segunda-feira, 23 de julho de 2007

Meditação rápida sobre Sam Guimli (o hobbit)

Rapaz, numa dessas noites, estava ansioso por assistir um dos maiores sucessos da literatura e do cinema mundial “O Senhor dos anéis – O retorno do rei” sem dúvida nenhuma um clássico. Eu poderia narrar o filme todo aqui porque a obra é maravilhosa, cheia de princípios cristãos e de boas ações, mas a parcela que me cabe e que me impressionou bastante foi quando Frodo, o bolseiro, desfalece no momento crucial da jornada que já durava 13 meses, aos pés do pico onde almejava chegar para destruir o anel. Sam, seu fiel escudeiro, momentos antes tenta pegar o anel para seguir jornada e dividir o fardo que este trazia para Frodo, mas ele, seduzido pela força do anel nega reparti-lo com o amigo. Nesse momento, desfacelido, Frodo não poderia fazer nada para impedir que Sam Guimli pegasse o anel e seguisse em frente. Mesmo assim, como prova de amor e amizade, Guimli não pega o anel, mas diz uma frase que será o tema do nosso artigo: “Não posso carregar o anel, mas posso carregá-lo Sr. Frodo”.
Confesso que não pude evitar as lágrimas quando ouvi tal frase, porque me remeteu a uma questão extremamente cristã, “ajudar a carregar o fardo do outro”. Pensei muito e percebi que nossas amizades não carregam mais o outro nas costas em um momento de fraqueza. Sam também estava exausto, mas percebeu a impossibilidade de Frodo continuar a caminhada e resolveu carregá-lo nas costas.
Contextualizando, o anel significa nossos problemas, nossos fardos, e quando optamos por carregar nossos problemas sozinhos, sempre pifamos, quebramos no meio da caminhada, mas se houver alguém por perto, um fiel escudeiro, precisamos deixar nossa independência de lado e nos permitir carregar por algumas milhas e descansar sobre os ombros de quem ainda pode nos ajudar, de quem nos ama. Por outro lado, precisamos ser esse “escudeiro” que está sempre a postos, cultivando sempre o sentimento de amar ao próximo custe o que custar, ainda que isso te custe algumas léguas carregando peso extra na encosta de uma montanha fumegante, ainda que isso te custe lágrimas e renúncia a sua zona de conforto. Que Deus levante muitos Samwise Guimle dentro dos nossos condados e que eles invadam a terra média cumprindo suas missões e nos contagiando com seu amor e amizade. Arrisque ser um Sam Guimli e aproveite o melhor que a jornada pode te oferecer, a recompensa de ver uma vida salva e seus fardos subjugados, vá em frente, arrisque, ame, que Deus te abençoe!

N’Aquele que é nossa inspiração para amar
Márcio

5 comentários:

  1. sensacional!!!! Este texto é direcionado ao público cristão, porém nos trás verdades que são comuns entre todos crentes ou não, quero vê-lo escrever mais e mais, e se possível mantenha esta linha, fale para "crentes" e "não crentes", no Amor. Renato Machado

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu artigo. Infelizmente, hoje em dia, está cada vez mais difícil encontrar quem queira levar o fardo do outro. Um grande número quer mais acrescentar fardos ao outro.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional cara ... esta trilogia é realmente cheia de lições de vida. Cada vez que a assisto sou impulsionado mais ainda pra viver uma vida sob estes princípios citados no seu texto.
    Q venham mais textos e q Jesus ilumine as nossas mentes pra estes valores!

    Sob a cruz de Cristo ...

    ResponderExcluir
  4. Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now. Keep it up!
    And according to this article, I totally agree with your opinion, but only this time! :)

    ResponderExcluir
  5. You have to express more your opinion to attract more readers, because just a video or plain text without any personal approach is not that valuable. But it is just form my point of view

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.