depois disso. A gente Com certeza vai assumir um namoro sério. E por causa daquela "ficada" meu namoro não é de Deus? Acho que a gente deveria deixar um pouco a religiosidade de lado e ter o foco em quem interessa. Jesus é o único caminho e quem crer nele será salvo. Pra mim o evangelho é bem simples e as pessoas ficam colocando coisas onde de não deveriam.

    Abraço. Fiquem na paz!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.