quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tragédia imensurável na Viçoso Jardim (Niterói).

Estava em casa, com minha esposa e de repente ouvi um estrondo e muitos gritos. Gente clamando por socorro, gritos inexprimíveis, um coro pavoroso de horror e desespero.

O quadro não poderia ser pior... Eu, o Daniel (membro de minha igreja), o Júnior (não crente) e o pastor Renato Vargens assim que soubemos do acontecido rumamos para o local do desabamento. A cena era desesperadora, mais de 1000 pessoas reunidas, alguns grupos vagando em prantos, mais de 30 ambulâncias do SAMU, todos os bombeiros de Niterói e mais de 10 carros da polícia.

Chegamos ao local logo após o ocorrido, cerca de 35 casas foram engolidas pela encosta que desabou devido a uma explosão de gás, pois havia um lixão naquele lugar que foi aterrado e o acúmulo de anos e mais anos de gases culminou na explosão que trouxe todo morro abaixo. Todas as casas estavam cheias de gente. Um bombeiro disse que haviam cerca de 100 pessoas alí e que a maioria esmagadora teria poucas chances de sobreviver.

Após alguns minutos, gritos do alto do morro anunciavam um milagre, havia um sobrevivente! A alegria dos bombeiros foi contagiante, fui as lágrimas. Logo depois houve outro salvamento. Uma menina atrás de nós esperava notícias da mãe que estava soterrada. Havia uma atmosfera de solidariedade que somente o sofrimento pode provocar, bombeiros estavam há 3 dias sem dormir, e não pretendiam arredar o pé do local, a polícia estava numa área de extremo risco e parecia estar apenas preocupada com as vidas que estavam alí, debaixo da terra, mas o que mais me comoveu, foi ver gente que havia perdido toda a família ajudando nas buscas por sobreviventes.

Não pudemos colocar o pé na lama e agir como voluntários, os bombeiros não deixariam, iríamos atrapalhar mais do que ajudar, alí o lugar era pra profissionais. Resolvemos depois de algum tempo no local, sair e agir como poderíamos e levantamos então uma campanha para doações para o viçoso jardim e 340. Precisamos muito de tudo, porque os que estão lá, perderam tudo, simplesmente tudo.

Constrangido pela fartura...
Pr Márcio de Souza

3 comentários:

  1. A tregédia quando vem nem pede desculpa, pois estamos com problemas de chuvas, de encostas, agora ninguém esperaria problemas por explosão causada por acumulo de lixo, só DEUS para o consolo.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Marcio,
    eu e minha família conseguimos reunir roupas e calçados(nossas e de vizinhos) para doarmos. Soube que o Colégio Paulo Freire e o Moreira Franco (na Bonfim),onde estão os desabrigados, estão recebendo os donativos.
    Uma amiga,que esté recolhendo, ainda não pôde vir buscar...Você pode me ajudar a levar???
    Patricia (sua amiga da Travessa São Miguel -99264480 e 27217148)

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcio, como postei no outro post (Indiferença), estou tentando levantar donativos também. Me escreve no e-mail pessoal.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.