sábado, 29 de maio de 2010

COMO TU CHAMAS?

TEXTO: GENESIS 32. 22-29

Jacó experimentou muitos sentimentos que nós também experimentamos: Mentira (Quando mentiu pra Isaque seu pai); Angústia (quando precisou rever Esaú seu irmão); Enganou seu pai; Foi enganado por seu sogro Labão; Viveu crises familiares com suas mulheres e família de origem; Se afundou na luta por riquezas...

Mas além dessas coisas, ele era alguém que queria buscar a Deus sinceramente, mas da forma errada: através de seu próprio esforço e trabalho.

O tempo passou, as coisas aconteceram e um dia Deus resolveu conduzir Jacó de volta pra casa (Gen 31.3).

Jacó precisava agora enfrentar seu passado, seu pecado. Durante 20 anos Deus permitiu que Jacó estivesse se escondendo dessas coisas mas agora era hora de responder a uma pergunta que Deus lhe faria.

O poder transformador de Deus só pode ser percebido e vivido na sua plenitude quando nos encontramos a sós com ele e permitimos que ele nos leve a mais dura e penosa viagem de nossas vidas: A viagem ao nosso íntimo.

Lá onde só nós sabemos o que acontece, onde não podemos nos esconder de nossas falhas, do nosso verdadeiro eu.

Quando Deus nos leva a essa viagem, é o mesmo que ter que dizer toda a verdade sobre nós e admitir nossa verdadeira cara pra Ele.

Jacó era milionário. Quanto mais ele tentou resolver seus problemas confiando naquilo que possuía, na sua capacidade de resolver questões, estratégias e discursos (Gen 32), mais ele se desesperava com a eminência do reencontro.

Então, no momento mais crítico da sua caminhada ele se rendeu e se entregou a solidão e começou a reconhecer sua natureza. Gen 32.23-24 nos afirma que ele fez passar tudo aquilo que tinha a sua frente e ficou só.

É neste estado que Deus lhe envia um anjo e depois de muita luta Jacó é derrubado (v.25) e depois desse nocaute, o anjo lhe faz a pergunta pela qual Deus esperou 20 anos para fazer: “Como é teu nome?”

Aí, Jacó sozinho, machucado, exausto disse a verdade acerca de si mesmo confessando finalmente sua natureza para Deus: “EU SOU JACÓ”, isto é "usurpador". Só depois disso, Deus muda seu nome de Jacó (usurpador) para Israel (Príncipe de Deus).

E você, COMO SE CHAMA? QUAL É TEU NOME?

2 comentários:

  1. Cara...
    Tu falo tudo...

    Enquanto nós não nos apresentarmos diante de Deus, realmente como somos, nada muda...

    Grande Abrss...
    Deus te Abençõe...

    ResponderExcluir
  2. Acabei de sentir o toque do Espírito falando comigo da porção desse dia !

    Amém!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.