terça-feira, 18 de agosto de 2009

Missa de 7° dia é culto a mortos?



A missa de 7° dia é uma cerimônia que visa o alívio do morto com relação aos seus pecados. A liturgia dos defuntos, que remonta do séc. V, tem como principal objetivo a expiação das penas dos fiéis defuntos que porventura estejam no purgatório.

Oficialmente, se reconhece o costume de rezar missas para os falecidos com essa finalidade na missa de corpo presente, no terceiro dia, sétimo dia e trigésimo dia, porém no Brasil é comum apenas se rezar a missa de sétimo dia e trigésimo (raramente). (Fonte: Missal Lefebvre, edicao 1963).

Objetivo - A liturgia dos mortos, que surgiu no séc. V, tem como principal objetivo a expiação das penas dos mortos que estão no purgatório
Fundamento - Este ensinamento da Igreja católica se fundamenta no texto do livro dos Macabeus, em que Judas Macabeu ordena que se façam sacrifícios no Templo de Jerusalém pelas almas de seus soldados que haviam morrido numa batalha( por terem cometido pecados leves).
"Santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos. Eis porque ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres dos seus pecados" (cfr. II Macab. XII, 41-46).


Tem na bíblia? – somente no apócrifo Macabeus.
Resolve alguma coisa? - Para quem morreu, ou para quem está vivo?
Para quem morreu – não resolve nada!
Para quem está vivo – talvez amenize o remorso de quem nunca fez nada para o morto quando este ainda vivia!

5 comentários:

  1. Marcio, acho que é o tipo da força da reza que eles fazem pois oram muito baixo, aí não dá pro morto ouvir. Se chamássemos alguns destes pregadores de meia tigela que gritam, poderiam até fazer o morto ouvir, desde que também pudesse tirar uma ofertinha pra ele.(rsrs)

    Com as pessoas se iludem não é? Se todos entendesse como é simples fazer apenas a vontade de Deus, as vendas dos olhos cairiam e todos enchergariam a verdade.

    Márcio, parabéns pelo post!

    Lucas M Junior

    ResponderExcluir
  2. A saudade que fica pode ser amenizada pela missa, não uma expiação de culpas, mas uma lembrança de nossos entes queridos, que como peregrinos que somos vamos ao encontro de outra vida, ou outros céus.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa! Eu tenho medo dos evangélicos, usar essa estrágia para atrair os descrentes, já penssou! rsrsrsrs...Brincadeira...

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.