quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os levitas e o “parabéns pra você”


Você já percebeu qual a qualidade da nossa música evangélica? Ainda não, pois quando você atualizar seu repertório vai se decepcionar e muito. As versões para o português já encheram a cabeça. Sempre as mesmas coisas, exploram Michael W. Smith ao extremo, o cara deve viver de orelha quente lá na casa dele.

Já não surge um camarada como Sérgio Pimenta, Janires, Asaph, essa galera ta em extinção. Músicas que toquem ao coração, nem pensar. O negócio hoje é sacudir a massa ou ficar rindo o tempo todo na unção do anjo da risada.

O misticismo tomou conta de nossos compositores que só cantam coisas complexas aos ouvidos de quem quer curtir boa música. São os quatro seres viventes para cá, a entronização do trono de Deus para lá, é a corsa pulando para cá, o leão rugindo pra lá, uma zorra total.

Estava analisando a falta de criatividade e inspiração dos caras e cheguei a conclusão de onde está o erro. Ele está no fechamento da igreja para a boa música. Já faz tempo que a igreja instituiu o discurso que diz “levitas não podem ouvir música mundana” a pergunta é por quê? Se não podem ouvir música mundana, na hora do “Parabéns para você” eles devem se retirar e recusar profanar o santo oficio do levita.

O problema do referencial evangélico é que devido ao surgimento das adorações (extravagantes, ousadas, dos quatro seres...) ficou esquecido o legado dos grandes artistas cristãos. Daí a turma não teve alternativa a não ser debandar e ouvir os chamados e temidos “músicos seculares”.
Tenho uma opinião sobre isso. Pode até existir música profana, mas sustentar isso generalizando seria ignorar grandes obras primas da música como “Nessun dorma” de Puccinni, canção da América de Milton nascimento e uma série de outras canções que mexem com nosso ser. Há muita coisa bizarra na música secular, assim como há na gospel, mas tenhamos bom senso!

19 comentários:

  1. Amei o artigo...só esqueceu de citar a FAMOSA UNÇÃO do LEÃO ...
    que anda sendo imitada por muita gente aí... não podemos julgar, mas que é estranho é né!

    ResponderExcluir
  2. Devemos lembrar que existe a versão "gospel" do parabéns, ai os levitas podem continuar tocando... rsrsrsr
    mas concordo com vc, pois existe muita aberração musical, tanto no meio doa artistas cristãos, como no meio considerado secular. Eu sou a favor de parar e ler as letras das músicas, ouvir o cd e pensar sobre o que está sendo cantado, pois nem tudo que os "gospel" têm cantado é correto. Bela postagem irmão! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, Marcio, concordo plenamente com você, e ainda complemento. Sabe o que me parece estar acontecendo com os “evangélicos”?
    Estão perdidos entre o mundo e “a igreja”. O mundanismo tomando conta “geral” por um lado, e do outro, a igreja reinventando dogmas e doutrinas para segurar o crente atrás de suas portas.
    Levitas, no meu entender, devem tomar conta do templo. Arrumar, lavar o chão, cuidar dos utensílios sagrados e, ir à frente cantando e tocando instrumentos em louvor a Deus.
    O que vemos hoje, massificado, são ARTISTAS. Nada contra. Mas, então, não misturem as funções. O artista canta o belo; o Levita, o sagrado.
    Outro dia dei uma chamada num certo “evangelista” que veio me avisar (pois sou radialista - mídia, entendem?) que “a agenda” do artista REGIS DANESE já estava aberta para shows e apresentações em igrejas (??? Hein???). E a divulgadora da Graça Music que veio me fazer um convite para assistir a um “pocket show” do artista/pastor André Valadão e receber meu CD AUTOGRAFADO PELO ARTISTA (???hein de novo???).
    O que é isso, gente? Que mundalização é essa?
    É FALTA DE BÍBLIA!
    Para estes: OSÉIAS 6:3 – “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR;”
    A PAZ, queridos!


    Mônica Sampaio
    Radialista, Escritora e Compositora cristã e Evangelista

    Programa DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O SEU CORAÇÃO:
    no. 1 - http://www.youtube.com/watch?v=dH3JN7Fblb8 - "Os Três Alicerces"
    no. 2 - http://www.youtube.com/watch?v=XD3ThogSLvg - "Ser convertido"
    no.3 - http://www.youtube.com/watch?v=wmceDxAmu-A - "Questão de Fé"
    http://twitter.com/MonicaSampaio
    skype: monica_sampaio_melo
    msn: monica_sampaio_melo@hotmail.com
    email:monica.sampaio1@gmail.com

    www.monica-sampaio.blogspot.com
    www.radialista-monicasampaio.blogspot.com
    www.bocadahumanidade.blogspot.com
    www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
    www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

    Comunidade RÁDIO & LOCUTORES:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332
    Comunidade CURSO DE LOCUÇÃO * MÔNICA SAMPAIO
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67345105

    ResponderExcluir
  4. A grande realidade é que os 'CRENTONTOS', acham que musica é 'A' adoração, 'O' louvor, 'A' base; e não é !

    Musica é musica, louvor é louvor !

    Não vamos nem entrar no tema de questão de qualidade, por que o mundo 'gospel' já sai desparado em desvantagem.
    Já to cansado de ouvir musiquinhas horríveis (e dizem que são louvor), e ainda tem a capacidade de dizer que o Espirito Santo 'arruma' o louvor antes de chegar aos ouvidos de Deus; mas esquecem que tem os meus aqui na terra, né !

    ¬¬'

    Abs, valeu Marcião !

    Ósculo.

    ResponderExcluir
  5. E eu pensei que era somente na minha cabeça a questão sobre de onde será que tiraram esse raio de idéia de sonhos de Deus! Rsrsrsr

    Concordo e reitero que eu sou absolutamente contra ficar afirmando que rock é do demo, ou que música secular é pecado. Prá mim, o que não está na Bíblia explícitamente é invenção humana. E olha que tem gente de sobra inventando moda prá controlar os outros!

    Seu texto é perfeito! E vejo-o como um desbravador e defensor do culto racional, consciente e inteligente, de Rm 12!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Karla!
    Esse é o objetivo!
    Desbravar, falar o que todo mundo quer falar mas tem medo!

    Obrigado pelo comentário!
    fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. SEMPRE " Examinai tudo, retende o que é bom ". 1 Tessalonicenses 5:21, façamos o papel do chacrinha gospel, buzina e troféu abacaxi neles.

    ResponderExcluir
  8. Marcio,

    Hoje escrevi sobre levitas. se desejar leia lá no meu blog.

    http://renatovargens.blogspot.com/2009/07/esquisitices-da-musica-gospel-final.html

    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. otimo post !!!!
    fora os caches absurdos que eles pedem para ir na sua igreja !!

    e levitas somos todos nois ,cooperadores na ksa de Deus!!!

    ResponderExcluir
  10. obs* mais deixar de ouvir musica gospel por isso e ouvir seculares não concordo !!!

    ResponderExcluir
  11. nossa, amei o artigo!
    só tenho a dizer que, Jesus entra nessa causa e renova-nos!!!
    paz e graça!

    ResponderExcluir
  12. Uma vez fizemos um debate em nossa igreja sobre música e um amigo meu músico, ele é mestre, disse que não há música santa e nem profana, música é música.
    E um amigo meu, músico de Jazz, disse que o mesmo dó que se dá no mundo é o mesmo que se dá na igreja. Isso é bobagem e no fim, a letra dita cristã hoje, não bebe em nenhuma fonte, a não ser a da medíocridade e no fim temos música de tudo que é jeito. Erótica, Extravagante e por aí vai.

    Na verdade eu nem ouço música evangélica, mil vezes ganhar meu tempo saboreando Milton Nascimento, Chico Buarque, Tom Jobim, Gilberto Gil, Toquinho, Paulinho da Viola, Seu Jorge, Ana Carolina e por aí vai do que ganhar um cd de graça desses compositores que só sabem rimar Deus e Seus, Jesus com Luz e com essa rima pobre adiante.

    Isso nada mais é que um reflexo generalizado na música e midia, pois não perceberam que pra você também ouvir uma boa música fora da igreja, deve garimpar bastante também?

    Ainda ouvimos os mesmos caras de 30 anos atrás e tirando 3 ou 4 que apareceram, nada.

    Nós temos nomes novos bons, mas o mer(da)cado gospel, não deixa fluir, pois são poetas, músicos de primeira grandeza, mas são ofuscados pela porpurina das ministrações loucas desses grupos tchan e boquinha da garrafa gospel.

    ResponderExcluir
  13. descanso da alma , vc esta chamando a musica de adoração ao Senhor de merda?
    reveja seus conceitos
    o pior e que tem pessoas que se acha inteligente de mais e so abrem a boca para falar besteiras!!!

    ResponderExcluir
  14. obs* ah e a boquinha da garrafa e musica que vc gosta né ?
    secular!

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda vou escrever um livro sobre isso.
    Sou animador, músico nas horas vagas, mas enfim, não vem ao caso...o que vem ao caso é mesmo a triste falta de criatividade no meio cristão.
    E não falta gente pra encher a boca pra falar que é filho do CRIADOR.
    Whatever...Eu chamos isso de "ciclo vicioso".
    Ou seja, é o irmão que a irmã da igreja dele gravou um cd, que dai tem meia duzia de Deus e Seus, Jesus e Luz, e dai aquela comunidade já se foi...o padrão de qualidade virou aquilo ali.
    Dai o outro irmão da igreja ao lado adorou a parada. Dai cria outro ministério, grava outro CD, trocando de ordem as palavras...agora é Seus com Deus e Luz com Jesus.
    Ai esse vendeu 100.000 cópias a mais que o primeiro, provavemente porque a igreja dele era maior. e ai 50 igrejas menores criam 50 novos ministérios, com novas rimas...Jesus e Cruz, e Deus e Meus. Ai pronto...lá vmaos nós de novo aumentar o ciclo da mediocridade.
    Um trsiteza, um triste realidade. Uma profundidade que chega aos calcanhares e uma poesia digna de uma criança de 2 anos.
    O mais triste é que isso transcende a música.É so folear um encarte e perceber a falta de gosto e de noção. Vai do figurino, passando pela fotografia e terminando no papel ruim. É claroq eu foi o irmão da igreja que fez baratinho, não tem talento mas é irmão, deu como oferta.
    Dai vai passando pro DVD, pra TV, pra internet, e sem perceber(ou percebendo e morrendo de raiva) nos tornamos um bando de crentes mediocres, na música, nas artes e por assim dizer no mercado. É claro que sobre um ponto de vista de quem está de fora, e que coloca os crentes todo no mesmo saco.
    Se eu tenho o zelo de fazer o melhor que eu puder como profissional pra que meu cristianismo esteja evidente nas minhas práticas, fazendo a diferenã que ele devearia fazer, sou colocado lado a lado, com o irmãozinho que aprendeu a usar o corel draw e tá ai distribuindo o mal gosto pela terra.
    #prontofalei

    ResponderExcluir
  16. To com vocês.
    Monica disse mt bem "O artista canta o belo; o Levita, o sagrado."
    Pena que a maioria prefira ser "artista".
    Sabe como é né. Dá fama, dinheiro...

    Mas eu acho que o errado é o outro lado. Ninguém banalisaria a coisa se não houvesse contrapartida. Ou seja, eles cantam o que querem e nós compramos os CDs, DVDs, tocamos em nossas rádios... e quem tem a unção de cantar o sagrado acabamos deixando pra escanteio.

    Essa moeda tem dois lados.
    O que estamos fazendo com o nosso lado da moeda? Com o que estamos contribuindo???
    Valorizamos o louvor que edifica???
    Eles só conseguem vender o "louvor", ou melhor o "show" deles em nossas igrejas pq nós requisitamos e pagamos, se não encalharia.

    E tá falado.

    ResponderExcluir
  17. Legal o texto e uma triste realidade. Tenho um artigo neste tema: http://www.igrejaurbana.org/musica-secular-e-musica-nao-crista-2/ faça uma blogueiro feliz, entre e deixe um comentário

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.