domingo, 26 de julho de 2009

Otimismo X esperança



Existe uma grande diferença entre o otimismo e a esperança. O motivo de escrever essa matéria sobre essas duas situações é simples: Estamos pregando nos nossos templos otimismo e não esperança.
Enquanto o otimista diz: A guerra cessará, as feridas fecharão, e o inimigo será derrotado, a esperança aguarda a palavra final dessas coisas e ainda que nenhuma dessas tenha o final previsto pelo otimista, a esperança trará a confiança de que seja lá qual desfecho teremos sempre uma surpresa, que o amor de Deus é mais forte que a morte, que a verdade de Deus é mais poderosa que as mentiras da sociedade e que a luz d´Ele sempre será mais real que as trevas que nos cercam.
Além do mais, o otimista não tem controle sobre suas “previsões” não pode garantir aquilo que afirma. Então, vemos que o otimismo é simplesmente uma atitude que faz com que acreditemos que tudo será melhor amanhã. Você pode se perguntar agora: “Mas não é assim que deveríamos pensar? Afinal de contas com Jesus no barco tudo vai bem!” Eu lhe digo que não. A alegria da esperança, não vem do efeito de previsões, nem depende das boas notícias da nossa vida. Ela se baseia no conhecimento espiritual de que se por um lado vivemos num mundo encoberto por trevas, por outro lado, Cristo venceu o mundo. E Ele disse isso em alto e bom som em João 16:33b. Não tenho nada contra o otimista, aliás, acho até melhor ser otimista do que pessimista. Só não acho que isso deve ser um estilo de vida.
Enfim, foi-nos aberto um caminho para habitar no mundo que perece no mal, mas deveríamos ficar surpreendidos a cada momento em que avistássemos Deus se manifestando contra ele e dando a última palavra. Por isso não devemos viver como vítimas, mas como seres humanos livres, guiados, não pelo otimismo, mas pela esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.