sábado, 18 de junho de 2011

UMA LIÇÃO DE AMOR.

Noite de sexta feira, nada pra fazer. Mudando os canais encontrei um filme muito interessante chamado “Uma lição de amor”, onde Sean Penn interpreta um homem de 40 anos com idade mental de 7, chamado Sam. Esse homem tem uma filha de sete anos e a cria sozinho desde seu nascimento. A justiça americana prevê então que dali por diante ele não teria mais competência para continuar a criar a filha e resolvem levá-la para uma casa temporária.

Mil entraves surgem para complicar a situação. Para a sociedade em geral “Sam” é apenas um retardado, um homem que não conseguiria multiplicar 2 X 2, mas para sua filha Lucy, ele era muito mais que isso, apesar dela saber de sua deficiência. Uma família tenta adotar a menina enterrando cada vez mais a esperança de Sam em tê-la de volta. Sua advogada então tenta a última das possibilidades... uma medida chamada “reunificação familiar”. 

Seria impossível vencer essa causa, ele não tinha testemunhas (seus amigos também eram retardados), ele não tinha dinheiro para se mudar para uma casa que tivesse um quarto para a menina (exigência judicial), não havia nada o que fazer e de repente, a família que iria adotar a menina percebe que Sam tinha algo que nem toda a condição financeira ou intelectual poderia dar, o amor incondicional do pai. O filme termina com o retorno da menina para os braços do pai e o vitorioso nessa história não foi nem a família que esperava adotar a menina nem o pai, mas o amor. O amor sempre vence, o amor jamais acaba já dizia o apóstolo...

Poderíamos abordar aqui a questão do grande amor de Deus e outras questões relevantes e profundas, mas hoje eu gostaria de me apegar a algo simples porém poderoso na vida de um ser humano, a noção de que não há obstáculo intransponível na vida.

Quantas vezes a sociedade já olhou pra você e te sentenciou como inútil, inválido, retardado, incapaz? Quantas vezes você já recebeu uma palavra que te desanimou profundamente? Quantas vezes você já chorou pensando naquilo que era para ser seu, mas que alguém tomou antes que você pudesse recorrer a alguém? Inúmeras... a vida tem dessas coisas meu amigo, é feita disso, de altos e baixos, de decepções, de sustos, mas também é feita de amor. Deus pode e nos surpreende a cada dia mal da nossa existência.

Certa vez, John Lennon disse o seguinte: “George Harrison é completamente incapaz de compor uma canção”... Mas Harrison não se intimidou e compôs mesmo assim. O próximo disco dos Beatles após a declaração de Lennon foi o Abbey road, e Harrison havia composto “Here comes the sun” simplesmente a música mais linda daquele álbum! Lennon havia errado... o amor pela música que Harrison tinha era maior do que a certeza de Lennon. 

Aleluia! Escute Deus falar com você agora aí onde você está... Ele diz “você pode!” quando tudo aponta para uma incapacidade, Ele diz “não desista!” enquanto o mundo diz “vá embora não tem mais jeito...”, Ele acredita infinitamente mais em nós do que o contrário. Isso é uma revelação sem tamanho para aqueles que como eu sofrem do “complexo de gafanhoto” (vide história dos espias) é Deus nos dizendo que a promessa não se perdeu e que o povo a quem tememos, será varrido do lugar da benção para que nós entremos e desfrutemos da terra que mana leite e mel.

O amor pode tudo meu amigo, o amor vence certezas, você tem idéia do que você acabou de ler? Acredite nisso, viva isso, deixe o amor transbordar na sua vida e as certezas negativas na sua vida serão demolidas e Deus construirá lindos castelos com esses escombros que ficarão como memorial de que o amor pode tudo!

E no mais, tudo na mais santa paz! 

3 comentários:

  1. Pastor Márcio,

    Gosto muito dos seus textos, realmente, o amor vence tudo, e foi esse tal amor, que fez com que Deus nos desse seu único filho para morrer por nós, para nos dar vida eterna!

    abraços

    Cláudia Lima

    ResponderExcluir
  2. Use e abuse de coisas que estão ao nosso redor e são comuns a "todos" valeu mais uma vez por tão belo texto!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é sensacional! Uma bela e maravilhosa lição de amor.
    Foi esse filme que me ensinou a me apaixonar pelos Beatles, a música que mais me chamou a atenção foi Blackbird, escrita por Paul Macartney.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.