quinta-feira, 21 de maio de 2015

Misticismo combina com fé?





Conversando ontem com meu brother Israel Saraiva comecei a refletir em algo que ele disse que tem muito a dizer em dias de sequidão espiritual. Ele disse "Não há como retirar o elemento místico da fé". 


Bem, eu concordo plenamente com ele! Primeiro porque Deus não é um ser mítico, mas místico no sentido de que a inteligência humana tem dificuldade de explicá-lo. 

Segundo que a fé cristã no Brasil sofre sim influencia de outras religiões, inclusive as de cunho afro-brasileiros, o que torna esse lado "místico" uma peculiaridade da fé cristã tupiniquim compartilhada talvez apenas pelo cristianismo africano e caribenho. 

Terceiro, porque é impossível ser contemporanista ou cessacionista sem entender que Deus é atuante, portanto transcendente, portanto místico agindo através de pessoas ou diretamente sem intervenção humana. Bem, sendo assim, penso que qualquer tentativa de sobrepor o Jesus histórico ao Cristo da fé esbarrará dentre outras coisas no elemento místico. ‪#‎elementomístico‬ ‪#‎cristianismobrasileiro‬

E no mais, tudo na mais santa paz!

Um comentário:

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.