segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pai Nosso x Pão Nosso.

Assistindo uma palestra do grande teólogo Leonardo Boff, me chamou atenção quando ele tocou na dupla referência que o Pai Nosso faz a nosso cotidiano. Primeiro, quando falamos do "PAI NOSSO", celebramos o aspecto comunitário, a festa que deveríamos fazer toda ceia porque temos um pai que enviou seu filho por nós. E o PÃO NOSSO é aspecto social, onde devemos entender que esse "pão nosso" tem sido conquistado com esforço por muitos seres humanos.

Falamos do PAI NOSSO como uma oração paternalista e não como o reconhecimento da paternidade de Deus. A nossa forma de ver o "Pai nosso" é infantilizada e infantiliza os crentes. Torna-nos egoístas com relação ao anúncio do Evangelho como se Deus fosse só nosso, como se Deus fosse crente.

Já o PÃO NOSSO, não tem como fugir, o "pão nosso" é o pão de quem tem fome, o pão de quem trabalha sol a sol e ainda assim é carente de comida. Compartilhar o pão nosso é muito importante. todos deveriam ter acesso a esse "PÃO NOSSO", porque ele nos é dado graciosamente pelo "PAI NOSSO".

Deveríamos nos conscientizar que os homens e mulheres que não tem conhecimento de Deus ainda, a quem as boas novas ainda não alcançaram graças a nossa omissão, são pessoas que precisam enxergar Deus a partir desses dois aspectos. A comunhão do pão, matar a fome de quem precisa e o compartilhar do Pai, para mostrar a eles que Deus não é só Pai dos crentes, mas Pai de quem aceitar essa paternidade sem paternalismo.

E no mais, tudo na mais santa paz!  


Um comentário:

  1. Fala Marcio.

    Tenho que dizer que não sou fã do Leonardo Boff. O cara anda pregando um certo Panteísmo, abraçando árvore, etc... que me faz ter muito cuidado ao ouvir seus comentários, palestras, ou livros.
    Para mim ele anda forçando muito a barra na exegese para enquadrar o anúncio do evangelho na Teologia da Libertação, corrente teológica do qual ele é um dos expoentes mundiais. Mas essa corrente, principalmente na América Latina, é fortemente influenciada por um discurso marxista que não combina com religião.
    Esse comentário ao Pai-Nosso é mais um exemplo.
    O Nosso Senhor ao ensinar os discípúlos a rezar ensinou-lhes uma oração universal. Na verdade o Pai Nosso é divido em duas partes: Na primeira nos dirigimos ao Pai que está no céu reconhecendo sua divindade, santidade, sua realeza, e nossa submissão. A segunda parte são nossos pedidos, esses sim referentes ao nosso cotidiano, quando pedimos que não nos falte o pão (alimento), perdão pelos nossos pecados, iluminação e discernimento.
    Se for para ficar com um comentário eu prefiro o "Comentário ao Pai Nosso" feito por Tomás de Aquino. Se não conhece eu recomendo.

    Abração

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.