segunda-feira, 18 de março de 2013

Bíblia Freestyle ou moleque fistaile?

Essa bíblia freestyle é uma brincadeira de mau gosto. Eu poderia parar por aqui que isso já resume minha opinião sobre o assunto. Porém, me sinto na obrigação, não por me preocupar com alguém que pode ser influenciado por essa interpretação, mas porque quando alguém ultrapassa o limite do bom senso alguém precisa falar alguma coisa.

Vejam bem, não estou aqui para falar do caráter do autor da tal bíblia, nem para atestar se ele é crente ou não (isso é papel de Deus e eu não sou Deus) até porque nem o conheço pessoalmente. Mas combater ideias é o real objetivo desse artigo. Qual o problema da bíblia Freestyle? Pelo que pude ver, o problema está no excesso de contextualização. Existem dois problemas quando se trata de contextualização: A ausência dela e o excesso.

Cá para nós, colocar palavrão na boca de Jesus é um pouco demais pra qualquer mente aberta que tenha a boa vontade de ler aquele texto. Não é questão de contestar as "palavras torpes" embora sejam, mas uma questão de que o texto bíblico não precisa disso. Quer causar, aparecer, tudo bem, é natural do ser humano querer atenção, mas desse jeito? Que preço hein.

Não sou nenhum puritano e nas horas de raiva eu também falo palavrão, só pra ficar claro, mas não é por isso que eu vou sair por aí externalizando meus momentos de raiva nos meus textos, quiçá no texto bíblico. Meu momento de raiva, é só um momento, não um estilo de vida. A boca só fala o que o coração tá cheio, e já que o negócio é parafrasear, a mão só escreve aquilo que permeia a mente. Palavrão não deve ser um hábito, mas um acidente. Não é por canastrice, santarronice, mas porque devemos ser exemplos até no falar.

Eu poderia ficar aqui escrevendo por mais algum tempo com relação a esse assunto, mas creio que dar mais cartaz a essa questão não vale o meu tempo nem o seu, portanto, pra compensar a leitura do texto, fique com o inigualável moleque do fistaile, que assim como a bíblia freestyle, ninguém sabe direito o que diz mas é engraçado.

E no mais, tudo na mais santa paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.