quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Será que é macumba?

Por muitas vezes ouvi brotar dos lábios de cristãos com problemas a seguinte pergunta: “Será que é macumba?” É um relacionamento que termina, uma doença que bate a porta, um abatimento financeiro, uma fase ruim, basta qualquer uma dessas coisas acontecerem que a galera logo começa a se questionar. É macumba?


Quero esclarecer uma coisa aqui pra você amado leitor, esqueça os ensinos de Mastral, Rebecca Brown, Itioca, Tio Chico e adjacências porque macumba não pega em crente! Funciona, é claro que funciona. Não seria idiota pra negar aqui a influência das forças do mal, mas quando o assunto é trabalho de espiritismo pegar em crente, a resposta é radical e única, não!


Vejamos o que diz o apóstolo João em sua carta:


“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (1 Jo 5.18)


Isso quer dizer o seguinte, se você nasceu de novo, o maligno não pode te tocar e ponto final. A crença de que o diabo pode tocar no crente através da macumba é muito divulgada no Brasil por conta do sincretismo religioso e da afluência de muitos ex-adeptos do espiritismo para a igreja evangélica sem receber o devido discipulado.


Se você tem passado por problemas e é crente, entenda, a vida é assim mesmo, tem altos e baixos, fases boas e ruins. Amadureça com as lutas e creia, Deus te marcou e o diabo não pode te tocar!


E no mais... tudo na mais santa paz!

25 comentários:

  1. Chuta, chuta, chuta q é macumba...

    Mando bem Marcinho

    ResponderExcluir
  2. "Aquele que anda na justiça do SENHOR, jamais será abatido", disse JESUS: " no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo ".joão 16:33
    O inimigo de nossas almas só nos tocaq com a permissão do PAI, então estejamos em santidade ao SENHOR a todo momento.
    Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Pastor, não duvido que ao crente nascido de novo seja dispensada a proteção do Altíssimo(até por que essa verdade permeia toda a Bíblia). O problema começa ( e termina) quando aquele que é nascido de novo "vive pecando",abrindo brechas em sua vida para ação do mal. O fato deste de mal vir através de macumba, desgraça financeira,falso testemunho de alguém contra nós, significa tão somente para mim que a parte inicial do versículo que você citou ,precisa ser tão crida quanto a final..."Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus NÃO VIVE PECANDO... e o maligno não lhe toca."(versão de acordo com os melhores textos em grego e hebraico)
    A pergunta que não quer calar é: e quem não vive pecando?

    ResponderExcluir
  4. Não viver pecando é não ter prazer no pecado, logo quem não vive pecando é crente, quem vive pecando não é crente...

    ResponderExcluir
  5. Amado , cuidado com a semântica , porque lá na Carta de Tiago , está escrito que até satanás é crente !!! Macumba ( feitiçaria ) pega em qualquer um , seja pastor , apóstolo , pai-apóstolo , bispo , padre , diácono , missionário , etc... onde houver brecha para atuação demoniaca , a capetada tem total acesso !!! Cuidado também amado com a hermenêutica empregada , pois não podemos esquecer do sofrimento de Jó ( ah ! sim , vc vai me dizer que foi permissão de Deus !!! ) . Repito : onde houver brecha e espaço , o diabo deita e rola sim senhor !!! Agora se você estiver fazendo referência àqueles que são verdadeiramente consagrados a Deus , que tem uma vida de oração , meditação na Palavra , que frequentemente jejuam ( para crescimento espiritual ) , aí sim eu assino embaixo , porque destes satanás passa longe , por causa do brilho da Glória de Deus que nestes reluzem . Poderia aqui citar "n" passagens biblicas , mas fica somente a minha opinião !!


    no mais ...



    Maranata !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Jó não deu brecha... como vc explica isso? E o que pegou em Jó não foi macumba, foi o próprio cão, e é claro pela vontade soberana de Deus... não pela permissão como disse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu sim, porque duvidou. veja no v capítulo 3 versículo 25 - Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.

      Havia dúvida no coração de Jó!

      Excluir
  7. Errou de novo , caro irmão !! rs

    Obs: Apesar das minhas opiniões divergentes , quero que o senhor saiba que o respeito , não faço por mal , faço apenas para fomentar o bom diálogo .


    Réplica : Jó deu brecha sim , satanás só pode fazer o que fez ... uma porque Deus permitiu ( diferente de determinar ) , Deus jamais determina o mal na vida de alguém , mas pode permitir , e permitir não é o mesmo que determinar . Jó confessou com sua própria boca : aquilo que mais temia me sobreveio !! Logo Pr. , havia algo na vida de Jó que o fazia temer o mal , não quero dizer com isso que Jó era um pecador inveterado , mas sabemos que herdamos uma natureza pecaminosa , logo estamos todos miseravelmente condenados , salvos é claro pela Graça e Misericórdia de Deus . Reitero a minha opinião , macumba , feitiçaria , magia negra , voduismo e adjascentes , pegam sim na vida daqueles que dão brechas , ou legalidade para atuação do diabo em sua vida . Disse Jesus : Nem todos os que dizem : Senhor ! Senhor ! entrarão no Reino de Deus !!

    ResponderExcluir
  8. E o testemunho de Deus sobre ele: Viste meu servo Jó, justo, reto temente a Deus, se aparta do mal...
    Deus errou?

    ResponderExcluir
  9. Está Escrito : Seja Deus Verdadeiro e todo homem mentiroso .


    Deus jamais erra pastor .

    Lá em Isaías Deus diz que ainda que estejamos cobertos de justiça ela seria aos Olhos Dele , como trapos de imundícia ( ou como diz na lingua do povão : um modes cheio de sangue ).


    Lembra de Pedro pastor ???


    Jesus disse a Pedro que Deus falou na boca dele , logo uns versículos adiante , Jesus disse a Pedro : arreda de mim satanás !!


    Vivemos sim pastor nessa linha limítrofe , ma Carta de Tiago , fala muito sobre isso .


    Mas Jó não serve de arquétipo para o que o senhor postou , não é mesmo ???

    ResponderExcluir
  10. Jó é o contrário do que vc prega. ele é a antítese do poder do mal...é aglorificação do poder de Deus sobre o mal... e não o triunfo da macumba na vida do crente...

    ResponderExcluir
  11. Ratificando ... crente é todo aquele que crê em algo ... por exemplo : um ateu crê na inexistência de Deus .

    Em Tiago diz-se que satanás crê em Deus , por isso , também podemos considerá-lo " um crente " .


    Todo aquele que vive na essencia o cristianismo , creio sim , que este se encaixa na promessa de 1Jo .

    Macumba . magia-negra , voduismo e adajascentes , são unicamente mecanismos legais de autoridade dada ao diabo , assim , e a mesma , que lhe foi dada no jardim do Éden .


    Crente com vida dúbia , é um verdadeiro queijo suiço para toda e quaisquer ações do diabo em sua vida .

    ResponderExcluir
  12. vc ta falando de gente dúbia. Crente é crente... se preferir uso o termo "Cristão autêntico"

    ResponderExcluir
  13. Sim , um cristão autêntico , de fato o inimigo não tem acesso , no que podemos dizer " possessão " , mas ainda sim , pode sugestionar pensamentos , como foi com o Ap. Pedro .


    Eu sei que muitos blogueiros gostam de ter o seu ego acariciado com lisonjas e parabenizações pelos posts . Eu apenas quero fazer o contraponto , para desenvolvermos melhor o pensamento sobre o assunto em pauta , mas isso não significa que contrario os ensinos postados que são embasados na Palavra . O senhor tem postado dentro deste critério e parabenizo-o por isto .

    Não me enteda mal , apenas quero colaborar com o teu blog fazendo o contraponto , em outros simplesmente estou sendo achincalhado nos palavreados mais insondáveis possíveis ( kkkk ) .

    Espero de alguma forma estar contribuindo para o enriquecimento das tuas postagens .


    Um abraço e fica com Deus .

    ResponderExcluir
  14. Fica tranquilo Peregrino... continue sua missão!

    ResponderExcluir
  15. Gente...
    Quem peca, e luta pra sair de um pecado... saia da igreja.. pq vc não é crente..
    considere-se um pecador...
    pelo amor de Deus..
    todos pecamos.. abrimos brechas o tempo inteiro.. quem não vigia.. leva paulada...
    pra mim discussão inútil...
    Aquele que quiser ouvir ouça..
    Então.. pare de jejuar.. pq algumas castas de demônio ...não saem com jejum não... saem com determinação...
    Jejuar pra que???? Deus sabe de tudo... Ele permite tudo... pra me preocupar com mundo espiritual então???
    Viva uma vida rala...
    Pra se chegar no nível do rio que dá pé.. tem q ralar muito... e buscar muita intimidade... (Ez 47)
    Então crente.. vc q está na igreja.. e por acaso, tá com brechas...
    ORE SIM... pois isso pode te tocar... se vc não estiver vigiando..
    AGORA>>>>>> se vc tá com tuas brechas fechadas.... concordo.... Macumba não te toca,,,

    ResponderExcluir
  16. Não é pelo meu esforço que o diabo não me toca, é pela proteção de Deus que não é condicional pro crente... O jejum é uma disciplina espiritual, algo que auxilia e não uma receita de bolo pra expulsar demônio.

    ResponderExcluir
  17. JÁ O CANDOMBLÉ, PRATICA O SACRIFÍCIO DE ANIMAIS, NÃO SEGUE OS ENSINAMENTOS DO MESTRE JESUS E É BASICAMENTE O CULTO AOS ORIXÁS. NO CANDOMBLÉ SE PRATICA A MAGIA NEGRA E A MAGIA BRANCA.

    QUANTO À EXISTÊNCIA DO DIABO... ISSO É A MAIOR PIADA DE TODOS OS TEMPOS! O DIABO NUNCA EXISTIU. O DIABO É UMA CRIAÇÃO FEITA PELA IGREJA CATÓLICA MEDIEVAL PARA IMPOR MEDO À POPULAÇÃO JÁ DOMINADA PELOS GRANDES SENHORES FEUDAIS E ASSIM, MELHOR PODER CONTROLAR AS MENTES, OU SEJA, UMA FORMA DE SE MANTER HEGEMÔNICA POLITICAMENTE, CULTURALMENTE E ECONOMICAMENTE, JÁ QUE APOIAVA E CAMINHAVA LADO A LADO COM OS DONOS DO PODER, POIS O POVO PRECISA SER CONTROLADO DE ALGUMA FORMA PARA QUE OS PODEROSOS SE MANTENHAM NO PODER. DIABO NÃO EXISTE. O QUE EXISTE SÃO ESPÍRITOS DEDICADOS AO MAL, QUE SE COMPRAZEM NO MAL E, COM CERTEZA COM HIERARQUIAS E CHEFES MALIGNOS. MAS DIABO COMO A IGREJA PINTA... SÓ NA TINTA, HEHEHEHEH.

    ESPERO TER COLABORADO PARA O ESCLARECIMENTO E APRENDIZADO DOS IRMÃOS DE FÉ.
    E LEMBRANDO QUE NÃO DEVEMOS CRITICAR O OUTRO PELO SIMPLES FATO DE SER DIFERENTE, POIS SOMOS TODOS PARTE DE UMA MESMA HUMANIDADE E DEUS NÃO FAZ DISTINÇÃO ENTRE O MAU E O BOM, POIS AMA A TODOS DA MESMA FORMA E A TODOS DÁ AS MESMAS CONDIÇÕES PARA ALÇAREM VÔOS EM DIREÇÃO AO ALTO!

    NUNCA ESQUEÇAM QUE PARA FALARMOS DE ARTE, DEVEMOS CONHECER ARTE, PARA FALARMOS DE MATEMÁTICA, DEVEMOS CONHECER A MATEMÁTICA, PARA FALARMOS DE OUTRA RELIGIÃO, DEVEMOS CONHECER A OUTRA RELIGIÃO. UMA COISA QUE NUNCA DEVEMOS FAZER É REPETIR SEM ANALISAR E SEM CONHECIMENTO RACIONAL, ALGO QUE OUVIMOS DE FULANO OU CICRANO OU DA MÍDIA... POIS É ISSO O QUE QUEREM QUE FAÇAMOS, PARA QUE ACREDITEMOS EM COISAS QUE NOS INDUZEM AO ERRO E DESSA FORMA SEJAMOS DOMINADOS, SEJA FÍSICA, MENTAL OU ESPIRITUALMENTE, PARA QUE SIRVAMOS DE INSTRUMENTO AOS INTERESSES DE TERCEIROS. EM QUALQUER LUGAR EXISTEM OS FALSOS PROFETAS (NO TRABALHO, NO GOVERNO, NAS RELIGIÕES, NA VIDA PRIVADA, ETC)ABRAM OS OLHOS PARA A VERDADE!

    MOHAMAD MUSALF
    DOUTOR EM HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
    MESTRE EM HISTÓRIA MEDIEVAL E ECONÔMICA
    MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    MEMBRO DO CONSELHO ISLÂMICO PARA A JUVENTUDE PALESTINA

    ResponderExcluir
  18. ANTES DE DEBATER OU OPINAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO, DEVEMOS TER CONHECIMENTO DE CAUSA SOBRE O QUE VAMOS DEBATER, OU SEJA, DEVEMOS CONHECER O OUTRO LADO PROFUNDAMENTE PARA NÃO CAÍRMOS NO ERRO DA INTOLERÂNCIA, DO FALSO JULGAMENTO E DA CONDENAÇÃO DO PRÓXIMO, COISAS TÃO COMUNS ENTRE DISCÍPULOS DE RELIGIÕES QUE COMBATEM AQUILO QUE NÃO CONHECEM OU CONHECEM ERRONEAMENTE; DISSE JESUS: NÃO JULGUEIS... NÃO CONDENEIS... ATIRAI A PRIMEIRA PEDRA AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO...

    Evangélicos deveriam estudar e conhecer as outras religiões antes de atirar pedras e falarem besteiras sobre elas, sem conhecimento de causa, PRINCIPALMENTE UM PASTOR!

    O primeiro erro do pastor: achar que macumba, que nada mais é do que uma manifestação rítmica, uma dança, é o mesmo que ESPIRITISMO.

    2º ERRO: ESPIRITISMO, UMBANDA E CANDOMBLÉ SÃO COISAS MUITO DIFERENTES. UMBANDA E CANDOMBLÉ, ASSIM COMO DIVERSOS OUTROS CULTOS AFROS, NÃO SÃO E NUNCA FORAM O MESMO QUE ESPIRITISMO, APESAR DE CREREM EM COISAS COMUNS, TAIS COMO A REEENCARNAÇÃO E A COMUNICAÇÃO COM O PLANO ESPIRITUAL E A LEI DE CAUSA E EFEITO.

    PRA COMEÇAR, OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS COMEÇARAM A SURGIR COM A CHEGADA DOS NEGROS ESCRAVOS AO BRASIL;
    A DOUTRINA ESPÍRITA SURGIU EM 1856, NA FRANÇA, ATRAVÉS DOS ESTUDOS REALIZADO POR ALLAN KARDEC E DEZENAS DE SÁBIOS, CIENTISTAS, MÉDICOS, ETC, SOBRE A EXISTÊNCIA E COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS - QUEM CRIOU O VOCÁBULO ESPIRITISMO FOI KARDEC, PARA DESIGNAR A DOUTRINA TRAZIDA PELOS ESPÍRITOS E DIFERENCIA-LA DE ESPIRITUALISMO - TERMO APLICADO A TODA E QUALQUER RELIGIÃO, INCLUINDO A SUA QUE, CRÊ NA VIDA APÓS A MORTE, CRÊ NA VIDA ESPIRITUAL - ENTÃO TODAS AS RELIGIÕES QUE PREGAM A VIDA ESPIRITUAL SÃO ESPIRITUALISTAS: CATOLICISMO, PROTESTANTISMO, ESPIRITISMO, ISLAMISMO, BUDISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ,HINDUISMO, ETC.

    A PALAVRA ESPIRITISMO DESIGNA TÃO SOMENTE A DOUTRINA DEIXADA PELOS ESPÍRITOS EM 1856, ATRAVÉS DA OBRA DE KARDEC, ERRONEAMENTE DENOMINADA DE KARDECISMO.
    O ESPIRITISMO SERÁ A PARTIR DO SECULO XIX, UM DOS PILARES DA UMBANDA, ASSIM COMO O CATOLICISMO E O INDIGENISMO FORAM SINCRETIZADOS AO CULTO AFRICANISTA DOS ESCRAVOS NO INICIO DO SECULO XVI; QUEM ESTUDOU HISTÓRIA SABE DISSO...

    A UMBANDA COMEÇA A SE FORMAR A PARTIR DO SECULO XVI/XVII E EM 1908, É FUNDADA PELO CABOCLO DAS 7 ENCRUZILHADAS, ATRAVÉS DO MEDIUM ZELIO FERNANDINO DE MORAES, EM SÃO GONÇALO, QUE, ESTABELECE COMO FUNDAMENTOS DA NOVA RELIGIÃO (SURGIDA PARA ACABAR/SEPARAR OS TERREIROS QUE PRATICAVAM MAGIA NEGRA, OU SEJA, TRABALHAVAM PARA O MAL, DAQUELES QUE SOMENTE PRATICAVAM A MAGIA BRANCA, PARA O BEM)1. A PRÁTICA DA CARIDADE; 2. NÃO COBRAR PELOS TRABALHOS; 3. NÃO SACRIFICAR ANIMAIS; 4. NÃO UTILIZAR-SE DE ATABAQUES, GUIAS DE PESCOÇO E DESPACHOS; 5. O AMOR E O EVANGELHO DE JESUS COMO BASE DE TUDO.

    A VERDADEIRA UMBANDA, SINCRETISMO DE 4 CRENÇAS, TRABALHA PARA O BEM E A CARIDADE, TENDO COMO PILARES: INFLUÊNCIAS CATÓLICAS, ESPÍRITAS, AFRICANAS, INDÍGENAS E ORIENTAIS.

    ResponderExcluir
  19. JÁ O CANDOMBLÉ, PRATICA O SACRIFÍCIO DE ANIMAIS, NÃO SEGUE OS ENSINAMENTOS DO MESTRE JESUS E É BASICAMENTE O CULTO AOS ORIXÁS. NO CANDOMBLÉ SE PRATICA A MAGIA NEGRA E A MAGIA BRANCA.

    QUANTO À EXISTÊNCIA DO DIABO... ISSO É A MAIOR PIADA DE TODOS OS TEMPOS! O DIABO NUNCA EXISTIU. O DIABO É UMA CRIAÇÃO FEITA PELA IGREJA CATÓLICA MEDIEVAL PARA IMPOR MEDO À POPULAÇÃO JÁ DOMINADA PELOS GRANDES SENHORES FEUDAIS E ASSIM, MELHOR PODER CONTROLAR AS MENTES, OU SEJA, UMA FORMA DE SE MANTER HEGEMÔNICA POLITICAMENTE, CULTURALMENTE E ECONOMICAMENTE, JÁ QUE APOIAVA E CAMINHAVA LADO A LADO COM OS DONOS DO PODER, POIS O POVO PRECISA SER CONTROLADO DE ALGUMA FORMA PARA QUE OS PODEROSOS SE MANTENHAM NO PODER. DIABO NÃO EXISTE. O QUE EXISTE SÃO ESPÍRITOS DEDICADOS AO MAL, QUE SE COMPRAZEM NO MAL E, COM CERTEZA COM HIERARQUIAS E CHEFES MALIGNOS. MAS DIABO COMO A IGREJA PINTA... SÓ NA TINTA, HEHEHEHEH.

    ESPERO TER COLABORADO PARA O ESCLARECIMENTO E APRENDIZADO DOS IRMÃOS DE FÉ.
    E LEMBRANDO QUE NÃO DEVEMOS CRITICAR O OUTRO PELO SIMPLES FATO DE SER DIFERENTE, POIS SOMOS TODOS PARTE DE UMA MESMA HUMANIDADE E DEUS NÃO FAZ DISTINÇÃO ENTRE O MAU E O BOM, POIS AMA A TODOS DA MESMA FORMA E A TODOS DÁ AS MESMAS CONDIÇÕES PARA ALÇAREM VÔOS EM DIREÇÃO AO ALTO!

    NUNCA ESQUEÇAM QUE PARA FALARMOS DE ARTE, DEVEMOS CONHECER ARTE, PARA FALARMOS DE MATEMÁTICA, DEVEMOS CONHECER A MATEMÁTICA, PARA FALARMOS DE OUTRA RELIGIÃO, DEVEMOS CONHECER A OUTRA RELIGIÃO. UMA COISA QUE NUNCA DEVEMOS FAZER É REPETIR SEM ANALISAR E SEM CONHECIMENTO RACIONAL, ALGO QUE OUVIMOS DE FULANO OU CICRANO OU DA MÍDIA... POIS É ISSO O QUE QUEREM QUE FAÇAMOS, PARA QUE ACREDITEMOS EM COISAS QUE NOS INDUZEM AO ERRO E DESSA FORMA SEJAMOS DOMINADOS, SEJA FÍSICA, MENTAL OU ESPIRITUALMENTE, PARA QUE SIRVAMOS DE INSTRUMENTO AOS INTERESSES DE TERCEIROS. EM QUALQUER LUGAR EXISTEM OS FALSOS PROFETAS (NO TRABALHO, NO GOVERNO, NAS RELIGIÕES, NA VIDA PRIVADA, ETC)ABRAM OS OLHOS PARA A VERDADE!

    MOHAMAD MUSALF
    DOUTOR EM HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
    MESTRE EM HISTÓRIA MEDIEVAL E ECONÔMICA
    MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    MEMBRO DO CONSELHO ISLÂMICO PARA A JUVENTUDE PALESTINA

    ResponderExcluir
  20. ESPERO QUE NAO APAGUEM O QUE ESCREVI POIS É MUITO ELUCIDADOR, EMBORA VÁ DE ENCONTRO AO QUE É PREGADO POR VOCÊS. MAS ACREDITO QUE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DEVA PREVALECER POIS DO CONTRÁRIO , O QUE SE FAZ É LAVAGEM CEREBRAL

    ResponderExcluir
  21. Pr. Marcio falou e o peregrino completou. Ponto.

    O resto é literatura interessante e até mesmo importante pra ler, mas nada que acrecente no conteúdo da discussão.

    É ótimo conhecer a fundo e estudar outras religiões. Até mesmo para discutirmos com conhecimento de causa.
    No Seminário temos esta matéria e sempre achei edificadora.

    Aqui as matérias são escritas em cima de pequenos debates.
    Como o foco do assunto em pauta não era esse, postou-se de maneira superficial, apenas para entendimento do debate, não por ignorância.

    Mohamad, vlw a aula.

    Marcio e Peregrino, tô com vcs e como disse lá em cima: Um falou, o outro completou e ponto final.

    Bjnhs a todos.

    ResponderExcluir
  22. Essas discussões no blog são ridículas, especialmente quando entre leitor e dono da página, ainda que essas discussões tenham a intenção (que logo é esquecida) de esclarecer. Tem-se a imprressão de que o dono do blog não lida bem com críticas, não sabe fazer bom uso das mesmas e aperfeiçoar-se. Não estou dizendo que isso é uma verdade, apenas relatando que soa orgulhoso por parte do pastor. Afirmo: Respeito o Pr. Márcio de Souza e gosto daquilo que escreve, tanto gosto, que sou leitor do blog. Critico aqui, as discussões.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.