segunda-feira, 3 de maio de 2010

DEBATE: Pastor pode decidir a hora e como o membro deve namorar?



Gostei tanto do formato de deixar os leitores formarem opinião e confio tanto em quem me lê, que resolvi repetir a dose e isso vai virar coluna no blog hein! Gente é com vocês agora...  
Pastor pode mandar em namoro? definir o que pode e não pode, quando começar? 
Express Yourself!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





25 comentários:

  1. Acredito que não! O que o pastor pode e deve fazer é orientar suas ovelhas, mas não determinar, muito menos decidir por elas.

    ResponderExcluir
  2. Em minha humilde opinião, o pastor deve orientar e aconselhar seus membros, com muito amor. Penso que o pastor não deve atuar como um "senhor feudal". Já vi igrejas em que o pastor atuava como "alcoviteiro", o que me soa extremamente desagradável.


    Em alguns casos, como namoro entre adolescentes muito jovens (um exemplo), o pastor deve conversar com os pais (dependendo do caso, ccada caso é um caso) e então orientar os pais e conversar com seus filhos. Se os pais não frequentam a igreja, penso que o pastor pode conversar com os adolescentes, com muito amor sempre. É possível conciliar autoridade (o pastor de certo modo é uma autoridade) com amor. Com muito amor e evitando escândalos, fofocas, coisas desagradáveis assim.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todos.. afinal o pastor em nada manda.. ele aconselha e mostra pela Palavra como deve agir o jovem casal.. o resto é entre eles e Deus

    ResponderExcluir
  4. Não. Na minha opinião o pastor não pode decidir nada na vida de membro nenhum. Ele pode no máximo, aconselhar a luz da bíblia em algum assunto em que o membro esteja com muitas dúvidas, mas a decisão é pessoal, sempre e livre.

    ResponderExcluir
  5. Márcio,

    Acabei de escrevr sobre isso. Leia em http://renatovargens.blogspot.com/2010/05/o-pastor-me-proibiu-de-namorar.html

    Abraços,


    Pr. Renato Vargens

    ResponderExcluir
  6. Primeiro lugar isso é deve dos pais e não de um líder religioso, seja ele de bom caráter ou não.

    Segundo lugar, o namoro, seja praticado na adolescência ou não, deve ser encarado como uma etapa natural da vida dos indivíduos envolvidos. Com um acompanhamento, caso sejam menores de 18 anos, DOS PAIS para que nada saia da normalidade. Se houver relacionamento entre um maior e outro menor de 18 anos, é responsabilidade dos pais aprovarem ou não.

    Se você estiver passando por algum tipo de constrangimento ou perseguição, te aconselho a NUNCA e jamais permitir que terceiros tomem decisões que só cabem a você, seus pais caso seja menor de 18 anos e o Espírito Santo de Deus tomarem.

    Pastores são líderes espirituais, que devem conduzir as ovelhas em aconselhamento. O que andam fazendo por aí é manipulação de massas. Isso é abominável.

    Já passei por um constrangimento desses de ter pastor me perseguindo por ter beijado minha noiva. Por conseqüência, tivemos que sair da igreja e ir para outra.
    Descobrimos que era tudo fruto de preconceito, pois o pai dela não queria que eu entrasse para a família e ambos fizeram uma manobra para me desacreditar diante da igreja.

    Se você está passando por isso. Procure conversar com seus pais em primeiro lugar, colocando sua vida a limpo, pois na santidade não há o que temer. Peça a seus pais para imporem limites aos terceiros. Se não houver mudança por parte da liderança, você e sua família devem repensar sua importância nessa igreja. Em caso de constrangimento de menores, o conselho tutelar a vara da infância e do adolescente devem ser acionados.

    ResponderExcluir
  7. Decidir não, mas aconselhar acho que é dever de um Pastor que cuida bem dos seus membros!

    ResponderExcluir
  8. acho q não deve nos aconselhar e orar por nós

    ResponderExcluir
  9. eu acho q deve sim aconselhar

    ResponderExcluir
  10. Não...
    O Pr deve orientar e aconselhar... agora, decidir é com quem vai namorar...

    ResponderExcluir
  11. eu acho que, como muitos aí em cima já disseram, ele deve orientar, mostrar o melhor caminho, mas não determinar. às vezes são criadas certas religiosidades, certas "prisões" desnecessárias, e o crente acaba se revoltando, isso não é legal :|

    ResponderExcluir
  12. De jeito nenhum!
    Não, em tempo algum!!
    Hahaha que interferência é essa? Decidir uma coisa assim tão pessoa é absurdo. Não é ele quem vai casar!!
    Nossa, fico bolada com essas coisas... ¬¬
    Isso p mim é doideira dupla, de quem inventa e de quem aceita!

    ResponderExcluir
  13. Do jeito que tá difícil arranjar uma namorada, se o Pastor ajudar, ele pode escolher quando, onde, que filme veremos no cinema e até se comoremos pipoca ou não =D

    ResponderExcluir
  14. Conheci um caso de um pastor que vivia querendo mandar na vida dos outros. Querendo dizer quem podia casar e quem não podia.

    Até se um membro resolvesse criar cachorro no quintal ele soltava piadinha no púlpito no culto de domingo. Um monte de ALMAS indo a passos largos pro INFERNO e o sacerdote preocupado com o cachorro no quintal dos outros.

    O Pior de tudo é que seus dois filhos, ambos músicos vitalícios do louvor, pegavam TODAS.

    não podia uma pecadora se arrepender que eles chegavam junto pra "discipular" a menina.

    O Pastor impediu mts casais de namorarem na igreja, mas qnd seu filho traçador resolveu namorar, ele abençoou.

    CARA DE PAU

    ResponderExcluir
  15. Nunca, jamais, sob nenhuma circunstância!

    Que absurdo!
    O máximo que um pastor pode fazer é aconselhar.

    ResponderExcluir
  16. O pastor pode exercer autoridade dentro da instituição em que lidera, caso a conduta dos indivíduos estejam em desacordo com as regras da instituição. Mas essa autoridade não diz respeito a decisões quanto a pessoalidade dos indivíduos.

    seja, ninguém pode dizer o que o indivíduo deve ou não fazer dentro de suas práticas íntimas. Somente em caso de menores de 18 anos os pais podem intervir.

    Agora, haja falta de liberdade submeter à um líder uma decisão que é individual. Isso é vergonhoso, tanto para o líder xereta quanto para o membro da igreja.

    Será que não há nada mais importante para a igreja nesse século?

    ResponderExcluir
  17. Conheci um caso de um pastor que vivia dizendo quem deveria casar com quem. Fazendo motim na igreja contra aqueles que não o obedeciam. Fez o que fez. Muitos jovens saíram da igreja revoltados. Alguns até saíram para o mundo.

    Hoje, após ter detonado quase toda a juventude e mtos casais. Ele casou o filho com uma recém convertida sem fazer nenhuma objeção só pq a família dela tinha MUITA GRANAAAAAA

    No fundo, muitos deles decidem as coisas pelo espírito do $$$

    ResponderExcluir
  18. Eu sou prova viva dessa situação...

    Gosto de um rapaz da igreja aos conhecimentos de nossos pais e do nosso querido pastor, o qual diz que só permitirá o namoro após ele completar 18 anos, caso quisermos namorar agora, mesmo com autorização de nossos pais, teremos que sair do ministério que exercemos e "sentarmos" (como se estivessemos em pecado). Enquanto isso ele coloca em cima do altar para dar shows, meninas que ficam com um rapaz em cada esquina.
    Como li no blog do Pr. Renato Vargens creio que o pastor faz isso simplesmente para se livrar de "complicações", mas sem a visão de Deus não reconhece o erro que tem cometido.

    Agora analizem a minha situação e digam se o pastor tem direito de cometer tamanho absurdo.

    ResponderExcluir
  19. Andreza. Entendo o que vc passa. Já passei por isso e o resultado foi O PIOR POSSÍVEL.

    Se você é menor de 18 anos, recomendo que tenha uma conversa séria com sua família, pois eles e mais ninguém podem interferir nesse relacionamento. Após conversarem e colocarem TUDO às claras diante de Deus e de seus pais, vocês devem decidir o destino desse relacionamento.

    Orem a Deus para saber se é a vontade dEle simplesmente e nunca se sintam precionados por líderes ou teologias. Não há acima dos céus ou na terra argumento que impeçam vocês de se relacionarem em SANTIDADE.

    CABE AOS SEUS PAIS imporem limites aos terceiros. Não sou contra o pastoreio. Mas sou contra irregularidades no exercício sacerdotal.

    Um amigo meu, pai de família, recebeu a visita do pastor ( o mesmo que tentou acabar com meu noivado) que veio falar sobre o relacionamento do filho mais velho. Argumentando que era contra. Esse meu amigo, bom homem e respeitado, disse:
    Pastor, saiba que nessa casa tem um cabeça e um pai. Acerca dos meus filhos, quem decide alguma coisa aqui sou eu. Ao senhor, cabe cuidar de seus filhos somente.

    O pastor deu meia volta e não retrucou devido ao fato desse meu amigo dar um dízimo pomposo todo mês.

    Se houver alguma situação constrangedoura, você e seu namorado devem, junto com suas famílias, denunciar o caso à vara da criança e do adolescente.

    PARABÉNS ao Pastor Márcio pela enquete
    "Que não falte ÓLEO sobre sua cabeça, nem colares preciosos sobre seu pescoço."

    ResponderExcluir
  20. anonimo. fui casado eu não era crente mas tive uma filha,separei e fiquei muito tempo separado então me converti optei em lutar por minha familha não fui aceito pela filha e ela so obedecia a filha e me deichava de lado e fasia tudo o que a filha queria e eu cheguei a um começo de uma depresão e não aguentei e fui embora eu poço casar denovo sera que Deus permite.

    ResponderExcluir
  21. olá...eu estou vivendo uma situação e gostaria da opinião de vocês...sou divorciada há quase 20 anos e estou me relacionando seriamente com um rapaz também divorciado...a questão é que ele frequenta a igreja presbiteriana,inclusive se batizou recentemente...eu sou espírita não praticante e muito convicta da minha religião...nós temos muito bem resolvida a questão religiosa,isso não interfere no nosso relacionamento,inclusive eu o acompanho em alguns eventos da igreja...minha dúvida é se,com o tempo o pastor da igreja dele tente forçar algo no sentido de eu me converter à religião dele...ele tem esse direito?obrigada...

    ResponderExcluir
  22. Marcia, minha amiga!
    Só o Espírito Santo tem o poder de convencer você a se converter! Fique tranquila. Meu conselho é que você acompanhe seu namorado nos eventos da igreja e o apoie! A mulher sábia edifica sua casa, a tola destrói.

    ResponderExcluir
  23. olá Márcio!
    Muito obrigada por ter dado atenção ao meu caso.Meu dilema agora é outro:
    Meu namorado foi chamado por um grupo,acredito que pastores de outras igrejas e o da dele também,e disseram prá ele que agora que ele foi batizado a familia dele(os pais são católicos)tem que frequentar a igreja e que ele não pode continuar namorando nem se unir maritalmente com uma pessoa"ímpia".obrigada

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.