quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Orar pra que?

O mistério da oração é revelado na oração do Pai Nosso. Quando leio a oração que Jesus nos ensinou vejo o real sentido de orar. Entregar-se nas mãos de Deus é um desses motivos. Quando isso acontece não precisamos ficar esperando mudança no outro, porque certamente Deus nos transformará, e nossa mudança pode causar transformações ao nosso redor.

Outro sentido é entender que Deus não é manipulável, eu sou. Em Deus não há mudança, nem sobra de variação, já dizia o apóstolo Tiago. Logo a oração me faz entender que eu sou o vaso de barro e não Deus. Ele é o oleiro! Ele é quem molda o barro, não somos nós que moldamos Deus.

Temos a mania de orar impondo a nossa solução para Deus. Achamos que temos a melhor saída para os problemas da vida. Que temos mais conhecimento que Deus dos males que nos afetam. Isso é um engano. Ninguém é melhor que Deus para intervir nos nossos dramas. Quando aprendemos que orar é mais que pedir, mas é uma relação, tudo muda! Então podemos responder seguindo a oração de Jesus a pergunta título do texto da seguinte forma: "Orar para que Deus santifique o seu nome em nós"

E no mais, tudo na mais santa paz!


2 comentários:

  1. Concordo, Pastor. Nós oramos PARA Deus, mas não POR CAUSA DE Deus. A gente não precisa contar nada pra ele, Sua ação não depende da nossa oração. Deus não é "reativo" (nem radioativo :)) A gente ora por nossa causa mesmo... para que continuamente nos conscientizemos de que dependemos totalmente dEle, que o curso das nossas vidas é reflexo da Sua vontade e não da nossa. É um costume bem estranho mesmo esse nosso de "sugerir soluções" para Deus... Ele não precisa disso. Ele sabe exatamente o que tem que ser feito e SEMPRE RESPONDE as nossas orações. Só que às vezes a resposta é não. :)

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.