sexta-feira, 10 de julho de 2009

Movimento Anti-Habacuque

Hora da palavra, O pastor, impecável, anuncia o preletor da noite após uma longa e emocionada apresentação. Era um dos líderes mais conceituados do Brasil nessa denominação. Nessa altura do campeonato eu já tava comemorando o título, e pensando: “Perfeito, tudo tranquilo, palavreado contextualizado e agora pra completar a noite o melhor pregador da denominação estava lá pronto para compartilhar a mensagem comigo e com a turma que tava por lá.
Começa a mensagem e um longo período de piadas dão a introdução. O preletor fala das suas experiências em Niterói e aproveita para zoar um jovem que cansado dormia durante a palavra (lembrei de Êutico). Comecei a estranhar... de três em três minutos ele chamava a atenção da platéia numa tentativa de mantê-la presa a mensagem. Daí por diante, frases como “vocês ainda estão aí?”; “Tem gente aqui ainda?” permearam a mensagem. No decorrer da mesma, detectei algumas “caneladas bíblicas” e uma forte ênfase materialista na pregação. Pensei, “... é o tipo de gente que assiste... só pode ser isso... ele ta tentando prender o povo através disso...”.
Minha esposa olhou pra mim e fez uma cara que se ela pudesse falar naquela hora nem sei quais seriam as palavras... (mau sinal). Por fim, milhares de citações condicionais levavam os jovens ao delírio e eu pensava: “Onde é que está a graça de Jesus”. Em um momento da mensagem o preletor chegou a dizer que se um tal “espírito” não se afastasse da pessoa, Jesus estava impedido de se aproximar dela. Afirmou que nós somos responsáveis por expulsar esse “espírito” de perto da gente, através da nossa atitude diante das circunstâncias.
Gente... Jesus não está impedido de nada, esse tal “espírito” não tem poder para impedir a nossa comunhão com Jesus. Nenhuma força pode afastar Jesus e sua “Tsunami” de amor de perto da gente. Precisamos deixar de ser jovens guiados por regras e condições e nos tornarmos jovens da Nova aliança que vivem a graça e sabem que são livres.
Somos da geração “se” “Se eu fizer isso, Deus fará aquilo...”; “Se Deus não fizer isso, eu não farei aquilo”. Precisamos nos tornar jovens da geração Habacuque! Gente que diz “...ainda que isso não aconteça, Deus está comigo”; “...ainda que eu não tenha feito isso daquela vez, Jesus não vai me abandonar por isso...”. Queridos, ainda que NADA aconteça, ainda que não vejamos nada acontecer, Deus permanece conosco, Ele não nos abandona!
Não existe barganha com ele, esse não é o idioma de Deus, Seu idioma é a graça, o amor e a liberdade!!!!!!!! Não deixe que nada, nem ninguém te condicione, qualquer condicionamento gera uma prisão e foi para a liberdade que Cristo nos libertou não para outros tipos de escravidão.

Deus nos abençoe!
Márcio de Souza

4 comentários:

  1. O pior é quando as caras capricham nos jargões. Aí ninguém aguenta!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Esses pastores são que nem professores de cursinho, transformam o púlpito em picadeiro e a mensagem de Deus como um circuito de comédia, só para prender a atenção.
    E essa condição de fazer e receber de Deus contraria todo Romanos 8, onde nada poderá nos separará do amor de Deus.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já foi o tempo em que nos encantavamos com Deus e nos deleitavamos com sua pessoa, independentemente dos benefícios recebidos. Hoje, infelizmente, os motivos são essencialmente materialistas. A música, a palavra, as orações, enfim, toda liturgia, tem girado em torno do próprio homem e não de Cristo.

    Parabens pelo texto. Nos faz pensar sobre a trágica realidade da igreja brasileira e aspiramos por algo diferente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa que dez esse post! Descobri seu blog através do Twitter e sempre estou acompanhando! Muito legal mesmo, Deus seja louvado e que possamos viver tudo isso que foi falado.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.