sexta-feira, 19 de março de 2010

Os evangélicos e a fragilidade das relações.

Você já percebeu o quanto somos sensíveis e como nos magoamos com facilidade? Qualquer problema que apareça já é motivo de polêmica. Ninguém pode errar. Temos que ser perfeitos. Como pastor, tentam me impor o pesado fardo da perfeição e a carga implacável da culpa. Não caio mais nessa!

Quem quiser cortar relações, que cortem, mas não vou negociar minha liberdade em Cristo nem tampouco meu direito de errar e de pedir perdão/perdoar. Não tenho a pretensão de ser a última coca-cola do deserto, nem de parecer infalível.

O papa que reivindique pra ele esse título, e que acumule também o rótulo de POP como diziam os engenheiros do Hawai. Não sou o papa, não sou POP, e tenho muitos defeitos, portanto quem quiser conviver comigo saiba de uma coisa, na porta do meu ser tem uma placa escrito em letras garrafais: EM CONSTRUÇÃO!

E para os que procuram perfeição, aqui vai um conselho: comunguem com os fariseus, esmaguem a graça e celebrem a dura tarefa que possuem de guardiões da moral e dos bons costumes. Mas saibam que o prêmio dessa vocação já foi dado, e é um prêmio que desprezo com todas as forças que é a Dádiva de viver apoiado na força do próprio braço e de confiar na imensa capacidade de ser um religioso bem preparado.

Viva a dependência total em Cristo! Viva os esquisitos que vivem no revés desse roteiro ridículo que o sistema disse que deveria ser seguido, viva a desroteirização da vida promovida pelo Espírito Santo!

E no mais, tudo na mais santa paz!

7 comentários:

  1. Realmente esta cobrança e busca farisaica por perfeição só faz destruir relacionamentos que deveriam ser instrumentos de redenção no mundo.
    Estou contigo: EM CONSTRUÇÃO, humano imperfeito, maltrapilho no caminho, um filho de Abba que muitas vezes vacila. Mas um exagerado dependente da graça.

    Graça e paz, sempre.
    @prmarcus (me persiga no Twitter)

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu o parabenizo por essas palavras! Realmente assim como o irmao, tambem posso dizer que estou em construçao! Ao ler o seu texto, eu começo a pensar que tambem estou em construçao....A paz!

    ResponderExcluir
  3. É legalismo pra um lado, farisaísmo pro outro, rs.
    Mas não há nada que se compare a liberdade em Cristo - liberdade na qual as pessoas nela inseridas a desconhecem.

    Gostei do protesto! :)

    ResponderExcluir
  4. Pr. Marcio,

    Valeu pelo comentário em meu blog.
    A propósito, gostei do novo template.
    Estou sempre por aqui.
    Somos companheiros nesta subversão pelo Reino de Amor, Justiça e Paz.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo elogio! Abraço forte Hermes! Estamos juntos

    ResponderExcluir
  6. No discurso de muitos, quando entregamos a vida para Jesus, e como se o Senhor estivesse com uma algema nas mãos, dizendo: "Seja livre usando minhas algemas!". Desroteirização do Espírito Santo é o principal.

    ResponderExcluir
  7. Ola querido!
    Como sempre e só pra variar TEXTOS INCRIIIVEIS e que tratam coisas cotidianas com simplicidade e respeito.
    Amigo Marcio, esse texto fala exatamente de como tenho me sentido ultimamente....sendo sub julgada o tempo todo e por pessoas que se "dizem meus amigos"...
    Costumo ser muito franca e sincera nas coisas que digo,nas minhas opiniões... mas acima de tudo sei respeitar o ponto de vista alheio e aceito bem quando nao concordam comigo, infelizmente amigos "cristãos" tem se armado contra minhas opiniões de forma que preciso pedir desculpas antes mesmo de tecer qualquer comentário sobre qualquer assunto...A ultima da vez foi um email sobre o "sitio do Brunão" - uma piada de muito mal gosto a respeito da morte da Eliza Samudio, uma amiga cristã me mandou tirando o maior barato e perguntando - é pra rir ou pra chorar" Eu respondi (claro): Não é pra rir nem pra chorar, é pra se indignar! Pessoas e familias estao sendo destruidas por causa desta historia e nós como cristãos deveriamos orar para essas familias! Depois disso eu quase fui fuzilada pelo email... Fanática foi a coisa menos pior que ouvi... Fiquei muito triste com tudo oque li, mas confesso que agora depois de ler esse texto estou me sentindo mais do que aliviada e mais do que consciente das minhas imperfeições.... realmente eu ainda estou "EM CONSTRUÇÃO" !
    Obrigada por ser pastor "super-homem", mas apenas homem!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.