segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Grave: Sobe total de evangélicos sem vínculos com igrejas.


Add caption

O número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma igreja cresceu, informa reportagem de Antônio Gois e Hélio Schwartsman, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, eles passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas.
Os dados do IBGE também confirmam tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos e alta dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio "blend" de crenças --o que reforça a tese da desinstitucionalização.

Comentário do @pastormarcio
desinstitucionalizar não é saída pro problema da igreja. O problema da igreja é a falta de referêncial.


Fonte: Totalmente kibado do UOL



4 comentários:

  1. kkk e os católicos sem vinculo com a igreja?? já está implico no total dos 68% ?? acho "engraçado" destrinchar a igreja protestante...enquanto a grande maioria dos católicos não tem vinculo com a igreja nem com Deus...

    "-A porta é estreita... o cristianismo é a maior orientação espiritual do mundo... tem alguma coisa errada..."

    ResponderExcluir
  2. creio q o problema maior das pessoas desvinculadas ou até mesmo fora da Igreja (eu inclusive, com certa vergonha de admitir) está no proprio fato da sua grande maioria ter perdido o foco principal que é amar a Deus e pregar o Evangelho, hj vc vê mais brigas por cargos e por política (aqui onde eu moro tem muito disso) do que o Cristianismo em si... é lamentável...

    ResponderExcluir
  3. vejo que o problema na maioria das vezes nem é Jesus, mas o peso da instituição. A "instituição" precisa sere um movimento, não um monumento.

    ResponderExcluir
  4. Olá, DEUS SEJA COM TODOS! De vez em quando venho aqui no blog dar uma olhadinha. Quando puder retribuir uma visita, ficarei feliz. Pois bem, eu sou cristão não denominacional e com "orgulho"! Me relaciono com quem estiver aberto a celebrar a DEUS nos padrões bíblicos. E quanto as razões para os desligamentos das denominações, o motivo real é a bíblia e o ESP. SANTO.

    Ps. Não confunda sem denominação com sem igreja.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.