sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que me mantém na igreja?


Hoje, a maior incidência de crises em cristãos, não vem mais de fora da igreja. Não é mais sexo, nem poder, nem dinheiro o que mexe mais com a cabeça do crente, mas a instituição “igreja” e seus líderes. Sabendo disso, vou tentar compartilhar alguns pontos pelos quais eu insisto apesar de tudo em prosseguir como igreja.


Repito o que já disse num post anterior. A igreja é como a arca de Noé, é um lugar onde há sujeira, é incômodo muitas vezes, tem bicho de todo tipo misturado, mas é o melhor lugar que você pode estar nesses tempos de dilúvio espiritual.

Ser igreja e corpo de Cristo independente da estrutura – Não importa se o espaço é pequeno, importa o tamanho da graça derramada no lugar através de Jesus para o corpo d’Ele. Não me importa a instituição, me importa viver o evangelho vivo de Jesus, sem barganhas, sem dogmas, sem barreiras, evangelho vivo. Devemos fazer de nossas igrejas um espaço onde aqueles que já se desiludiram com “Igreja evangélica” mas que ainda se sente “corpo de Cristo” possa ter paz e receber a graça de Deus.

Porque tem gente na igreja que precisa de mim e de você – O meu senso de missão ainda é maior do que minha covardia. É preciso estar sempre aberto a todo tipo de manifestação das mais sensíveis as mais brutas e tentar ajudar quem passa por essas situações. Às vezes, você pode pensar: “Pra que ir lá”, mas só ver um irmão se importando com a igreja pra mim já é motivo de festa. Eu sou carente de comunhão!

O compromisso com a verdade – Minha motivação de estar na igreja hoje se deve ao fato de que eu achei um lugar onde eu posso pregar a verdade! Porque a verdade é que liberta e não o engano, que andam pregando. Se a graça é escândalo, então tem que ser pregada assim, escandalosamente!

O amor de Jesus Não importa sua estrutura ou sensibilidade, o coração de Jesus está cheio de amor por você. Amor que não se deve ao nosso bom comportamento, nem diminui por causa das nossas bobeirinhas. E esse amor é tão certo nos dias claros e alegres quanto nas solitárias noites escuras. E esse amor precisa estar em nós! O verdadeiro amor vence o medo, vence tudo.

Não importa quantas vezes você já esteve fora, Jesus sempre te considerou parte do corpo. Não importa quantas vezes você já pensou em sair da igreja, independente de onde você estiver, Jesus te garante a permanência dentro desse corpo, ele não vai excluir você.

Pense nisso:
"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." João 6.68

13 comentários:

  1. belo texto... eu tmb as vezes sou carente de comunhão !!! abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quem tem Cristo como pastor,não está tão preocupado com o espaço fisico e sim com o espiritual.

    O escandalo se deve ao fato das pessoas confundirem igreja de Deus com uma instituição humana.

    Quem conhece a Deus e dele é conhecido,apenas segue adiante,enquanto o mundo vai de mal a pior.

    Afinal o caminho é Jesus e não outra pessoa ou uma instituição qualquer que use o Seu nome.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto e me identifiquei com ele.

    Mas sei que é possível ser igreja fora da igreja (espaço fisico).

    Talvez seja mais confortável mesmo e mais fácil estarmos dentro de uma igreja e vivenciar uma liturgia mesmo que seja somente algo dominical.

    Eu porém redescobri o prazer de estar em uma igreja.

    Eu mesmo quando estava fora da estrutura eclesiastica não me tomava como desviado e não-participante da graça. Creio que é possível encontrar pessoas diversas que conseguem estar fora desta estrutura e se manter em Deus.

    Pelo menos p/ mim é mais viável estar com minha familia em uma igreja.

    Por que sei das necessidades do meu filho e esposa.

    Encontramos uma igreja que apóia a familia e que me atrai em várias coisas.

    Bom não espero que seja uma igreja perfeita.

    E nem precisa falar que a igreja não salva ninguém, mas ser igreja vale bem mais.

    ResponderExcluir
  4. achei muito bom o texto . hoje nao estou totalmente encluida nele porque a 2 anos noa pretenso a nenhuma instituicao envangelica,mas me sinto fazer parte da igreja de Cristo mais hoje que antes.esse meu afastamento da lideranca e toda atividades ministerial tem me feito me enchergar por dentro e enchergar que por fora e percebi que a Igreja esta e sempre esteve viva ,mas o mal entrou quando resolverao instituir uma denominacao.foi a tragedia do seculo,.e mesmo com a atitude de trazer uma divisao ao sistema.foi uma vergonha .Pois nos envangelicos devido a presoes paramos de buscar as verdades sobre nossas raizes, nao soubermos o que fazer na verdade com essa libertacao .na verdade so criamos algumas novas teorias baseada em nossas raizes, mas continuavamos com o mesmo modelo,e padrao.e basiado nisso, por seculos tem se formado lideres encima de uma teologia confuza, cheias de enterogacoes.e com isso trousemos para nosso meio envagelico outra religiao( doutrinas,rituais, regras) sendo assim nos torna igual a primeira versao .na biblia nos fala o seguinte(conhecereis a verdade e a verdade vos libertara)so que nao vivemos isso no nosso meu envangelico.Nossa primeira versao foi baseada em muitas mentiras, muitos morrerao por ir contra essas mentiras,e com isso essas mentiras ditas por seculos e seculos se tornarao verdades .E nos envangelicos trousemos a divisao como forma de protesto ,porem nao soubemos oque fazer com essa vitoria .Nao sei se por medo ou qualquer outro motivo, nos ficamoscom a opcao de (meia verdade)na minha opniao o avivamento da igreja de cristotao falado por quese 1 seculo, sera quando o veu da mentira se rasga.Quando ouver um grande perdao entre catolicos e judeus e envangelicos ,pois foi a mentira que nos dividirao e nos enfraquecerao, efastarao do verdadeiro proposito de DEUS.aos novos amigos peÇo desculpa pelos erros de portugues pois sou nova no mundo da internet. obrigada. sua nova amiga SONIA

    ResponderExcluir
  5. achei muito bom o texto . hoje nao estou totalmente encluida nele porque a 2 anos noa pretenso a nenhuma instituicao envangelica,mas me sinto fazer parte da igreja de Cristo mais hoje que antes.esse meu afastamento da lideranca e toda atividades ministerial tem me feito me enchergar por dentro e enchergar que por fora e percebi que a Igreja esta e sempre esteve viva ,mas o mal entrou quando resolverao instituir uma denominacao.foi a tragedia do seculo,.e mesmo com a atitude de trazer uma divisao ao sistema.foi uma vergonha .Pois nos envangelicos devido a presoes paramos de buscar as verdades sobre nossas raizes, nao soubermos o que fazer na verdade com essa libertacao .na verdade so criamos algumas novas teorias baseada em nossas raizes, mas continuavamos com o mesmo modelo,e padrao.e basiado nisso, por seculos tem se formado lideres encima de uma teologia confuza, cheias de enterogacoes.e com isso trousemos para nosso meio envagelico outra religiao( doutrinas,rituais, regras) sendo assim nos torna igual a primeira versao .na biblia nos fala o seguinte(conhecereis a verdade e a verdade vos libertara)so que nao vivemos isso no nosso meu envangelico.Nossa primeira versao foi baseada em muitas mentiras, muitos morrerao por ir contra essas mentiras,e com isso essas mentiras ditas por seculos e seculos se tornarao verdades .E nos envangelicos trousemos a divisao como forma de protesto ,porem nao soubemos oque fazer com essa vitoria .Nao sei se por medo ou qualquer outro motivo, nos ficamoscom a opcao de (meia verdade)na minha opniao o avivamento da igreja de cristotao falado por quese 1 seculo, sera quando o veu da mentira se rasga.Quando ouver um grande perdao entre catolicos e judeus e envangelicos ,pois foi a mentira que nos dividirao e nos enfraquecerao, efastarao do verdadeiro proposito de DEUS.aos novos amigos peÇo desculpa pelos erros de portugues pois sou nova no mundo da internet. obrigada. sua nova amiga SONIA

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Grande Márcio!
    Leio seus textos e admiro sua argumentação em vários deles!
    Confesso que achei que vc era apenas mais um daqueles que viram o problema da igreja mas não apresentavam soluções ao impasse. Temos vários desses por aí/por aqui. Não que estejam errados (em sua maioria, estão certíssimos), mas crítica sem proposta não ajuda muito. Também não curto muito que a crítica use termos 'não muito polidos' com o pretexto de impactar; acho que não precisamos ir a tanto.

    Mas em minha humilde opinião, você foi exemplar neste post!! Se a igreja está suja, vamos limpar; se está quebrada, vamos consertar; mas nada disso deve ser desculpa para abandonarmos esta "arca em tempos de dilúvio espiritual".
    E se posso adicionar algo (sem, na verdade, adicionar nada): "... Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá." Mateus 12:25
    Melhor é reparar as brechas mesmo, há muitos inocentes sinceros em nossas trincheiras.

    Deus nos guarde!! Parabéns!

    Marco.

    PS: Só corrigi uns parênteses.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto!
    Pensei que você fosse só mais um cético... rs

    Os homens insistem em destruir aquilo que Deus fez perfeito. Mas por causa dEle mesmo é que continuamos!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Eliúde, não posso desacreditar no que Deus investe... tenho meus momentos de ceticismo, mas definitivamente estou longe de ser um cético!

    ResponderExcluir
  10. Em nenhum momento tive dúvidas quanto a importância da igreja a não ser quando ela passou a ser (explicitamente) uma empresa lucrativa e lugar de grandes negócios. Ainda me comove textos que falam de uma transformação, revolução, faxinas e pelejas pela integridade de uma saudosa igreja. Respeitosamente eu não creio mais nisto. Mais do que o gigantesto poder econômico dessas igrejas e movimentos gospell, tudo isto faz parte de uma história que já nos foi contada exaustivamente (ou quantas vezes vc possa ler a Bíblia). Não me cabe ser o peregrino heróico em defesa épica de uma história em que sabemos o final. Modestamente estou aqui para falar do que sei (e sou testemunha) para os que querem ouvir. Sem cobrar nada. Se existe um lugar onde Dom Quixote não teria lugar é na história de Jesus ou na triste realidade de nossos dias. Minha sugestão é: faça o que puder, como puder. Deus certamente sabe de nossas limitações.

    ResponderExcluir
  11. Olá pastor gostei demais deste post porque hj mesmo conversava com uma irmã que disse preferir que Jesus volta-se neste instante pois está cansada da igreja..ora bolas! prefiro como o pr disse estar na casa do Pai do que fora dela..e o próprio Paulo nos fala nas suas cartas sobre sustentarmos os fracos na fé e termos a paz com todos..muitos me dizem que é perda de tempo mas acredito que Deus nos chamou a comunhão e jamais disse que seria fácil,porque aonde está o homem encontraremos dificuldades em relacionamentos.
    E mais sabemos que somente quando Jesus vier o conheceremos como Ele nos conhece e somente aí o que era imperfeito será perfeito..
    Discordo daqueles que acham que podemos ser igreja fora do ambiente físico..fomos chamados a comunhão com os irmãos na fé.
    Durante meus anos com Deus cheguei a considerar tal idéia mas o tempo me mostrou ser incoerente com minha fé na Palavra ..
    Deus abençoe vc irmão e continue nos fazendo refeltir através de seus post..

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.