segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Evangelho que vivemos é o Evangelho que Jesus viveu?

Vivo me perguntando isso! Porque se o Evangelho que vivemos é o mesmo que Cristo viveu, tem algo errado comigo, porque o que vejo não condiz com o que leio nas Escrituras Sagradas.

Quando leio a Bíblia, vejo Jesus se relacionando frequentemente com ímpios (não crentes), andando com prostitutas (sem praticar prostituição), sentando e comendo com publicanos, evangelizando seu nenhum pudor e pregando a graça escandalosamente.

Certa feita, Ele transformou água em vinho, mas hoje o Evangelho diz que não se pode tocar em álcool. Noutra oportunidade, Ele se alegrou com pessoas que não professavam o mesmo credo dEle. Ele tocava em gente discriminada pela sociedade e os socorria nas suas necessidades sem esperar nada em troca, mas o Evangelho hoje diz que se nos misturarmos com gente que vive a margem da sociedade, nos tornaremos "farinha do mesmo saco".

O Evangelho que Jesus vivia, dava contra as portas do inferno e as portas do inferno não resistiram, mas o Evangelho que vivemos hoje suporta os ataques infernais é o inferno que dá contra as portas da igreja e nós "bravamente" resistimos.

No Evangelho que Jesus vivia a indivíduo pensava primeiro na comunidade, mas hoje pensamos como diz o adágio a filosofia de "farinha pouca, meu pirão primeiro". No Evangelho de Jesus o amor era a tônica, mas hoje amor é secundário o importante é mantér a igreja cheia e os gasofilácios transbordando. No Evangelho de Jesus, simplicidade era um estilo de vida, mas hoje acumular riquezas é mais do que necessário é imperativo.

Pois é, ainda dizem por aí que é tudo igualzinho a Igreja primitiva, foi só o tempo que passou, mas na realidade, estamos a léguas de distância do Evangelho de Jesus e vivemos abraçadinhos com o Evangelho dos evangélicos!

E no mais, tudo na mais santa paz!

6 comentários:

  1. Pastor... falou e disse!

    Esse evangelho dos evangélicos já desisti de professar a um bom tempo. Hoje vivo, ou pelo menos tento, viver o verdadeiro sem doutrinas. Alguns o reduzem sobre o título de Teologia da Libertação, mas não seria isso tudo o verdadeiro sentido e chamado de Cristo?

    e tudo mais aqui também está na santa Paz!

    P.S.: Te peço a permissão de colocar esse texto lá no SubirQuadrado.. de boa?

    ResponderExcluir
  2. Diego... pra mim será uma honra... pegue o que quiser meu mano!

    ResponderExcluir
  3. Poucos buscam o Evangelho, a Palavra de Deus, como ela é. Outros se acomodam ao que a Igreja diz. Poucas igrejas pregam o Evangelho como realmente é, sem mudar a doutrina de Jesus. Eu vivo este Evangelho em minha vida e busco sempre viver mais!

    ResponderExcluir
  4. "Vivo me perguntando isso! Porque se o Evangelho que vivemos é o mesmo que Cristo viveu, tem algo errado comigo, porque o que vejo não condiz com o que leio nas Escrituras Sagradas.

    Caro Pr. Marcos de Souza, não há nada de errado no amigo, e sei que sabe disso. O que vou dizer agora comenta a questão na parte inferior dessa linha.

    Quando leio a Bíblia, vejo Jesus se relacionando frequentemente com ímpios (não crentes), andando com prostitutas (sem praticar prostituição), sentando e comendo com publicanos, evangelizando seu nenhum pudor e pregando a graça escandalosamente."

    MEU COMENTÁRIO: a diferença entre Jesus e a pseudo igreja de hoje não está só na divindade, o que é obvio que há e sempre haverá esta distinção, mas no que diz respeito ao restante das coisas, a pseudo igreja, e não vou tentar achar a data que essa pseudo nasceu porque já fazem muitos anos, não há só uma inércia, mas o foco equivocado.

    Vou dar um exemplo, aqui perto de casa há uma denominação muito conhecida. Eu a conheço fazem uns 10 anos e nos últimos 2 anos a direção desta denominação reformar e ampliar o se templo, além de por um ar condicionado central. Legal a iniciativa, os membros e até os visitantes vão estar aconchegados. Mas para por aí. Esta mesma denominação tem uma de sus vinculadas com cataratas, sua cirurgia custa cerca de R$ 7.000,00, e o que a denominação pagará??? NADA.

    Além de sua dificuldade de visão ela é viúva. Pergunto isso é igreja? Paulo disse a Timóteo: “para que se possam sustentar as que deveras são viúvas” (1 Timóteo 5.16)

    Para piorar as coisas, João é explicito: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? (1 João 3.16)

    Depois somos radicais demais em dizer que temos templos, mas não temos amor. Uma irmã quase e cega e viúva não fará sua cirurgia de catarata, mas poderá assistir seus cultos confortavelmente no ar condicionado central com a igreja.

    Se eles fazem isso com um da fé, fazendo o contrário do que Paulo exorta em Gálatas 6.10, o que farão com os que não professam a fé?

    Não gosto nem de cogitar.

    Graça, paz e saúde.

    ResponderExcluir
  5. O que a Igreja tem vivido há séculos é um neofarisaismo, um retorno à abominação que levou João Batista a qualificar os fariseus de "raça de víboras".

    Vemos um ou outro Gamaliel, um ou outro Nicodemos, aqui e ali, mas em geral eles são a minoria esmagada diante da esmagadora maioria de "pastores de carreira", criadores de seitas e disseminadores de heresias, enriquecidos e estufados à custa da falta de conhecimento do povo. Suas congregações tem como finalidade precípua o seu fausto pessoal, a sua ostentação, o seu luxo, o mamonismo no lugar do cristianismo, a heresia no lugar da sã doutrina, o comer a carne e o vestir a lã das ovelhas que lhes foram dadas a cuidar.

    Mas eis que Ele vem - e ai daqueles quando esse dia chegar!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, me assusta o evangelho dos evangélicos..., e a cada dia estamos mais à margem deste, nós os que resistimos.
    Marginal por marginal, prefiro estar à margem destes evangélicos...
    Tava pensando: perseguição não é só matança de crentes, mas a exclusão daqueles que ainda permanecem fiéis, com seus pecados, mazelas e limitações, em humilde reconhecimento de si mesmos, e da sociedade ao redor: todos precisamos do mesmo Jesus!! E não é isso que tem acontecido também?
    Gente que usa blogs em defesa da fé, que tenta ser "subversivo", causar alguma revolução no pensamento das comunidades locais tem sido rechaçados, punidos, "excluídos da comunhão", etc...
    Que venha essa persguição então!!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.